Nos últimos 50 anos, o interesse, a visibilidade e o debate a respeito da produção das mulheres nas artes tem crescido e ganhado corpo de forma contundente. São marcos importantes do compromisso do MASP com essa expansão as exposições Guerrilla Girls (2017) e História das mulheres, Histórias feministas (2019), bem como os esforços de diversificação do acervo através de múltiplas ações, como por exemplo a aquisição de obras de artistas mulheres. O curso visa apresentar de forma didática o complexo e variado panorama formado pela produção de artistas mulheres presentes no rico acervo do museu. Em conjunto com o encadeamento cronológico, apontaremos também as principais linhas de discussão relacionadas à produção, recepção e estudo de algumas artistas do acervo, indo de Leonor Lencastre, no século 18, à recente produção de artistas como Rosana Paulino, Sallisa Rosa, Carolina Caycedo, entre outras.
IMPORTANTE
As aulas serão ministradas online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os participantes após a inscrição. O curso é gravado e cada aula ficará disponível aos alunos durante cinco dias após a realização da mesma. Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.
Aula 1 – 19.10.2023
Mulheres artistas e a tradição
Nesta primeira aula, serão apresentadas artistas que conseguiram produzir em períodos em que o acesso a quase todas as práticas necessárias a uma carreira de artista eram vetadas às mulheres. Falaremos do caso paradigmático de Artemisia Gentileschi, procurando evidenciar o impacto do feminismo no campo de estudos sobre essas artistas a partir da década de 1970. Caminhando no tempo, abordaremos a vida e a obra de Vigée le Brun e Leonor Lencastre.
Aula 2 – 26.11.2023
Acadêmicas, viajantes e impressionistas
Trataremos de mulheres artistas que circularam, produziram e inovaram nos ambientes majoritariamente masculinos das academias, das expedições e das inovações do impressionismo. Falaremos de Angelica Kauffmann, Abigail de Andrade, Maria Graham, Mary Cassat e Berthe Morisot.
Aula 3 - 9.11.2023
Mulheres Artistas: experiências modernistas e limites da modernidade
A aula tem como objetivo explorar a importância da produção das artistas mulheres nas diversas experiências modernistas, através da obra de Marie Laurencin, Tarsila do Amaral e Anita Malfatti, e também mostrar aquelas cujos trabalhos levam ao limite e tensionam a proposta moderna, como Louise Bourgeois, Tomie Ohtake, Teresinha Soares e Lygia Clark.
Aula 4 - 16.11.2023
Arte contemporânea e feminismos: um panorama
A aula terá como objetivo apresentar brevemente a diversidade da produção das mulheres artistas a partir dos anos 1970 e sua relação com os diversos ativismos feministas que despontam a partir desse período. Serão mobilizadas obras de artistas como Cindy Sherman, Guerrila Girls, Eva Marie Lindahl, Carla Zaccagnini e Carolina Caycedo.
Aula 5 – 23.11.2023
Artistas Afro-Brasileiras e Indígenas
A partir da produção contemporânea das artistas afro-brasileiras e indígenas, a aula terá como objetivo atentar para as questões e ressignificações fundamentais que se levantam com a emergência desta produção. A aula mobilizará a produção de artistas como Sonia Gomes, Rosana Paulino, Madalena Santos Reinbolt, Carmézia Emiliano, Sallisa Rosa e Melissa Cody.
Aula 6 – 30.11.2023
Visita ao acervo em transformação
Juliana Ferrari Guide é mestra em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com estágio de pesquisa na Itália através de Programa Santander de Bolsas de Mobilidade Internacional. Suas pesquisas se centram em pintura italiana com foco em iconografia de mulheres notáveis e heroínas antigas, tendo grande interesse nas pintoras italianas do período do Renascimento e Barroco. Atualmente é professora de História da Arte na Escola do MASP, atuando em cursos de temáticas variadas como Renascimento e barroco italianos, mulheres artistas, arte moderna brasileira, introdução à História da Arte, entre outros.