Público geral
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O curso dedica-se à representação de pessoas negras na história da arte brasileira, retomando a análise de obras que, em dado momento, foram sintomaticamente esquecidas e/ou marginalizadas nas narrativas frequentes e dominantes. Em outros casos, o cânone será reexaminado a partir de uma leitura crítica de sua dinâmica. Outro tema de estudo será a diversidade dos modos pelos quais esses sujeitos subalternos têm sido representados: de Frans Post a Sidney Amaral, passando pela arte brasileira do século 19; da Belle Époque até a complexa cena negra contemporânea passando pelo modernismo. Voltado para o contexto brasileiro, o curso irá propor comparações entre a produção nacional e a arte produzida em outros contextos da diáspora negra.
Aula 1 - 21.7.2020
O que é arte afro-brasileira?
Consideração sobre as balizas teóricas do curso a partir de uma leitura dos principais textos que tratam da temática da arte “afro-brasileira”.
Aula 2 – 28.7.2020
Uma historiografia da agência negra no Brasil
Como a intelligentsia brasileira tem tratado a temática negra ao longo do tempo? Alunos irão discutir de que maneira a historiografia que trata da agência pode ser útil para pensar os objetos de arte.
Aula 3 – 4.8.2020
A Eurovisão
Será discutida a visão que os europeus produziram sobre os negros nas Américas. Serão abordados em vários momentos os únicos “registros” visuais desse processo, a fim de recuperar as tensões sociais envolvidas na produção dessas obras.
Aula 4 – 11.8.2020
Os negros e a arte branco-brasileira
Debate sobre a maneira como os negros passaram a ser pauta na arte moderna nacional. Reposicionamento dessa história que, frequentemente, exclui a produção de pintores não-brancos, confrontando-a com a produção canônica.
Aula 5. – 18.8.2020
Arte negra contemporânea
Reflexão sobre o estabelecimento de uma cena negra contemporânea, um movimento difuso que revela a complexidade dessa experiência no mundo atual.
Kleber Antonio de Oliveira Amancio é professor de História, Teoria, Crítica e Curadoria de Arte do Centro de Cultura, Linguagem e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do mestrado profissional em História da África, da diáspora e dos povos indígenas pela mesma instituição. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), e visiting researcher na Harvard University. Pesquisador da linha Escravidão e Invenção da liberdade na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do grupo de pesquisa Nós e os outros na UFRB.