Aula 1 - 19.01.2026 | Imaginários da Loucura: Arte e Psiquiatria na Construção do Brasil Moderno
A aula propõe uma contextualização histórica da psiquiatria brasileira e sua institucionalização. A partir de uma perspectiva crítica e interdisciplinar entre História, Arte e Saúde, serão introduzidas experiências paradigmáticas entre arte e instituições psiquiátricas, destacando casos como a Colônia Juliano Moreira, o Hospital Psiquiátrico do Juquery e o Centro Psiquiátrico Pedro II.
Aula 2 - 26.01.2026 | Arthur Bispo do Rosário: Uma obra que levou 1986 anos para ser escrita
A aula propõe um percurso sobre a vida e obra de Arthur Bispo do Rosário, com ênfase na produção realizada no âmbito da institucionalização psiquiátrica, na Colônia Juliano Moreira (Rio de Janeiro). Analisa-se a articulação entre práticas artísticas, concepções de loucura e exclusão social, contemplando a dimensão espiritual que orientou seu gesto criador, bem como os procedimentos, materialidades e sistemas de catalogação, ordenação e invenção que configuram sua poética.
Aula 3 - 02.02.2026 | Efeito Bispo: Impactos no campo da arte e da saúde mental
A aula discute os desdobramentos estéticos, políticos e institucionais decorrentes da circulação pública da obra de Arthur Bispo do Rosário. Analisa-se como sua produção gerou repercussões que se projetam tanto no presente quanto na releitura do passado, e, no campo da saúde mental, inspirou revisões nas práticas de cuidado.
Aula 4 - 09.02.2026 | Estudos de caso contemporâneos na relação arte e clínica
A aula propõe o estudo de casos contemporâneos situados na intersecção entre arte e saúde, com foco em experiências como o Ateliê Gaia, programa desenvolvido pelo Museu Bispo do Rosário, a Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro e a publicação O que não pode ser esquecido quando o Juquery fecha as portas, entre outras iniciativas. Serão analisadas contribuições para práticas de cuidado, produção simbólica e políticas culturais no campo da saúde mental.
Diana Kolker Carneiro da Cunha (Rio de Janeiro, 1983) é educadora, curadora e consultora. Interessada nas convergências entre as práticas artísticas, educativas, curatoriais e clínicas. Graduada em história, (PUCRS, 2010), especialista em pedagogia da arte (UFRGS, 2012) e mestra em estudos contemporâneos das artes (UFF, 2018), cursa Formação Livre em Esquizoanállise (FLEA). Atuou em projetos educativos, formação de educadores e artistas em colaboração com diversas instituições do país, como Bienal do Mercosul, MARGS, Instituto MESA, Casa Daros, MAC Niterói, Fundação Iberê Camargo, Séculos Indígenas no Brasil, entre outras. Desde 2017, é responsável pelo projeto político pedagógico e artístico do Museu Bispo do Rosário. Compôs a curadoria de exposições coletivas com destaque para “Eu vim! Aparição, Impregnação e Impacto” (Itaú Cultural Bispo do Rosário, 2022), “Pequenas Cosmogonias: Como Brotar Mundos?” (mBrac, 2023), Stella do Patrocínio: Me mostrar que não sou sozinha. Que tem outras iguais, semelhantes a mim e diferentes (mBrac, 2022).