As três obras Batalha, Batalha com Bandeira e Batalhapertencem, pela temática e estilo, a um conjunto de aquarelas e guaches, de que a Pinacoteca do Estado expôs em 1997 oito exemplares. Trata-se de um tema ao qual De Fiori terá de certo retornado mais vezes nestes
anos e que remetem, todos, seja às tradições medievais ou renascentistas da justa, seja à batalha propriamente antiga, como é o caso de um dos três guaches do museu. É evidente o interesse do artista pelo vocabulário
clássico do combate a cavalo, ao qual ele dá um tratamento, entretanto, anticlássico. Se, com efeito, na tradição clássica, o combate é a ocasião por excelência da manifestação do
disegno, isto é, de um estudo do dinamismo corpóreo, do cinetismo animal, da vetorização da musculatura em direção ao vértice do ato, do paroxismo da vontade, da expressão da matéria, em De Fiori, ao contrário, a forma
humana e o mito da energia eqüina não são a temática básica. Para ele, interessa sobretudo pensá-los ambos, não já presididos pelo desenho, mas na forma de uma dissociação entre linha e cor, na forma de uma sapiente
superposição plástica e espacial da
memóriada forma clássica pela presençada mancha colorida. As três obras em questão são exemplos consumados deste procedimento fundamental da poética do artista.