Avenida Paulistafoi comissionada à artista para ser exposta num cavalete de vidro em sua mostra no MASP. A obra é um ponto de inflexão no trabalho: o distanciamento social durante a pandemia reduziu as idas ao ateliê, e Milhazes
intensificou o uso de croquis feitos à distância para executar processos na tela, introduzindo a caneta de tinta acrílica Molotow, que permitiu a criação de áreas de fino detalhamento. A composição multicolorida e
intricada inclui elementos abstratos (círculos, quadrados, triângulos) e figurativos (um sol japonês, ondas do mar, flores e suas pétalas). Se alguns elementos sugerem uma paisagem à beira mar, distante da cidade, as
listras paralelas em violeta escuro e cru evocam pinturas geométricas de Luís Sacilotto (1924-2003), expoente do concretismo paulistano. Assim, o índice paulista de
Avenida Paulistasurge tão processado pela artista, cujo trabalho é identificado com a exuberância carioca, com uma referência da história da arte local — o concretismo.