MASP
logo-MASP
  • Ingressos
  • Masp Escola
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN

Por dentro da exposição: autobiografia de Leonilson

Horário
19H – 21H
Duração do Módulo
PRESENCIAL
16 – 30.10.2024
QUARTAS
3 AULAS
Investimento
Público geral
5x R$ 400
AMIGO MASP
5x RS 340
*valores parcelados no cartão de crédito
Professores
Carlos Eduardo Riccioppo
Inscreva-se
Compartilhe
Solicitação de bolsas para professores * * Apenas rede pública

Este curso se dedica à análise da obra dos anos finais de Leonilson, oferecendo uma experiência única dentro da galeria da exposição Leonilson: Agora e as Oportunidades. A imersão permitirá a exploração de diálogos inéditos sobre a obra do artista. Contaremos com a participação especial de Ana Lenice Dias, irmã do artista e presidente do Projeto Leonilson, que oferecerá uma visão aprofundada sobre o processo criativo do artista.

A obra de Leonilson espelha a sua vida, naquilo que lhe implica uma dimensão privada. Ao longo de pouco mais de uma década, suas criações foram marcadas por notas autobiográficas, revelando detalhes de romances, gostos pessoais e estados de espírito. Essa proximidade entre a arte e a vida muitas vezes trouxe à tona a suspeita de sentimentalismo, mas também permitiu uma interação única com os códigos culturais de seu tempo. No entanto, mesmo quando sua arte parece expor o próprio artista, ela continua a evocar sentimentos profundos de solidão e isolamento, enfrentando um esvaziamento emocional ao tentar narrar suas experiências. Este curso examina como Leonilson utilizou sua arte para explorar a força expressiva de seu trabalho, resistindo aos clichês culturais e oferecendo uma perspectiva única sobre a condição humana.

O curso é destinado a todos que têm interesse na obra de Leonilson, desde aqueles que já a conhecem até os que desejam explorá-la. É voltado para estudantes, pesquisadores e qualquer pessoa interessada na interseção entre arte, cultura e biografia.

-------------------

IMPORTANTE
As primeiras inscrições receberão o catálogo da exposição Leonilson: Agora e as Oportunidades.
As aulas serão ministradas presencialmente, e aqueles que completarem 75% de presença receberão certificado.

Na compra de um curso, ganhe 50% de desconto na inscrição em outro curso de mesmo módulo*.
*Em caso de curso presencial, o desconto é válido para ambos os módulos.

-------------------

O MASP, por meio do apoio da VR, oferece bolsas de estudo para professores da rede pública em qualquer nível de ensino.

Planos de aulas

Aula 1 – 16.10.2024 
Leonilson diante da cultura pop e média da década de 1980
Conferência de Ana Lenice 

Nesta aula será explorado o processo de formação da obra de Leonilson diante da circulação dos signos culturais de uma nova cultura média que surge no Brasil na década de 1980. O diálogo contará com a participação da irmã do artista e presidente do Projeto Leonilson, Ana Lenice Dias.

Aula 2 – 23.10.2024 
Leonilson: uma questão de escala

Nesta aula, será observado a obra de Leonilson entre os anos finais da década de 1980 e o início da década de 1990. Os trabalhos de Leonilson se revelavam cada vez mais econômicos, mais ordenados, o que se pode observar no aparecimento de grandes superfícies vazias, na ostentação de grandes espaços deixados em branco e no uso cada vez mais contido de palavras, expressões e clichês do universo da cultura comercial.

Aula 3 – 30.10.2024 
Autobiografia e autorretrato

A aula ocorrerá na galeria expositiva e analisará a presença do artista em suas obras dos anos finais. Em vez de apenas relatar fatos autobiográficos, observaremos como o artista se faz presente, às vezes registrando apenas seu nome, idade, peso e altura no momento da criação de cada trabalho. Esse método reflete o cálculo do artista sobre o encerramento de sua própria obra.
 

Coordenação

Carlos Eduardo Riccioppo é Docente do Departamento de Artes Plásticas do IA-Unesp e do PPGArtes IA-Unesp, na Área de Artes Visuais, linha de pesquisa Abordagens Teóricas, Históricas e Culturais. Foi Professor de História, Teoria e Crítica de Arte junto ao Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP (2012-2017), onde cursou sua Graduação, Mestrado e Doutorado.

Conferencistas

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP