Coral Jovem do Estado
Formado por 40 bolsistas e ligado à Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim), o Coral Jovem do Estado foi criado em 1979 (em julho de 2009 completou 30 anos) durante o 10° Festival de Inverno de Campos do Jordão. Ao longo de sua história, esteve sob a regência de Bruno Wyzuj, Jonas Christensen, Diogo Pacheco, Victor Gabriel, Marcos Leite, Daltson Takeuti, Juan Serrano, Martha Herr, José Ferraz de Toledo e Naomi Munakata, sempre ao lado das mais importantes orquestras sinfônicas e conjuntos instrumentais do Estado.
Tem como finalidade principal contribuir na educação e desenvolvimento de seus integrantes, aprimorando seu nível técnico e artístico para que se tornem os futuros profissionais da área. O Coral é um dos grupos de difusão e formação musical da EMESP Tom Jobim, escola do Governo de São Paulo administrada pela Santa Marcelina Cultura.
Em 2015, sob a regência de Tiago Pinheiro, preparação vocal de Marília Vargas e tendo Wesley Rocha como pianista acompanhador, o grupo deu início a uma proposta de inserir-se em um contexto tanto didático quanto performático. Desta forma, três vertentes principais foram observadas para constituir um “tripe?” arti?stico. A primeira concentra-se nos cantores ligados à tradição das salas de concerto e das óperas. O segundo é aquele dos que se interessam pela pesquisa e execução da música historicamente orientada, comumente chamada de música antiga. O terceiro é aquele que contém o novo ingrediente para este conjunto: a música popular.
Programa
Tiago Pinheiro regente
Marília Vargas preparadora vocal
André Mehmari cravo e piano
CLAUDIO MONTEVERDIS
i ch'io vorrei morire
A un giro sol
Io mi son giovinetta (IV livro de madrigais)
Lasciate i monti Ma tu gentil cantorRosa del ciel Io non dirò qual siaLasciate i monti (Ópera Orfeu)
Ah, che tormi (I livro de madrigais)
Pur ti miro Oblivion soave (Ópera l'incoronazione di Poppea)
Hor che il ciel e la terraLamento della ninfa (VIII livro de madrigais)
ELOMAR FIGUEIRA MELLO
Nas estradas das areias de ouro
Arranjo Selma Borahgian
Cavaleiro de São Joaquim
Arranjo Xavier Bartaburú
O pedido
Arranjo Marco Antônio Bernardo
Cantiga de amigo
Arranjo Selma Borahgian
ANDRÉ MEHMARI
Meia lágrima letra: Tiago Torres da Silva
Arranjo: Nibaldo Araneda
A festa dos pássaros
Letra: Bernardo Maranhão
Arranjo: Xavier Bartaburú
Músicos convidados
Otávio Amado e André Angenendt violinos
Iara Ungarelli viola da gamba
Tiago Pinheiro - regente titular Graduado clarinetista, especializou-se em canto na Berklee College of Music. Dirigiu o grupo Beijo do Coralusp que, nas décadas de 80 e 90, investiu na pesquisa de interação cênica-musical em seus espetáculos e realizou parcerias com artistas como Marlui Miranda e Gilberto Gil, além de registros fonográficos e turnes nacionais e internacionais. Foi solista em diversas obras sinfônicas,entre as quais:”Carmina Burana” de C. Orff e ”Paixão segundo São João” de J.S.Bach. Integrou o coro da OSESP entre 2000 e 2001. Trabalhou junto ao compositor Arrigo Barnabé nas obras sacras “Missa para Arthur Bispo do Rosário” e “Missa para Itamar Assumpção” e nas óperas “Até que se apaguem os avisos luminosos” e“ O Homem dos Crocodilos”. Foi regente titular do coral Paulistano do Teatro Municipal de Sa?o Paulo e conduziu o grupo em performances a capella e corais sinfonicas como “ O Mundo do Espírito” de Benjamin Britten e “Dido e Enéas”, de Henry Purcell, esta última em parceria com Antônio Araújo e o Teatro da Vertigem. Recebeu menção honrosa da Associação Paulisat de Críticos de Arte APCA em 2013 por seu trabalho à frente deste conjunto. Lançou CD - solo pelo selo Dabliu, cantando música popular brasileira e participou da produção francesa do CD “O amor Brazileiro- modinhas e Lundus do Brasil Imperial”, junto ao grupo Vox Brasiliensis, com o qual excursionou pela França, Espanha e Portugal. Realizou a direção musical e foi um dos protagonistas do espetáculo promovido pelo SESC-SP “Ópera das Pedras”. Atualmente participa como cantor dos grupos Vox Brasiliensis, Novoovonovo e Capella Paulistana. Integra a equipe de regentes do Coralusp e é regente do Coral Fecomércio/Sesc/Senac, Desde fevereiro de 2015 passa a compor a equipe artística da EMESP como regente titular do Coral Jovem do Estado de São Paulo.