MASP

Corpos e fantasmas na fotografia brasileira

Horário
19h-21h
Duração do Módulo
ONLINE
27.11 e 3, 4, 10, 11.12.2020
QUINTAS E SEXTAS
(5 aulas)
Investimento
Público geral
5x R$ 48,00
Amigo MASP
5x R$ 40,80
*valores parcelados no cartão de crédito
Professores
Veronica Stigger 
Neste curso, pretende-se examinar um conjunto abrangente de fotografias modernas e contemporâneas brasileiras tendo como fio condutor as noções de fantasma e corpo. Nas duas primeiras aulas, o objetivo será compreender como se dá a emergência de uma certa configuração fantasmática em alguns trabalhos de Mário de Andrade, Jorge de Lima, Boris Kossoy, Fernando Lemos, Geraldo de Barros e Claudia Andujar. Nas três aulas seguintes, será apresentado como o corpo humano se desmonta, se remonta, sai de si, encena um ideal de perfeição em fotografias de Iole de Freitas, Márcia Xavier, Vera Chaves Barcellos, Gretta Sarfaty, Arthur Omar, Klaus Mitteldorf, Eduardo Viveiros de Castro, Miguel Rio Branco, Alair Gomes e Hudinilson Júnior. 

IMPORTANTE
As aulas serão online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os alunos após a inscrição. 

Planos de aulas

Aula 1
Fantasmas: o inconsciente e a imaginação

A partir de algumas fotografias de Mário de Andrade e Boris Kossoy e das colagens fotográficas de Jorge de Lima, alunos irão observar a emergência de uma configuração fantasmagórica ligada à imaginação surrealista. 

Aula 2 – 27.11.2020
Fantasmas: a luz e a sombra

Será apresentado como algumas fotografias de Fernando Lemos, Geraldo de Barros e Claudia Andujar forjam, através dos dois elementos fundamentais à prática fotográfica (a luz e a sombra), a presença do ausente: o fantasma, o espírito, a aparição. 

Aula 3 
Corpos: a desmontagem e a remontagem

Tomando emprestadas as noções de desorganização e perda da montagem humana extraídas de A paixão segundo G. H., de Clarice Lispector, busca-se compreender como se constitui a desmontagem e a remontagem do corpo humano em algumas fotografias de Iole de Freitas, Márcia Xavier, Vera Chaves Barcellos e Gretta Sarfaty. 

Aula 4 
Corpos: o indomável e o êxtase

Por meio de certos trabalhos fotográficos de Arthur Omar, Klaus Mitteldorf, Eduardo Viveiros de Castro e Miguel Rio Branco, Stigger conduzirá um encontro sobre como o corpo humano se institui, por vezes, como lugar de êxtase, isto é, de saída de si – e de saída, também, das ideias convencionais de humanidade.

Aula 5 
Corpos: o ideal e a encenação

Alunos irão examinar como, em certos trabalhos de Alair Gomes e Hudinilson Júnior, se constitui o que se chama de encenação do corpo. Encenação não de um corpo qualquer, mas do corpo masculino segundo um determinado ideal de perfeição. 

Coordenação

Veronica Stigger é escritora, crítica de arte, curadora independente e professora universitária. Possui doutorado em teoria e crítica de arte pela Universidade de São Paulo (USP) e realizou pesquisas de pós-doutorado na Università degli Studi di Roma La Sapienza, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP) e no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp. É professora da pós-graduação em histórias das artes da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e coordena oficinas literárias em vários lugares. É autora de doze livros de ficção, entre os quais estão: Opisanie świata (2013), Sul (2016) e Sombrio ermo turvo (2019).

Conferencistas