Aula 1 – 12.5.2021
Teoria: queer/cuir – imaginando futuros para garantir o presente
Reflexão teórica com base nos estudos queer, e cuir, e na biopolítica e produção da normatividade. Será traçado um caminho que atravessa o corpo, a sexualidade e a performatividade de gênero como ponto de partida para insurreições críticas à ordem sexo-gênero estabelecida.
Aula 2 – 19.5.2021
História: gênero e sexualidade nas artes (atração e repulsa)
Genealogia contra-hegemônica de práticas artísticas sexo e gênero dissidentes e movimentos ativistas no Brasil –em que a arte emerge como espaço de liberdade frente aos dispositivos de controle dos corpos– intensificados a partir dos avanços das políticas identitárias.
Aula 3 – 26.5.2021
Crítica: ativismo curatorial e memória coletiva
O combate ao silenciamento, como estratégia política histórica, por meio de curadorias compartilhadas: lugares de escuta e agenciamentos de vozes como métodos de trabalho para a articulação discursiva de memórias coletivas via conexão de corpos em rede.
Aula 4 – 2.6.2021
Políticas de memória: escritas de si - em primeira pessoa?
Convergências curatoriais como ações estético-políticas que tencionam o sistema das artes cis-hetero-brancas com proposições de outros fazeres para as instituições de memória, história e patrimônio, lançando um olhar queerizado sobre os arquivos e suas estruturas.
Aula 5 – 9.6.2021
Escritas da história: proposições para um arquivo transviadx
Arquivo transviadx como dispositivo que não apenas preserva, mas também revela, mesmo que precariamente e por fragmentos, um sistema dialógico que toma forma enquanto repositório vivo de narrativas não lineares, vistos aqui como áreas confluentes de ação no design político.
Guilherme Altmayer é ativista, pesquisador e professor adjunto da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Doutor e mestre pelo departamento de arte e design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e membro da Red Conceptualismos del Sur. Pós-graduado em sócio-psicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Desenvolve a pesquisa tropicuir.org sobre sexo e gênero dissidentes no Brasil. Colaborou com a antologia da exposição Histórias da sexualidade no MASP e com a obra Forma da Liberdade na 32ª Bienal de São Paulo.