MASP
logo-MASP
  • Ingressos
  • Acervo
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN
collection-item-img
collection-item-img
icon-a-track icon-a-track
voltar
btn-back

Thiago Martins de Melo

Madona mestiça do espelho, 2015

  • Autor:
    Thiago Martins de Melo
  • Dados biográficos:
    São Luís, Brasil, 1981
  • Título:
    Madona mestiça do espelho
  • Data da obra:
    2015
  • Técnica:
    Óleo sobre tela
  • Dimensões:
    180 x 130 cm
  • Aquisição:
    Doação do artista, 2016
  • Designação:
    Pintura
  • Número de inventário:
    MASP.01642
  • Créditos da fotografia:
    MASP
COMPARTILHE

TEXTOS



A partir de referências à iconografia da pintura europeia, o trabalho de Thiago Martins de Melo questiona as narrativas oficiais da história do Brasil. O artista aponta para as consequências da colonização e da escravidão até hoje, que persiste no racismo e nas desigualdades sociais e étnicas atuais. Em pinturas de grande formato, que acumulam espessas camadas de tinta, de cores fortes, aplicadas de maneira direta e expressiva sobre a tela, as obras do artista demonstram como essa violência foi mascarada por trás de conceitos como mestiçagem e cordialidade. Em Madona mestiça do espelho, o artista reúne, em meio a uma natureza exuberante, diversas mulheres. No centro da composição, o artista situa a escrava Anastácia, figura do imaginário popular, conhecida por seus dons de cura e que, por ter persistido em ficar virgem – condição sempre associada à Virgem Maria –, foi sentenciada a utilizar uma máscara que cobria o nariz e a boca. Já no canto inferior direito no primeiro plano da pintura, o artista representa a sua esposa e filha. Mesclando histórias coletivas e pessoais, a obra tece um comentário sobre a ideia de maternidade, além de abordar a perversa história das amas de leite, vistas como mães generosas e nutrizes, narrativa que dissimula as violências brutais de um sistema baseado na exploração das populações africanas, com especial crueldade em relação às mulheres.

— Equipe curatorial MASP, 2017

Fonte: MASP: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo: Instituto Cultural J. Safra, 2017. (Coleção museus brasileiros)



Trabalhos
Relacionados

Pesquise
no Acervo

Filtre sua busca

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP