MASP

Música no Vão - A dança da chuva por Irene Atienza

11.4
qui
20h

No show A dança da chuva, a cantora espanhola Irene Atienza e músicos brasileiros de forró propõem uma releitura contemporânea de músicas antigas que abordam a seca no Nordeste, o êxodo rural que ela causa e a cultura tradicional nordestina. Além de resgatar um acervo musical relevante e pouco revisitado, o show propõe, através da música, uma reflexão sobre um tema atual e global, a importância da água para a vida e as consequências de sua escassez para a sociedade. 

“Foi por meio de Súplica cearense, música de Gordurinha que gravei no meu primeiro disco no Brasil, que me interessei e comecei a pesquisar a seca, os costumes rurais, o êxodo do sertão e suas consequências, querendo entender a complexidade desse fenômeno retratado por tantas músicas”, diz a cantora espanhola Irene Atienza. “Dessa busca, nasceu a ideia de escolher um repertório que contasse uma história, que começa no castigo da seca e vai até a festa da fartura no sertão, histórias de viajantes e da resistência de um povo.”

Para Irene, o arco percorrido por A dança da chuva, projeto que faz referência no nome ao próprio forró e à invocação da chuva pela música e pela dança, atitude ancestral de cunho espiritual realizada por diversas culturas, é uma metáfora dos dias atuais. “Atravessamos a seca mais devastadora de todas: seca de humanidade, de ideais, de amor. Mais que nunca, chegou a hora de ficar junto, de aprender do sábio sertanejo, de ser resistência, de observar e alimentar a esperança.” 
É disso que fala A dança da chuva, uma história contada em ritmo de xote, forró e baião.  

Irene Atienza: voz
Cainã Cavalcante: violão
Cosme Vieira: zanfona
Carlinhos Noronha: baixo acústico
Kabê Pinheiro: percussão

DJ JULIA BUENO
DJ desde os 16 anos, Julia trabalha um set musical que dialoga com gerações. Dos clássicos da MPB ao pop da nova geração nacional, ela transita entre as ricas e diferentes fases da música brasileira, criando momentos de nostalgia e de descoberta dançantes.
O objetivo é um só: gingado e sorrisos na pista e no palco, em uma atmosfera de troca e diversão. Julia já dividiu palco com nomes como Karol Conka e tem grande influência da Tropicália e do Samba.

SERVIÇO | 

A partir das 18h, a entrada no museu é gratuita e se estende até as 22h. Venha visitar as exposições antes ou depois do show, que começa às 20h.

MÚSICA NO VÃO
11.4.19, quinta-feira, 18h às 22h
Show: Irene Atienza, 20h 
DJ: Julia Bueno,18h-20h e 21h-22h 
Grátis