MASP

Uma breve história da arte moderna: artistas mulheres - 2ª edição

2ª edição
Horário
19H-21H
Duração do Módulo
5 X R$ 64,00

AMIGO MASP

5 X R$ 57,60
Investimento
Coordenação

FELIPE MARTINEZ

O curso pretende contar uma breve história da arte moderna internacional, tendo como foco narrativo a presença de mulheres artistas. Será dado destaque à produção das artistas no desenvolvimento dos movimentos impressionista, pós-impressionista, e algumas das vanguardas do início do século 20, como o cubismo e o construtivismo russo. Entre as artistas estudadas ao longo dos quatro encontros estarão Berthe Morisot, Mary Cassatt, Suzanne Valadon, Marie Laurencin, Julie Manet, Cecília Beaux, Käthe Kollwitz e Eva Gonzalèz. A última aula contará com uma visita à exposição permanente do acervo do MASP.

Planos de aulas

05/02/2018
Impressionismo
O impressionismo como abertura para a arte fenomenológica. Será abordada a constituição do movimento impressionista a partir da primeira exposição do grupo, realizada em 1874 no ateliê do fotógrafo Nadar. O desenrolar do movimento será articulado com as carreiras e as obras das artistas Berthe Morisot, Mary Cassatt e Marie Bracquemond, e sua relação com outros artistas do período, como Edouard Manet e Pierre-Auguste Renoir.
 
06/02/2018
Pós-Impressionismo e seus desdobramentos
Na sequência do impressionismo, o curso abordará o movimento pós-impressionista e seus desdobramentos dando destaque a produção de Suzanne Valadon e Marie Laurencin (com obras no acervo do MASP). Além das obras, analisaremos sua participação na \"Société des Femmes Artistes Modernes\", bem como sua relação com a poética e a carreira de outros artistas, como Edgar Degas e Toulouse-Lautrec. Também será visto como o impressionismo se desenvolveu nos EUA por meio de importantes coleções e instituições, como a Pennsylvania Academy of Fine Arts. Serão analisadas obras de artistas americanas como Cecília Beaux e Lilia Cabot Perry.
 
07/02/2018
Vanguardas do começo do século XX
Na terceira aula, partindo da experiência de Laurencin no movimento cubista, veremos de que modo as vanguardas do início do século podem ser entendidas a partir da produção de artistas como Sonia Delaunay, Hilma af Klint, Käthe Kollwitz e Liubov Popova, bem como sua relação com os movimentos artísticos a que se vincularam.
 
08/02/2018
Visita ao acervo do MASP
 
Na última aula, está prevista uma visita à exposição Acervo em Transformação para analisar os períodos vistos ao longo das aulas.

Coordenação

Felipe Martinez é doutorando em história da arte, pela UNICAMP, e atua como professor nos principais museus de São Paulo, como o MASP e o MAM. Defendeu dissertação de mestrado sobre os quadros de Vincent van Gogh presentes no acervo do MASP, onde também atuou como pesquisador. Participou de publicações acadêmicas sobre o período impressionista e pós-impressionista, foi pesquisador visitante do Museu Van Gogh, em Amsterdã e colabora com a revista seLecT.

Conferencistas