MASP
logo-MASP Masp Escola
  • Ingressos
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • Férias no MASP
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas em Arquitetura e Urbanismo
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN

Histórias da arte – Arte no Brasil

Horário
19H30 – 21H30
Duração do Módulo
ONLINE
6.3 – 26.6.2024
QUARTAS
(17 AULAS)
Investimento
Público geral
5X R$ 327
AMIGO MASP
5X R$ 277,95
*valores parcelados no cartão de crédito
 
Professores
 Kleber Amancio
Inscreva-se
Compartilhe
Solicitação de bolsas para professores * * Apenas rede pública

O curso tenciona abordar a arte nacional por um caminho incomum. Investigaremos a construção das narrativas canônicas — que, formatadas ao longo do tempo, definiram quais obras, artistas e conceitos deveriam perdurar. Questionaremos a suposta neutralidade dessas narrativas, que representam e informam aspectos importantes para aqueles que as gestaram. O curso pretende promover, portanto, uma leitura crítica das escolhas, das tomadas de decisão que levaram a tal conformação. Mais do que isso, o que elas representaram para a cultura do país e qual o seu impacto. Por outro lado, também será foco de interesse produzir e fomentar novas narrativas, prezando pela pluralidade, pelo acolhimento daquilo que foi silenciado, escondido e subalternizado. Esse ímpeto nasce de uma constatação sobre o presente e de uma tentativa de diálogo. Vive-se uma época sui generis; o alvorecer das práticas artísticas gestadas por agentes outrora subalternizados está profundamente articulado entre a ocupação de espaços (físicos, epistemológicos, estéticos, sensoriais) e uma fortuna crítica que teoriza sua produção. Torna-se necessário entender a arte nacional em outros termos, rumo a um novo(?) humanismo.

-----

IMPORTANTE 
As aulas serão ministradas online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os participantes após a inscrição. O curso é gravado e cada aula ficará disponível aos alunos durante cinco dias após a realização da mesma. Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.

----

O MASP, por meio do apoio da VR, oferece bolsas de estudo para professores da rede pública em qualquer nível de ensino.

Planos de aulas

Aula 1 - 6.3.2024
Introdução — Sentidos da narrativa em História da arte

Nessa aula discutiremos as diversas possibilidades narrativas em história da arte.
 
Aula 2 - 13.3.2024
O Barroco Mineiro

Análise das características do Barroco Mineiro, destacando artistas como Aleijadinho e Mestre Ataíde.
 
Aula 3 - 20.3.2024
Introdução à História do Brasil no Século 19

Panorama histórico a respeito da história do Brasil a fim de compreender a partir de uma perspectiva mais ampla os fenômenos artísticos a serem estudados no semestre.
 
Aula 4 - 27.3.2024
Romantismo e pintura de viagem

Discussão sobre como o romantismo influenciou a pintura de viagem no Brasil, destacando artistas como Johann Moritz Rugendas.
 
Aula 5 - 3.4.2024
Missão Artística Francesa

Análise da chegada da Missão Artística Francesa em 1816 e seu impacto na formação da Academia Imperial de Belas Artes.
 
Aula 6 - 10.4.2024
Paisagem na pintura romântica

Exploração da representação da paisagem brasileira na pintura romântica, com ênfase em artistas como Thomas Ender.
 
Aula 7 -17.4.2024
A influência do neoclassicismo na arte brasileira

Estudo das características neoclássicas presentes na produção artística do Brasil no século 19.
 
Aula 8 - 24.4.2024
Academia Imperial de Belas Artes - Parte I

História e papel da Academia Imperial de Belas Artes na formação de artistas e na promoção das artes no Brasil.

 Aula 9 - 1.5.2024
Academia Imperial de Belas Artes - Parte II

Continuação da história e papel da Academia Imperial de Belas Artes na formação de artistas e na promoção das artes no Brasil.
 
Aula 10 - 8.5.2024
Pintura Histórica - Parte I

Análise das pinturas históricas produzidas no Brasil durante o século 19, destacando Victor Meirelles.
 
Aula 11 - 15.5.2024
Pintura Histórica - Parte II

Continuação da análise das pinturas históricas produzidas no Brasil durante o século 19, destacando Victor Meirelles.
 
Aula 12 - 22.5.2024
O Naturalismo na escultura brasileira

Estudo das manifestações naturalistas na escultura brasileira, com referência a obras de Rodolfo Bernardelli.
 
Aula 13 – 29.5.2024
Arte Indígena na pintura do século 19

Discussão sobre a representação da cultura indígena na pintura brasileira do século 19.
 
Aula 14 – 5.6.2024
Iconografia da abolição

Discussão acerca das pinturas e esculturas produzidas sobre leis emancipacionistas no Brasil.
 
Aula 15 – 12.6.2024
Arte indígena

Estudo da produção de arte indígena contemporânea no Brasil.
 
Aula 16 – 19.6.2024
Aula presencial

Visita ao acervo do MASP, em São Paulo.
 
Aula 17 – 26.6.2024
Novas perspectivas da historiografia brasileira

Balanço final sobre o curso e perspectiva para o módulo no segundo semestre.

Coordenação

Kleber Amancio é professor de História, Teoria, Crítica e Curadoria de Arte do Centro de Cultura, Linguagem e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do mestrado profissional em História da África, da diáspora e dos povos indígenas pela mesma instituição. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), e visiting researcher na Harvard University. Pesquisador da linha Escravidão e Invenção da liberdade na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e lidera o Grupo de Pesquisa História e Cultura Afro-Atlântica na UFRB.

Conferencistas

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP