Por Joyce Farias
Pouco se sabe sobre a obra e a vida do pintor paulistano Benedito José Tobias (1894- 1963), mas é inegável que ele é rememorado como o artista negro que retratava negros de São Paulo. Boa parte da produção de Tobias é datada entre as décadas de 1930 a 1960. E, desse conjunto, destaca-se a quantidade expressiva de retratos de pessoas negras, o que o consolidou como o pintor das representações de negros deste período na capital paulista. Mas, à primeira vista, a obra Favela Morro do Salgueiro (1957), pertencente ao acervo do MASP, foge completamente da temática consagrada em sua produção, pois trata-se de uma paisagem e não de um retrato. Se observarmos com cuidado o cenário, podemos supor que, pelo título e aspecto urbano, aparenta ser a cidade do Rio de Janeiro. Notadamente, a composição dessa pintura chama a atenção pelo emprego de uma paleta luminosa, algo muito diferente da pintura retratística do artista. Nessa obra, Tobias revela-se um colorista refinado: brinca com as cores, emprega tons terrosos equilibrados com tons verdes, mas sobriamente vibrantes — quase podemos sentir a atmosfera do lugar. Como foi dito antes, é verdade que este gênero da pintura não foi o que o consagrou. Mas, se voltarmos à observação, perceberemos que esta obra não está desconectada da temática insistente do artista. Se o artista realmente visitou o Morro do Salgueiro, este lugar se tornou um laboratório de imagens para um pintor paulista que retratava negros.
— Joyce Farias, 2022