MASP

A representação negra na arte brasileira

Horário
19h-21h
Duração do Módulo
ONLINE
21 e 28.7 e 4, 11 e 18.8.2020
TERÇAS
(5 AULAS)
Investimento

Público geral
5x R$ 48,00
Amigo MASP
5x R$ 40,80
*valores parcelados no cartão de crédito

Professores
Kleber Antonio de Oliveira Amancio

O curso dedica-se à representação de pessoas negras na história da arte brasileira, retomando a análise de obras que, em dado momento, foram sintomaticamente esquecidas e/ou marginalizadas nas narrativas frequentes e dominantes. Em outros casos, o cânone será reexaminado a partir de uma leitura crítica de sua dinâmica. Outro tema de estudo será a diversidade dos modos pelos quais esses sujeitos subalternos têm sido representados: de Frans Post a Sidney Amaral, passando pela arte brasileira do século 19; da Belle Époque até a complexa cena negra contemporânea passando pelo modernismo. Voltado para o contexto brasileiro, o curso irá propor comparações entre a produção nacional e a arte produzida em outros contextos da diáspora negra. 

Planos de aulas

Aula 1 - 21.7.2020
O que é arte afro-brasileira?

Consideração sobre as balizas teóricas do curso a partir de uma leitura dos principais textos que tratam da temática da arte “afro-brasileira”. 

Aula 2 – 28.7.2020
Uma historiografia da agência negra no Brasil

Como a intelligentsia brasileira tem tratado a temática negra ao longo do tempo? Alunos irão discutir de que maneira a historiografia que trata da agência pode ser útil para pensar os objetos de arte.

Aula 3 – 4.8.2020
A Eurovisão

Será discutida a visão que os europeus produziram sobre os negros nas Américas. Serão abordados em vários momentos os únicos “registros” visuais desse processo, a fim de recuperar as tensões sociais envolvidas na produção dessas obras.

Aula 4 – 11.8.2020
Os negros e a arte branco-brasileira

Debate sobre a maneira como os negros passaram a ser pauta na arte moderna nacional. Reposicionamento dessa história que, frequentemente, exclui a produção de pintores não-brancos, confrontando-a com a produção canônica. 

Aula 5. – 18.8.2020
Arte negra contemporânea

Reflexão sobre o estabelecimento de uma cena negra contemporânea, um movimento difuso que revela a complexidade dessa experiência no mundo atual. 

Coordenação

Kleber Antonio de Oliveira Amancio é professor de História, Teoria, Crítica e Curadoria de Arte do Centro de Cultura, Linguagem e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do mestrado profissional em História da África, da diáspora e dos povos indígenas pela mesma instituição. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), e visiting researcher na Harvard University. Pesquisador da linha Escravidão e Invenção da liberdade na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do grupo de pesquisa Nós e os outros na UFRB.

Conferencistas