As projeções são dispostas em telas com diferentes suportes. Algumas são fixadas à parede, enquanto outras apoiam-se em cubos de concreto, uma referência aos cavaletes de cristal idealizados pela arquiteta para o MASP. A estrutura simboliza a ideia de um museu aberto e transparente, que possibilita um encontro mais próximo do público com as obras de arte. Já a trilha sonora original, composta por Maria de Alvear, reforça o caráter imersivo e sensorial da instalação.
“Para Lina Bo Bardi, o museu não deve ser um lugar empoeirado onde se guardam resquícios da história. Os objetos expostos só têm sentido quando estão próximos do público, sem hierarquias, e relacionados à contemporaneidade. Refletindo sobre estes ideais, Isaac Julien consegue transmitir a atualidade das ideias de Bo Bardi, cuja dimensão coletiva se traduz nos espaços que ainda hoje promovem a interação diversa entre arte, arquitetura e sociedade”, comenta Matheus de Andrade.
Um maravilhoso emaranhado foi exibida pela primeira vez na Victoria Miro Gallery, em Londres, em 2019. Agora chega ao Brasil integrando o conjunto de Cinco ensaios sobre o MASP, exposições que inauguram o Edifício Pietro Maria Bardi e ocupam cinco de seus andares, refletindo sobre a história e o acervo do museu.
SOBRE O ARTISTA
Nascido em 1960, Isaac Julien vive e trabalha entre Londres e Santa Cruz, Califórnia. Há mais de 40 anos, realiza filmes e instalações cinematográficas, com obras exibidas em instituições como MoMA, Tate Britain, Royal Academy e Smithsonian American Art Museum. Teve retrospectivas e exposições individuais em museus como MAC Niterói, MAXXI e Centre Pompidou. Em 2022, foi condecorado cavaleiro pela Rainha Elizabeth II e, em 2023, ficou em quinto lugar na lista Power 100 da ArtReview. Desde 2019, é professor na Universidade da Califórnia, Santa Cruz, onde criou o Isaac Julien Lab, voltado à pesquisa e à produção audiovisual.
ACESSIBILIDADE
Todas as exposições temporárias do MASP possuem recursos de acessibilidade, com entrada gratuita para pessoas com deficiência e seu acompanhante. São oferecidas visitas em Libras ou descritivas, além de textos e legendas em fonte ampliada e produções audiovisuais em linguagem fácil – com narração, legendagem e interpretação em Libras que descrevem e comentam os espaços e as obras. Os conteúdos, disponíveis no site e no canal do YouTube do museu, podem ser utilizados por pessoas com deficiência, públicos escolares, professores, pessoas não alfabetizadas e interessados em geral.
REALIZAÇÃO
Cinco ensaios sobre o MASP — Isaac Julien: Lina Bo Bardi — um maravilhoso emaranhado é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem parceria estratégica do Itaú e apoio cultural da British Council.
SERVIÇO
Cinco ensaios sobre o MASP — Isaac Julien: Lina Bo Bardi — um maravilhoso emaranhado
Curadoria: Adriano Pedrosa, diretor artístico, MASP, com assistência de Matheus de Andrade, assistente curatorial, MASP
2° andar
Edifício Pietro Maria Bardi
Visitação 28.3.2025 – 3.8.2025