MASP
logo-MASP
  • Ingressos
  • Acervo
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN
collection-item-img
collection-item-img
icon-a-track icon-a-track
voltar
btn-back

Pedro Reyes

Navalha suiça XV, 2015

  • Autor:
    Pedro Reyes
  • Dados biográficos:
    Cidade do México, México, 1972
  • Título:
    Navalha suiça XV
  • Data da obra:
    2015
  • Técnica:
    Aço e madeira
  • Dimensões:
    113 x 213 x 66,5 cm
  • Aquisição:
    Doação do artista, 2021
  • Designação:
    Escultura
  • Número de inventário:
    MASP.11341
  • Créditos da fotografia:
    Edouard Fraipoint
COMPARTILHE

TEXTOS



Arquiteto de formação, o artista Pedro Reyes já atuou como curador e produz esculturas que eventualmente podem ser manipuladas pelo público ou são construídas por processos participativos. Sua obra discute questões como trabalho, distribuição de poder ou a própria história da arte, em uma revisão crítica. Desde 2013, Reyes cria uma série de esculturas baseadas no canivete suíço, um objeto multifuncional de bolso que pode ser aberto em navalhas, chaves de fenda, entre outros utensílios. As versões agigantadas de Reyes guardam os mesmos formatos alongados e compactos do objeto de referência, mas têm uma estrutura feita de materiais como acrílico ou metal e os utilitários são apropriações de objetos que o artista recolhe em mercados de antiguidades e feiras livres na Cidade do México, onde vive. Em geral, os objetos nessas esculturas replicam as funções do canivete suíço, como cortar ou abrir, mas também há versões com flautas, ossos, telescópios ou plumas, gerando associações bem humoradas. A mistura entre objetos apropriados e a estrutura criada para replicar o funcionamento do canivete suíço também pode ser lida como um traço de ironia, pois há uma relação entre objetos de diferentes escalas. Essa série suscita ainda uma discussão sobre os limites entre arte e design, pois o artista interessa-se pelos aspectos formais desses objetos, quem os projetou e construiu. Navalha suiça XV é feita de madeira e tem objetos usados na agricultura, como machados e foices, prestando uma homenagem aos trabalhadores do campo e à sua história registrada nesses instrumentos.

— Leandro Muniz, assistente curatorial, MASP, 2022



Trabalhos
Relacionados

Pesquise
no Acervo

Filtre sua busca

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP