MASP

Laboratório de prática de escrita em arte

Horário
19h-21h
Duração do Módulo
ONLINE
2, 4, 9, 11, 23 e 25.2.2021
TERÇAS E QUINTAS
(6 aulas)
Investimento
Público geral
5x R$ 104,00
Amigo MASP
5x R$ 88,40
*valores parcelados no cartão de crédito
Professores
Fernanda Lopes 
O uso da palavra, e como consequência a escrita, é historicamente um dos elementos-base da prática da crítica de arte. Hoje, essa prática se tornou mais ampla e mais complexa e, como consequência, o papel e a diversidade de textos produzidos também acabaram ganhando nova dimensão. Em uma exposição existem, frequentemente, textos de parede (institucional, curatorial e auxiliares), folder, catálogo, e as legendas das obras. Há ainda todo conteúdo gerado para diferentes plataformas na internet (não só no caso de exposições, mas também fundações gestoras da produção de artistas e instituições públicas ou privadas), material de divulgação para imprensa e a produção de textos críticos a partir de uma programação cultural para veículos impressos e digitais. Cada um desses textos corresponde a diferentes propósitos e públicos.
Tendo essa variedade em vista, este curso pretende discutir cada um desses formatos, considerando o contexto em que cada um deles é veiculado e os públicos-alvo aos quais eles se destinam. Essas discussões vão se dar coletivamente e não só de maneira teórica, mas também estimulando a prática da escrita, tendo como principal caminho a produção e leitura comentada desses diferentes textos pelos próprios alunos.

IMPORTANTE
As aulas serão online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os alunos após a inscrição. 

Planos de aulas

Aula 1 - 2.2.2021
Crítica de arte e a palavra | introdução

Nesta aula, será apresentada uma introdução sobre a formação e a prática da crítica de arte ao longo da história da arte, considerando especialmente momentos nos quais essa prática passou por mudanças e questionamentos. Também será discutida a crítica de arte atualmente, sua relação com a produção escrita, além das funções e tipologias de textos utilizados hoje. A dinâmica de exercícios do curso para os encontros seguintes será discutida com os alunos.

Aulas 2 e 3 - 4.2.2021 e 9.2.2021
Exercício 1 – Texto curatorial para exposição: texto de parede

No segundo encontro, serão estudados os diferentes textos curatoriais em uma exposição, especificando suas funções e características principais: parede, folder e catálogo. A discussão terá como estudos de caso a leitura dos textos produzidos pelos alunos.

Aulas 4 e 5 - 11.2.2021 e 23.2.2021
Exercício 2 – Texto curatorial para exposição: texto de folder e catálogo

No segundo encontro, serão estudados os diferentes textos curatoriais em uma exposição, especificando suas funções e características principais: parede, folder e catálogo. A discussão terá como estudos de caso a leitura dos textos produzidos pelos alunos.

Aula 6 - 25.2.2021
Exercício 3 – Textos auxiliares e legendas para exposição

Neste encontro, será dado destaque para a utilização de textos auxiliares e formatação de legendas em uma exposição. A discussão terá como estudos de caso a leitura dos textos produzidos pelos alunos.

Coordenação

Fernanda Lopes é crítica de arte e pesquisadora. Doutora em história e crítica de arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage e da Universidade Cândido Mendes. Publicou os livros Francisco Bittencourt: Arte-Dinamite (2016), Área Experimental: Lugar, Espaço e Dimensão do Experimental na Arte Brasileira dos Anos 1970 (2012) e Éramos o time do Rei – A Experiência Rex (2006). Foi curadora assistente do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (2016-2020) e curadora associada em artes visuais do Centro Cultural São Paulo (2010-2012). Em 2017 recebeu, com Fernando Cocchiarale, prêmio da Associação Brasileira dos Críticos de Arte pela curadoria de exposição Em Polvorosa - Um panorama das coleções MAM-Rio (2016).

Conferencistas