Aula 1 - 2.2.2021
Crítica de arte e a palavra | introdução
Nesta aula, será apresentada uma introdução sobre a formação e a prática da crítica de arte ao longo da história da arte, considerando especialmente momentos nos quais essa prática passou por mudanças e questionamentos. Também será discutida a crítica de arte atualmente, sua relação com a produção escrita, além das funções e tipologias de textos utilizados hoje. A dinâmica de exercícios do curso para os encontros seguintes será discutida com os alunos.
Aulas 2 e 3 - 4.2.2021 e 9.2.2021
Exercício 1 – Texto curatorial para exposição: texto de parede
No segundo encontro, serão estudados os diferentes textos curatoriais em uma exposição, especificando suas funções e características principais: parede, folder e catálogo. A discussão terá como estudos de caso a leitura dos textos produzidos pelos alunos.
Aulas 4 e 5 - 11.2.2021 e 23.2.2021
Exercício 2 – Texto curatorial para exposição: texto de folder e catálogo
No segundo encontro, serão estudados os diferentes textos curatoriais em uma exposição, especificando suas funções e características principais: parede, folder e catálogo. A discussão terá como estudos de caso a leitura dos textos produzidos pelos alunos.
Aula 6 - 25.2.2021
Exercício 3 – Textos auxiliares e legendas para exposição
Neste encontro, será dado destaque para a utilização de textos auxiliares e formatação de legendas em uma exposição. A discussão terá como estudos de caso a leitura dos textos produzidos pelos alunos.
Fernanda Lopes é crítica de arte e pesquisadora. Doutora em história e crítica de arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage e da Universidade Cândido Mendes. Publicou os livros Francisco Bittencourt: Arte-Dinamite (2016), Área Experimental: Lugar, Espaço e Dimensão do Experimental na Arte Brasileira dos Anos 1970 (2012) e Éramos o time do Rei – A Experiência Rex (2006). Foi curadora assistente do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (2016-2020) e curadora associada em artes visuais do Centro Cultural São Paulo (2010-2012). Em 2017 recebeu, com Fernando Cocchiarale, prêmio da Associação Brasileira dos Críticos de Arte pela curadoria de exposição Em Polvorosa - Um panorama das coleções MAM-Rio (2016).