MASP

Histórias da arte – Arte no Brasil

Horário
19H30 – 21H30
Duração do Módulo
ONLINE
6.3 – 26.6.2024
QUARTAS
(17 AULAS)
Investimento
Público geral
5X R$ 327
AMIGO MASP
5X R$ 277,95
*valores parcelados no cartão de crédito
 
Professores
 Kleber Amancio

O curso tenciona abordar a arte nacional por um caminho incomum. Investigaremos a construção das narrativas canônicas — que, formatadas ao longo do tempo, definiram quais obras, artistas e conceitos deveriam perdurar. Questionaremos a suposta neutralidade dessas narrativas, que representam e informam aspectos importantes para aqueles que as gestaram. O curso pretende promover, portanto, uma leitura crítica das escolhas, das tomadas de decisão que levaram a tal conformação. Mais do que isso, o que elas representaram para a cultura do país e qual o seu impacto. Por outro lado, também será foco de interesse produzir e fomentar novas narrativas, prezando pela pluralidade, pelo acolhimento daquilo que foi silenciado, escondido e subalternizado. Esse ímpeto nasce de uma constatação sobre o presente e de uma tentativa de diálogo. Vive-se uma época sui generis; o alvorecer das práticas artísticas gestadas por agentes outrora subalternizados está profundamente articulado entre a ocupação de espaços (físicos, epistemológicos, estéticos, sensoriais) e uma fortuna crítica que teoriza sua produção. Torna-se necessário entender a arte nacional em outros termos, rumo a um novo(?) humanismo.

-----

IMPORTANTE 
As aulas serão ministradas online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os participantes após a inscrição. O curso é gravado e cada aula ficará disponível aos alunos durante cinco dias após a realização da mesma. Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.

----

O MASP, por meio do apoio da VR, oferece bolsas de estudo para professores da rede pública em qualquer nível de ensino.

Planos de aulas

Aula 1 - 6.3.2024
Introdução — Sentidos da narrativa em História da arte

Nessa aula discutiremos as diversas possibilidades narrativas em história da arte.
 
Aula 2 - 13.3.2024
O Barroco Mineiro

Análise das características do Barroco Mineiro, destacando artistas como Aleijadinho e Mestre Ataíde.
 
Aula 3 - 20.3.2024
Introdução à História do Brasil no Século 19

Panorama histórico a respeito da história do Brasil a fim de compreender a partir de uma perspectiva mais ampla os fenômenos artísticos a serem estudados no semestre.
 
Aula 4 - 27.3.2024
Romantismo e pintura de viagem

Discussão sobre como o romantismo influenciou a pintura de viagem no Brasil, destacando artistas como Johann Moritz Rugendas.
 
Aula 5 - 3.4.2024
Missão Artística Francesa

Análise da chegada da Missão Artística Francesa em 1816 e seu impacto na formação da Academia Imperial de Belas Artes.
 
Aula 6 - 10.4.2024
Paisagem na pintura romântica

Exploração da representação da paisagem brasileira na pintura romântica, com ênfase em artistas como Thomas Ender.
 
Aula 7 -17.4.2024
A influência do neoclassicismo na arte brasileira

Estudo das características neoclássicas presentes na produção artística do Brasil no século 19.
 
Aula 8 - 24.4.2024
Academia Imperial de Belas Artes - Parte I

História e papel da Academia Imperial de Belas Artes na formação de artistas e na promoção das artes no Brasil.

 Aula 9 - 1.5.2024
Academia Imperial de Belas Artes - Parte II

Continuação da história e papel da Academia Imperial de Belas Artes na formação de artistas e na promoção das artes no Brasil.
 
Aula 10 - 8.5.2024
Pintura Histórica - Parte I

Análise das pinturas históricas produzidas no Brasil durante o século 19, destacando Victor Meirelles.
 
Aula 11 - 15.5.2024
Pintura Histórica - Parte II

Continuação da análise das pinturas históricas produzidas no Brasil durante o século 19, destacando Victor Meirelles.
 
Aula 12 - 22.5.2024
O Naturalismo na escultura brasileira

Estudo das manifestações naturalistas na escultura brasileira, com referência a obras de Rodolfo Bernardelli.
 
Aula 13 – 29.5.2024
Arte Indígena na pintura do século 19

Discussão sobre a representação da cultura indígena na pintura brasileira do século 19.
 
Aula 14 – 5.6.2024
Iconografia da abolição

Discussão acerca das pinturas e esculturas produzidas sobre leis emancipacionistas no Brasil.
 
Aula 15 – 12.6.2024
Arte indígena

Estudo da produção de arte indígena contemporânea no Brasil.
 
Aula 16 – 19.6.2024
Aula presencial

Visita ao acervo do MASP, em São Paulo.
 
Aula 17 – 26.6.2024
Novas perspectivas da historiografia brasileira

Balanço final sobre o curso e perspectiva para o módulo no segundo semestre.

Coordenação

Kleber Amancio é professor de História, Teoria, Crítica e Curadoria de Arte do Centro de Cultura, Linguagem e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do mestrado profissional em História da África, da diáspora e dos povos indígenas pela mesma instituição. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), e visiting researcher na Harvard University. Pesquisador da linha Escravidão e Invenção da liberdade na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e lidera o Grupo de Pesquisa História e Cultura Afro-Atlântica na UFRB.

Conferencistas