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Arte Japonesa através das exposições do MASP

Horário
19h - 21h00
Duração do Módulo
ONLINE
QUINTAS-FEIRAS
5, 12, 19 E 26.02.2026
4 AULAS
Investimento
R$475,00 (quatrocentos e setenta e cinco reais) público geral

PÚBLICO GERAL  5X R$ 95,00
AMIGO MASP  5X R$ 80,75
*VALORES PARCELADOS NO CARTÃO DE CRÉDITO
Professores
Michiko Okano
Inscreva-se
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Solicitação de bolsas para professores * * Apenas rede pública
O que vou aprender neste curso?
 
  • - História da arte e estética japonesas
  • - Artistas nipo-brasileiros do acervo MASP
  • - Caligrafia, design e embalagens tradicionais
  • - Conceitos estéticos: Ma, natureza, simplicidade e ostentação
  • - Diálogos entre práticas japonesas e artistas abstracionistas nipo-brasileiros

Este curso propõe uma introdução à história da arte e à estética japonesas, a partir do diálogo com o acervo do MASP e com exposições anteriores dedicadas ao Japão. Ao longo de quatro encontros, os participantes conhecerão a trajetória de importantes artistas nipo-brasileiros, com ênfase nas obras presentes no acervo do museu, além de estabelecer relações com mostras que abordaram temas como caligrafia japonesa, embalagens tradicionais e design. A partir desses materiais, o curso explorará conexões essenciais entre a gestualidade da caligrafia japonesa e as pesquisas visuais dos artistas abstracionistas nipo-brasileiros, bem como a noção de Ma, apresentada por Seigow Matsuoka no catálogo da exposição Nipponjin. Serão discutidos ainda aspectos fundamentais da estética japonesa, incluindo a compreensão específica da ideia de “arte” no contexto nipônico, a relação intrínseca entre natureza e ser humano e a coexistência de valores estéticos aparentemente opostos da simplicidade, do rústico e do mínimo essencial ao excesso, à sofisticação e à ostentação. Voltado a interessados em arte, cultura japonesa e diálogos interculturais, o curso oferece um panorama e uma breve contextualização das múltiplas expressões estéticas do Japão.

IMPORTANTE |
As aulas serão realizadas online, ao vivo, por meio de uma plataforma de ensino. O link de acesso será enviado aos participantes após a inscrição. O curso será gravado, e cada aula ficará disponível por 30 dias após sua realização. Os certificados serão emitidos para os participantes que atingirem, no mínimo, 80% de presença nas aulas síncronas.

Planos de aulas

Aula 1 - 05/02/2026 | A exposição Embalagem Tradicional do Japão e a relação natureza-homem
Realizada no MASP em 1984, a exposição constituiu uma das mostras itinerantes organizadas pela Fundação Japão que percorreu 60 cidades do mundo. A mostra origina-se da coleção do diretor de arte Hideyuki Oka (1905-1995), que reúne suas pesquisas sobre embalagens tradicionais nipônicas. O encontro evidencia a relevância da arte da embalagem no Japão, a compreensão ampliada de “arte” que permeia o cotidiano, o refinamento no tratamento dos detalhes e a relação intrínseca entre ser humano e natureza.

Aula 2 - 12/02/2026 | Ma e Basara na exposição Nipponjin Japonês – O Japão do ponto de vista de 23 artistas.
Realizada no MASP em 1995, a exposição apresentou obras de design de 23 artistas japoneses. No catálogo da mostra, Seigow Matsuoka desenvolve o ensaio intitulado Ma e Basara, abordando duas concepções estéticas fundamentais para a compreensão da arte e cultura japonesas. Buscar-se-á demonstrar que não apenas a estética do despojamento e do mínimo essencial constitui o cânone  estético japonês – tradicionalmente identificado com tal cultura - mas também o excesso e a ostentação integram esse universo artístico.

Aula 3 - 19/02/2026 | História da arte nipo-brasileira a partir do acervo do MASP
Abordaremos nesse encontro, a trajetória da arte nipo-brasileira, desde os invisibilizados figurativistas - majoritariamente imigrantes do período pré-guerra –como Masao Okinaka, Haruo Ohara e Kenjiro Masuda. Examinaremos igualmente os artistas do pós-guerra, que aqui aportaram com formação artística consolidada no Japão, como Kazuo Wakabayashi, Sachiko Koshikoku, Tomoshige Kusuno, Yutaka Toyota, Akihiro Nakatani bem como os que aqui permaneceram temporariamente no Brasil, a exemplo de Akiko Fujita e Tadashi Kaminagai. 

Aula 4 - 26/02/2026 | As exposições sobre caligrafia japonesa e os abstracionistas nipo-brasileiros
Analisaremos as exposições de caligrafia realizadas no MASP na década de 1970 e 1980, bem como a mostra mais recente de 2008, na compreensão de que ela constitui expressão artística equiparada à pintura na cultura japonesa. O surgimento do movimento Zen’ei-sho e do coletivo Bokujinkai estabelece a mediação entre a caligrafia e a pintura. Examinaremos as obras de Tomie Ohtake, Manabu Mabe e Tikashi Fukushima investigando as correlações entre a tradição da caligrafia japonesa e o abstracionismo nipo-brasileiro.
 

Coordenação

Michiko Okano é mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), professora associada de História da Arte da Ásia na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), professora colaboradora na pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da Universidade de São Paulo (EFLCH-USP). Coordena o Grupo de Estudos Arte Ásia (GEAA). Autora e organizadora de livros, capítulo de livros e artigos sobre estética japonesa, Ma, diálogos Japão-Ocidente e artistas nipo-brasileiros. Dentre as publicações, destacam-se: Ma: entre-espaço da arte e comunicação no Japão, Ed. Annablume, 2011 e Helena e Riokai: Entre Brasil e Japão, Paris, Galeria 132, 2021. Exerceu a curadoria das exposições: Olhar InComum: Japão Revisitado realizada no Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, (2016) e Transpacific Borderlands: The art of Japanese Diaspora in Lima, Los Angeles, Mexico City and São Paulo, mostra de artistas nipo-latinos, apresentada no American National Museum, Los Angeles (2017/2018). Integra o Projeto Temático “Geopolíticas Institucionais: arte em disputa nas mostras internacionais circulantes no Brasil (1948-1978)”, financiado pela Fapesp.

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