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Educação para o clima: gênero, justiça social e sustentabilidade

5.4.2025
SÁBADO
9H30 - 17H30

Em 2025, os encontros do MASP Professores são vinculados ao ciclo Histórias da ecologia e o seu objetivo é proporcionar o diálogo de profissionais da educação com artistas, curadores, intelectuais, professores e ativistas para o meio ambiente. Além das palestras e conferências, também faremos ao longo do ano um laboratório de práticas de mediação, com o objetivo de instrumentalizar o público do programa em suas visitas em grupo ao MASP e em suas ações didáticas/de mediação na sala de aula ou outros contextos educacionais. 
O primeiro encontro do programa, que será realizado de modo presencial no dia 5.4.2025, propõe uma reflexão sobre as conexões entre as narrativas presentes na exposição Histórias LGBTQIA+, que compõe o ciclo curatorial de 2024, e os debates ambientais do ciclo curatorial de 2025, Histórias da ecologia. A proposta visa discutir questões relacionadas à equidade de gênero, justiça social e sustentabilidade, a partir das experiências profissionais e pessoais de Bruno Villén, Carlos Alberto da Silva e Jahzara Oná, considerando como esses temas podem influenciar as práticas educativas e as estratégias museológicas. O objetivo é colaborar com os professores no desenvolvimento de ferramentas que integrem essas questões às práticas em sala de aula, utilizando o acervo do MASP como ponto de partida para a construção de vínculos entre os temas abordados.

Os demais encontros de 2025 serão:

17.5. A Terra em luta: ativismos e relações ambientais (presencial)
14.6. Águas, terras e memórias (online)
16.8. Espaços marcados por comunidades resilientes (presencial)
04.10. Histórias da ecologia: soluções educativas para impactos ambientais (presencial)

CRONOGRAMA

9H30 — 10H30
Recepção e café da manhã
Primeiro subsolo


10H30 — 13H30
Mesa-redonda
MASP Auditório


13H30 — 15H
Intervalo

 
15H — 17H30
Laboratório de mediação
MASP Auditório



PESSOAS CONVIDADAS
Bruno Villén, Carlos Alberto da Silva, Jahzara Oná e Mirtes Marins

Público: profissionais da área da educação, seja ela escolar, universitária, museal ou no terceiro setor, e pessoas interessadas em geral.

Atividade gratuita, presencial, com tradução simultânea para Libras.

O evento será gravado na íntegra e disponibilizado no canal do MASP no YouTube.

Vagas limitadas

Haverá certificado de participação

Quaisquer dúvidas e solicitações podem ser encaminhadas para professores@masp.org.br

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PROGRAMA 

9H30 — 10H30
Recepção e café da manhã
Primeiro subsolo

10H30 — 13H30
Mesa-redonda
MASP Auditório


BRUNO VILLÉN E CARLOS ALBERTO DA SILVA (E.E. PROFESSOR ANDRONICO DE MELLO)
Como transformar a prática educacional com um olhar voltado para o meio ambiente? É dentro desta perspectiva que os professores Bruno Villén e Carlos Alberto refletem suas práticas pedagógicas na E.E. Andronico de Mello, utilizando a agricultura sintrópica como meio de transformação do local e visão dos alunos e alunas.

JAHZARA ONÁ
A crise climática impacta diretamente a educação, seja pela falta de infraestrutura em escolas vulneráveis ou pelos desafios que eventos extremos trazem para a permanência estudantil. O ativismo de Jahzara Oná começou dentro da sala de aula, mobilizando outros jovens e tornando a educação climática acessível, e chegou até a ONU, participando da COP27 no Egito e de outras conferências globais. A partir de  uma ampla perspectiva da pauta, do local e territorial, serão destacadas as relações entre juventude, educação e crise climática. 
 
13H30 — 15H
Intervalo

 
15H — 17H30
Laboratório de mediação
Acervo em Transformação MASP


Com o objetivo de instrumentalizar o público do programa em suas visitas em grupo ao MASP e em suas ações didáticas e de mediação na sala de aula ou em outros contextos educacionais, o laboratório de mediação será uma atividade presencial, prática e contínua, realizada ao longo de todo o ano no contexto do MASP Professores. Cada atividade será orientada por professores especializados nos mais diversos campos da arte e da cultura, a partir do desenvolvimento de propostas distintas e complementares entre si, como a elaboração de roteiros de visitação ao Acervo em transformação; a definição de estratégias de mediação de obras do acervo do MASP, no museu ou virtualmente; construção de atividades práticas, como oficinas em diferentes linguagens, entre outras.

MIRTES MARINS
O encontro vai focar na experiência de visitação a partir da relação dos participantes e do espaço, considerado não apenas o espaço físico, mas também o institucional e simbólico, que incluiria a história do MASP, seus agentes atuais e as narrativas proporcionadas pela curadoria na articulação entre as obras. Como objetivo enfatiza-se a estabelecer o diálogo entre o repertório dos visitantes e a materialidade percebida e vivenciada ao longo do percurso proposto, a partir da exposição Acervo em Transformação, com especial ênfase nos aspectos arquitetônicos e expositivos que apresentam as obras.

 
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Educação para o clima: gênero, justiça social e sustentabilidade

A proposta visa discutir questões relacionadas à equidade de gênero, justiça social e sustentabilidade, a partir das experiências profissionais e pessoais de Bruno Villén, Carlos Alberto da Silva e Jahzara Oná, considerando como esses temas podem influenciar as práticas educativas e as estratégias museológicas. O objetivo é colaborar com os professores no desenvolvimento de ferramentas que integrem essas questões às práticas em sala de aula, utilizando o acervo do MASP como ponto de partida para a construção de vínculos entre os temas abordados.

Educação para o clima: gênero, justiça social e sustentabilidade

Participantes

BRUNO VILLÉN
Bruno Villén, nascido em Santiago do Chile, é cientista social formado pela Escola de Sociologia e Política (FESPSP) e Pós-Graduado na área de Humanidades pelo Instituto Federal (IFSP). Atua na área educacional desde seus 18 anos, perpassando por diversos museus e exposições artísticas. Atualmente trabalha como professor de sociologia e filosofia pelo Estado de São Paulo. É também musicista e faz questão de trazer a arte-educação para sua prática profissional.

CARLOS ALBERTO DA SILVA
Carlos Alberto da Silva é educador social e coordenador na Rede Pública do Estado de São Paulo. Formado em Filosofia e Gastronomia, atua como professor de Filosofia, Educação Ambiental e Projetos de Agrofloresta e Agricultura Sintrópica. Por acreditar num mundo mais justo e diverso, vive a semear esperanças. 

JAHZARA ONÁ
Jahzara Ona é técnica em Meio Ambiente pela ETEC Getúlio Vargas e estudante de Geociências e Educação Ambiental na USP. Nascida e crescida na comunidade Pantanal, Zona Leste de São Paulo, é Jovem transformadora e ativista climática, atua com advocacy e educomunicação, integrando redes nacionais e internacionais. É alumni ACE da UNFCCC e já participou de diversas conferências climáticas globais focando na representatividade da juventude brasileira em negociações climáticas.

MIRTES MARINS
Mirtes Marins de Oliveira é doutora em Educação: História e Filosofia e Pesquisadora Colaboradora na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2020-2025). Atua como professora de Histórias da Arte Moderna e Contemporânea no eixo de Histórias da arte do MASP Escola. Coordena o PPGDesign da Universidade Anhembi Morumbi. Participou como autora do livro Cultural Anthropophagy: The 24th Bienal de São Paulo 1998, da coleção Exhibition Histories (Afterall, 2015) e do livro The feminist avant-garde. Art of the 1970s (2017), de Gabriele Schor, com texto sobre Leticia Parente. Publicou, em 2024, o livro Gretta Sarfaty, pela Act Editora.
 

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