MASP
logo-MASP
  • Ingressos
  • Acervo
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN
collection-item-img
collection-item-img
icon-a-track icon-a-track
voltar
btn-back

Cultura Chancay

Cuchimilco (Sacerdotisa), Sem data

  • Autor:
    Cultura Chancay
  • Dados biográficos:
  • Título:
    Cuchimilco (Sacerdotisa)
  • Data da obra:
    Sem data
  • Técnica:
    Cerâmica
  • Dimensões:
    41 cm
  • Aquisição:
    Doação Pedro Freire Ribeiro "in memóriam", 2003
  • Designação:
    Boneco
  • Número de inventário:
    MASP.01405
  • Créditos da fotografia:
    João Musa
COMPARTILHE

TEXTOS



Chamadas cuchimilco, essas esculturas feitas de terracota foram produzidas principalmente por povos que habitaram o Vale de Chancay, na costa central do Peru, ao norte de Lima, desde o ano 1000 até a segunda metade do século 15, quando foram incorporados ao Império Inca. São figuras femininas e masculinas, frequentemente feitas com moldes, e foram encontradas, sobretudo, em tumbas. Não se conhecem seu significado e sua função. Acredita-se que possam representar seres divinos ou sacerdotes que guardavam os sepulcros e acompanhavam os mortos em sua viagem ao além. A escultura apresenta características desse tipo de cerâmica e se encontra de pé, levantando e abrindo os braços curtos como se fizesse um gesto de oração. A modelagem da parte inferior da escultura sugere o sexo feminino. Há uma fila de furos na margem superior e também nos lobos das orelhas para a colocação de plumas ou outros enfeites e brincos de metal. Existem dois outros furos nas laterais, abaixo dos braços, para aumentar a resistência ao calor na queima do material. Os detalhes são acrescentados com tinta preta: uma espécie de touca ornada com desenhos escalonados comuns nos tecidos Chancay e um adereço com motivos em losango que cobre a figura até o umbigo. O rosto é pintado ao redor dos olhos e da boca simbolizando o focinho de um felino. É possível que, originalmente, a figura tivesse uma vestimenta de tecido.

— Equipe curatorial MASP, 2017

Fonte: MASP: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo: Instituto Cultural J. Safra, 2017. (Coleção museus brasileiros)



Trabalhos
Relacionados

image-legend

Pesquise
no Acervo

Filtre sua busca

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP