MASP
logo-MASP
  • Ingressos
  • Encontro com Professores
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN

A escola é um lugar seguro?

Ciclo Histórias da diversidade LGBTQIA+

16.3.2024
SÁBADO
10H30 – 17H30
PRESENCIAL

Em 2024, os encontros do MASP Professores são vinculados ao ciclo Histórias da diversidade LGBTQIA+ e o seu objetivo é proporcionar o diálogo de profissionais da educação com artistas, curadores, intelectuais, professores e ativistas LGBTQIA+. O primeiro encontro do programa, que será presencial em 16.3.2024, procura respostas para a pergunta: a escola é um lugar seguro para pessoas LGBTQIA+? Sejam elas estudantes ou professoras, a escola é um ambiente de acolhimento, onde é possível a cada pessoa viver as suas identidades e expressões? Para refletirmos sobre essas questões, que dizem respeito, frequentemente, aos primeiros contatos com a homofobia e com a transfobia, Paula Beatriz de Souza Cruz, Lari Ibúmi Moreira e Bruno Novaes vão compartilhar com o público as suas trajetórias profissionais e pessoais. Além da mesa-redonda, também teremos neste e nos outros dois encontros presenciais de 2024 um momento destinado a um laboratório de mediação, cujo objetivo é instrumentalizar o público participante do programa em suas visitas em grupo ao MASP e em suas ações didáticas e de mediação na sala de aula ou em outros contextos educacionais.

Os demais encontros de 2024 serão:

Sociabilidade e pertencimento (18.5, online)
Entre medos, amores e afetos (22.6, presencial)
Família, famílias (17.8, online)
Corpo, alma e espiritualidades (19.10, online)
Propostas LGBTQIA+ para o futuro (23.11, presencial)

CRONOGRAMA

9H30 — 10H30
Recepção e café da manhã

Primeiro subsolo

10H30 — 13H30
Mesa-redonda

MASP Auditório

13H30 — 15H
Intervalo

 
15H — 17H30
Laboratório de mediação

MASP Auditório


PESSOAS CONVIDADAS
Paula Beatriz de Souza Cruz, Lari Ibúmi Moreira e Bruno Novaes

Público: profissionais da área da educação, seja ela escolar, universitária, museal ou no terceiro setor e pessoas interessadas em geral.

Atividade gratuita, presencial, com tradução simultânea para Libras.

O evento será gravado na íntegra e disponibilizado no canal do MASP no YouTube.

Vagas limitadas

Haverá certificado de participação


Quaisquer dúvidas e solicitações podem ser encaminhadas para professores@masp.org.br


------------------

PROGRAMA 

9H30 — 10H30

Recepção e café da manhã

Primeiro subsolo

 

10H30 — 13H30

Mesa-redonda

MASP Auditório

 

PAULA BEATRIZ DE SOUZA CRUZ
A casa, a rua, a escola, o comércio, a quadra: espaços de letramento de gênero?


Nessa apresentação, Paula Cruz propõe uma reflexão sobre o papel da escola como um espaço de promoção, defesa e garantia dos direitos fundamentais, bem como para o processo de desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens. Como diretora de escola, também deseja contribuir para a divulgação da legislação vigente para o enfrentamento à homofobia e à transfobia. Nessa mesma direção, também busca ampliar os conhecimentos para trabalhar a diversidade em suas variadas formas, de modo a garantir o respeito às diferenças, a construção de valores e propiciar mudanças nas práticas pedagógicas das escolas.
 

LARI IBÚMI MOREIRA
Escola em trans-formação: avanços e tensões para pessoas LGBTQIA+ no ambiente escolar


Lari Moreira vai compartilhar sua experiência e observação enquanto professor e frequentemente convidado a falar sobre questões de gênero nas escolas do interior de Minas Gerais, bem como trazer à luz um episódio de LGBTfobia institucionalizada no processo de contratação de psicólogos para assessorarem alunos nas escolas municipais da cidade de Resende Costa, Minas Gerais. 

 

BRUNO NOVAES
brincar de escola, brincar na escola

A partir de um percurso autoficcional, que mistura camadas públicas e privadas, Bruno vem criticando normatizações subjetivas impostas ao corpo discente ao mesmo tempo em que aponta para as violências sofridas também pelo corpo docente, questionando a estrutura dos sistemas de ensino. Nesta apresentação será mostrado um corpo de trabalho, entre desenhos, instalações e práticas relacionais, que imagina contranarrativas para os materiais, os documentos e os comportamentos escolares, fabulando criticamente outros protagonismos e modos de existências.

 

13H30 — 15H

Intervalo

 

15H — 17H30

Laboratório de mediação

MASP Auditório

Com o objetivo de instrumentalizar o público do programa em suas visitas em grupo ao MASP e em suas ações didáticas e de mediação na sala de aula ou em outros contextos educacionais, o laboratório de mediação será uma atividade prática e contínua, realizada ao longo de todo o ano no contexto do MASP Professores. A atividade será realizada em grupos que serão formados no primeiro encontro presencial (16.3) com até 25 pessoas cada um. Cada grupo se organizará em subgrupos para trabalhar em propostas distintas e complementares entre si, como a elaboração de roteiros de visitação ao Acervo em transformação; a definição de estratégias de mediação de obras do acervo do MASP, no museu ou virtualmente; construção de atividades práticas, como oficinas em diferentes linguagens, entre outras.


Inscreva-se

Participantes

BRUNO NOVAES

Trabalha entre artes visuais, poesia e educação. Tem licenciatura em Arte pela Faculdade Belas Artes de São Paulo, especialização em Artes Visuais pela UNESP e é discente no Mestrado em Poéticas Visuais pela ECA-USP. Apresentou exposições individuais em programas públicos como os do Paço das Artes (2019) e do Centro Cultural São Paulo (2020). Participou de programas de residências como os do Instituto Sacatar, em Itaparica (BA) e o da fábrica de lápis Viarco, em Portugal. Suas obras compõem acervos públicos como os do Museu da Diversidade Sexual de São Paulo e do MAR, Museu de Arte do Rio de Janeiro.

LARI IBÚMI MOREIRA

Doutorando em História Social na USP, escritor e professor. É mestre em História pela Universidade Federal de São João del Rei na área de Cultura e Identidade. Autor do livro Vozes Transcendentes: os novos gêneros na música brasileira (hoo editora, 2018).

PAULA BEATRIZ DE SOUZA CRUZ

Mulher transexual, negra, formada no Magistério, graduada em Pedagogia pela Faculdade de Bebedouro, pós-graduada em Gestão Educacional pela Unicamp, pós-graduada em Docência no Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá e pós-graduanda em Acessibilidade, Inclusão e Diversidade pela UNISE. Atua no magistério público há 35 anos. É Diretora de Escola na EE Santa Rosa de Lima, no Capão Redondo, há vinte anos, e é professora aposentada da Prefeitura do Município de São Paulo. É ativista e militante dos movimentos sociais, políticos, educacionais e culturais LGBTQIAPN+.

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP