MASP
logo-MASP
  • Ingressos
  • Acervo
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN
collection-item-img
collection-item-img
icon-a-track icon-a-track
voltar
btn-back

Antonio Bandeira

Flore nocturne, 1965

  • Autor:
    Antonio Bandeira
  • Dados biográficos:
    Fortaleza, Brasil, 1922-Paris, França ,1967
  • Título:
    Flore nocturne
  • Data da obra:
    1965
  • Técnica:
    Óleo sobre tela
  • Dimensões:
    22 x 97 cm
  • Aquisição:
    Comodato MASP B3 – BRASIL, BOLSA, BALCÃO, em homenagem aos ex-conselheiros da BM&F e BOVESPA
  • Designação:
    Pintura
  • Número de inventário:
    C.01195
  • Créditos da fotografia:
    MASP
COMPARTILHE

TEXTOS



Em suas composições abstratas, Antonio Bandeira (1922-1967) muitas vezes encontrou metáforas de figuras, frequentemente de flores ou paisagens, em geral destacadas nos títulos das obras. Em Flore nocturne [Flora noturna], pintada em Paris no final de sua vida, fragmentos luminosos de cor irrompem sobre um negro intenso a partir de experimentos do artista com as camadas de tinta e as pinceladas. A tela exibe a técnica do craquelê de secagem, realizada por meio da descolagem intencional — que difere da deterioração — de fragmentos da última camada pictórica, mantendo os outros tons presos à pintura. Entre a organização e o caos, a obra insinua uma composição vegetal, em que flores ou frutos emulam uma explosão, como um mosaico desfeito. Vê-se na tela uma constelação de luzes que lembram também a atmosfera noturna de uma cidade. Bandeira incorporou em sua prática gotejamentos e respingos de tinta, o que remete à pintura gestual de Jackson Pollock (1912-1956). Em vez da proliferação livre de marcas, no entanto, nota-se uma força de atração que compacta os respingos de tinta em um espaço menor do que o da dimensão total da tela. A margem ampla, em torno dos pontos de cor, evidencia o controle da composição sobre as pulsões do gesto e do acaso.

— Guilherme Giufrida, assistente curatorial, MASP, 2018

Fonte: Instagram @masp 03.04.2021



Trabalhos
Relacionados

Pesquise
no Acervo

Filtre sua busca

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP