Aula 1 - 08/07/2026 | O Sistema da Arte e seus Agentes em São Paulo
Será apresentado o sistema da arte como uma complexa rede de agentes, com os artistas no centro, as instituições culturais (museus, centros culturais) na preservação e educação, e o circuito formal (galerias, colecionadores) na promoção e comercialização. O foco será compreender as características e funções de cada um destes agentes no ecossistema específico do circuito das artes.
Aula 2 - 15/07/2026 | Pontos de Intersecção e Interdependência
Esta aula irá detalhar os pontos de intersecção que geram um ambiente de crescimento mútuo entre artistas, instituições e o mercado. Serão abordados: realização de exposições, desenvolvimento da carreira de artistas, pesquisas, publicações, apoios financeiros, comodato de obras e fortalecimento do colecionismo. O objetivo é demonstrar como essas interdependências geram resultados positivos para todo o sistema, desde a geração de empregos até a internacionalização dos artistas.
Aula 3 - 22/07/2026 | Mecanismos de Sustentabilidade e Financiamento
Esta aula abordará os mecanismos de sustentabilidade do sistema, desde as leis de incentivo à cultura até o protagonismo da iniciativa privada na gestão de instituições. Serão detalhados modelos de apoio do circuito de arte, incluindo a atuação de galerias. A análise focará como as parcerias estratégicas entre museus e o circuito de arte suprem lacunas operacionais e financeiras, gerando um sistema de retroalimentação que garante a manutenção de todo o ecossistema das artes.
Aula 4 - 29/07/2026 | Bienais como Espelho do Ecossistema Artístico
Esta aula analisará as bienais como estudo de caso que sintetizam as dinâmicas abordadas anteriormente. O foco será examinar como este tipo de evento manifesta na prática as complexas relações entre artistas, instituições, curadores, galerias e colecionadores. A discussão final avaliará como os diferentes agentes do sistema interagem neste contexto particular, refletindo sobre os desafios contemporâneos nas relações entre produção artística, curadoria e sustentabilidade financeira no panorama atual das artes visuais.
Paula Amaral é profissional com extenso currículo em desenvolvimento, planejamento, produção e administração de projetos nas áreas de Artes Visuais e Museologia. Atualmente atua como Gestora e Produtora Cultural Independente. Até setembro de 2025, foi Diretora de Operações da Nara Roesler Galeria de Arte. Licenciada em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado, com MBA em Gestão de Museus e Inovação, pela Associação Brasileira de Gestão Cultural e Expomus; iniciou suas atividades, em 1987, no setor de arte educação do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, especializou-se em organização e produção executiva e de projetos na área de cultura, onde atuou por mais de 20 anos representada pela empresa PA Gestão e Projetos Culturais de sua propriedade. Como diretora de Operações da Nara Roesler Galeria de Arte, coordena as equipes de acervo, montagem de exposições e feiras, logística e produção de obras. Atuou como Coordenadora Executiva da Curadoria do Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM, entre 2010/2021; integrante de várias comissões de análise de projetos culturais entre 2015 até os dias atuais.