Em 2024, os encontros do MASP Professores são vinculados ao ciclo Histórias da diversidade LGBTQIA+ e o seu objetivo é proporcionar o diálogo de profissionais da educação com artistas, curadores, intelectuais, professores e ativistas LGBTQIA+. O primeiro encontro do programa, que será presencial em 16.3.2024, procura respostas para a pergunta: a escola é um lugar seguro para pessoas LGBTQIA+? Sejam elas estudantes ou professoras, a escola é um ambiente de acolhimento, onde é possível a cada pessoa viver as suas identidades e expressões? Para refletirmos sobre essas questões, que dizem respeito, frequentemente, aos primeiros contatos com a homofobia e com a transfobia, Paula Beatriz de Souza Cruz, Lari Ibúmi Moreira e Bruno Novaes vão compartilhar com o público as suas trajetórias profissionais e pessoais. Além da mesa-redonda, também teremos neste e nos outros dois encontros presenciais de 2024 um momento destinado a um laboratório de mediação, cujo objetivo é instrumentalizar o público participante do programa em suas visitas em grupo ao MASP e em suas ações didáticas e de mediação na sala de aula ou em outros contextos educacionais.
Os demais encontros de 2024 serão:
Sociabilidade e pertencimento (18.5, online)
Entre medos, amores e afetos (22.6, presencial)
Família, famílias (17.8, online)
Corpo, alma e espiritualidades (19.10, online)
Propostas LGBTQIA+ para o futuro (23.11, presencial)
CRONOGRAMA
9H30 — 10H30
Recepção e café da manhã
Primeiro subsolo
10H30 — 13H30
Mesa-redonda
MASP Auditório
13H30 — 15H
Intervalo
15H — 17H30
Laboratório de mediação
MASP Auditório
PESSOAS CONVIDADAS
Paula Beatriz de Souza Cruz, Lari Ibúmi Moreira e Bruno Novaes
Público: profissionais da área da educação, seja ela escolar, universitária, museal ou no terceiro setor e pessoas interessadas em geral.
Atividade gratuita, presencial, com tradução simultânea para Libras.
O evento será gravado na íntegra e disponibilizado no canal do MASP no YouTube.
Vagas limitadas
Haverá certificado de participação
Quaisquer dúvidas e solicitações podem ser encaminhadas para professores@masp.org.br
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PROGRAMA
9H30 — 10H30
Recepção e café da manhã
Primeiro subsolo
10H30 — 13H30
Mesa-redonda
MASP Auditório
PAULA BEATRIZ DE SOUZA CRUZ
A casa, a rua, a escola, o comércio, a quadra: espaços de letramento de gênero?
Nessa apresentação, Paula Cruz propõe uma reflexão sobre o papel da escola como um espaço de promoção, defesa e garantia dos direitos fundamentais, bem como para o processo de desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens. Como diretora de escola, também deseja contribuir para a divulgação da legislação vigente para o enfrentamento à homofobia e à transfobia. Nessa mesma direção, também busca ampliar os conhecimentos para trabalhar a diversidade em suas variadas formas, de modo a garantir o respeito às diferenças, a construção de valores e propiciar mudanças nas práticas pedagógicas das escolas.
LARI IBÚMI MOREIRA
Escola em trans-formação: avanços e tensões para pessoas LGBTQIA+ no ambiente escolar
Lari Moreira vai compartilhar sua experiência e observação enquanto professor e frequentemente convidado a falar sobre questões de gênero nas escolas do interior de Minas Gerais, bem como trazer à luz um episódio de LGBTfobia institucionalizada no processo de contratação de psicólogos para assessorarem alunos nas escolas municipais da cidade de Resende Costa, Minas Gerais.
BRUNO NOVAES
brincar de escola, brincar na escola
A partir de um percurso autoficcional, que mistura camadas públicas e privadas, Bruno vem criticando normatizações subjetivas impostas ao corpo discente ao mesmo tempo em que aponta para as violências sofridas também pelo corpo docente, questionando a estrutura dos sistemas de ensino. Nesta apresentação será mostrado um corpo de trabalho, entre desenhos, instalações e práticas relacionais, que imagina contranarrativas para os materiais, os documentos e os comportamentos escolares, fabulando criticamente outros protagonismos e modos de existências.
13H30 — 15H
Intervalo
15H — 17H30
Laboratório de mediação
MASP Auditório
Com o objetivo de instrumentalizar o público do programa em suas visitas em grupo ao MASP e em suas ações didáticas e de mediação na sala de aula ou em outros contextos educacionais, o laboratório de mediação será uma atividade prática e contínua, realizada ao longo de todo o ano no contexto do MASP Professores. A atividade será realizada em grupos que serão formados no primeiro encontro presencial (16.3) com até 25 pessoas cada um. Cada grupo se organizará em subgrupos para trabalhar em propostas distintas e complementares entre si, como a elaboração de roteiros de visitação ao Acervo em transformação; a definição de estratégias de mediação de obras do acervo do MASP, no museu ou virtualmente; construção de atividades práticas, como oficinas em diferentes linguagens, entre outras.