O MASP Professores reserva um dos encontros deste ano para que professoras e educadoras que atuem diretamente com impacto comunitário compartilhem sua experiência junto ao público do museu.
A edição especial Educação como prática da liberdade, parte do programa MASP Professores: encontros sobre arte, educação e esfera pública, acontecerá em 19.10.2019. Neste encontro, duas professoras ou educadoras, selecionadas por meio dessa chamada aberta, apresentarão projetos pedagógicos originais, desenvolvidos e realizados em suas comunidades.
A proposta integra o contexto das exposições e atividades que giram em torno do eixo temático Histórias das mulheres, histórias feministas, abordado no MASP em 2019. Assim, a chamada é exclusiva para professoras ou educadoras mulheres.
Incentivamos a inscrição de mulheres negras, indígenas, transsexuais e transgêneras e/ou com deficiência.
RESULTADO FINAL - PROJETOS FINALISTAS
. Mayla Rosa Rodrigues - EMEF Professor Henrique Pegado - Projeto "Mulheres Incríveis do Mundo"
. Karina dos Santos Cabral - EMEI Jardim Monte Belo - Projeto "Heroínas do bairro - Cultura e Cidadania para crianças pequenas"
PRÉ-SELEÇÃO - 8 PROJETOS SEMI-FINALISTAS
. Joice Aziza de Mendonça - Escola de Tempo Integral Isaías Luiz Matiazzo - Projeto "Sarau à sombra do Baobá"
. Mayla Rosa Rodrigues - EMEF Professor Henrique Pegado - Projeto "Mulheres Incríveis do Mundo"
. Luciana de Paula - EE Profa. Maria Isabel dos Santos Mello - Projeto "Narrativas: humanização em perspectiva escolar"
. Carolina Lobrigato - EMEF Altino Arantes - Projeto "Slam Altino: ninguém cala o nosso grito!"
. Flávia Gonzales Correia - EMEIEF Vereador Manoel de Oliveira - Projeto "Arte e Cidadania: expressão e resistência"
. Alexandra Alves Sobral - EMEI Margarida Maria Alves - Projeto "África somos todos nós"
. Marília Carvalho - EMEF Gal. Paulo Carneiro Thomaz Alves - Projeto "Mulheres cansadas: intervenções visuais, escola pública e o direito à palavra"
. Karina dos Santos Cabral - EMEI Jardim Monte Belo - Projeto 'Heroínas do bairro - Cultura e Cidadania para crianças pequenas'
CONFIRA AS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO
O período de inscrições aconteceu entre 19.6.2019 a 15.8.2019, e avaliamos as cem primeiras propostas enviadas. Foram pré-selecionadas 8 (oito) propostas, anunciadas em 2.9.2019. As representantes das candidaturas pré-selecionadas foram chamadas para uma conversa presencial no museu com a equipe do MASP Professores. A partir desta conversa, foram selecionadas 2 (duas) finalistas, sendo o resultado final divulgado em 19.9.2019.
As finalistas receberão o mesmo tratamento que palestrantes e conferencistas contratados para nossos encontros, incluindo um pró-labore. As falas terão duração de 35 minutos cada, seguidas de um debate com o público do evento, mediado por membros de nossa equipe.
CRITÉRIOS E PROCESSO DE SELEÇÃO
Aceitamos propostas pedagógicas de quaisquer áreas do conhecimento (humanidades, exatas, biológicas, artes etc.), desde que:
1) concebidas ou aplicadas por mulheres
2) realizadas diretamente em contexto escolar ou espaço de educação não formal
3) tenham envolvimento direto com a base comunitária
4) tenham promovido transformação ou impacto na sociedade
5) tenham engajado diretamente a participação de alunas e alunos
Para se candidatar, foi necessário o preenchimento completo de um formulário, bem como um anexo (em formato PDF), com a explicação do projeto pedagógico e a proposta de fala, incluindo:
1) cabeçalho, com nome do proponente, nome da instituição e dados para contato (endereço, telefone e e-mail)
2) título da proposta de fala ou do projeto pedagógico
3) descrição da comunidade escolar ou do espaço de educação não formal onde o projeto foi desenvolvido, incluindo uma breve contextualização de onde se localiza a escola, como é o entorno, se há acesso a infra-estrutura e quem são os alunos e pais, ou seja, um pouco do perfil geográfico, histórico, social e econômico do local
4) período, datas e duração do projeto desenvolvido
5) resumo do projeto, incluindo descrição de quem esteve envolvido em seu desenvolvimento (alunos de quais faixas etárias e anos escolares, se o projeto envolveu funcionários, professores e famílias etc.); qual a proposta e seus objetivos; e seus resultados (como impactou a comunidade, o que mudou no convívio e na aprendizagem, no espaço, se transformou o contato com as famílias, como foi o engajamento dos alunos etc.)
6) registros do projeto (fotos, documentos, produções dos alunos etc.)
As descrições escritas no anexo deveriam ter no mínimo 400 e no máximo 700 palavras, e a nomeação realizada da seguinte forma:
ANO_SOBRENOME DO PROPONENTE_Nome próprio do proponente_Nome da Instituição_Tipo de documento
Exemplo: 2019_SILVA_Jacqueline_EMEF Cacilda Becker_Proposta de Fala
Inscrições incompletas não tiveram validade, e foram descartadas.
Cronograma de inscrição e resultados
Período de inscrição: 19.6.2019 a 15.8.2019
Divulgação do resultado da pré-seleção: 2.9.2019
Período de conversa com as 8 proponentes pré-selecionadas: 3.9.2019 a 18.9.2019
Divulgação do resultado final (anúncio das 2 finalistas): 19.9.2019
Participação no evento: 19.10.2019
A comunicação com as inscritas, selecionadas e não-selecionadas, se dará por e-mail e telefone. Por favor, preencham seus dados corretamente no formulário de inscrição!