Aula 1
Fantasmas: o inconsciente e a imaginação
A partir de algumas fotografias de Mário de Andrade e Boris Kossoy e das colagens fotográficas de Jorge de Lima, alunos irão observar a emergência de uma configuração fantasmagórica ligada à imaginação surrealista.
Aula 2 – 27.11.2020
Fantasmas: a luz e a sombra
Será apresentado como algumas fotografias de Fernando Lemos, Geraldo de Barros e Claudia Andujar forjam, através dos dois elementos fundamentais à prática fotográfica (a luz e a sombra), a presença do ausente: o fantasma, o espírito, a aparição.
Aula 3
Corpos: a desmontagem e a remontagem
Tomando emprestadas as noções de desorganização e perda da montagem humana extraídas de A paixão segundo G. H., de Clarice Lispector, busca-se compreender como se constitui a desmontagem e a remontagem do corpo humano em algumas fotografias de Iole de Freitas, Márcia Xavier, Vera Chaves Barcellos e Gretta Sarfaty.
Aula 4
Corpos: o indomável e o êxtase
Por meio de certos trabalhos fotográficos de Arthur Omar, Klaus Mitteldorf, Eduardo Viveiros de Castro e Miguel Rio Branco, Stigger conduzirá um encontro sobre como o corpo humano se institui, por vezes, como lugar de êxtase, isto é, de saída de si – e de saída, também, das ideias convencionais de humanidade.
Aula 5
Corpos: o ideal e a encenação
Alunos irão examinar como, em certos trabalhos de Alair Gomes e Hudinilson Júnior, se constitui o que se chama de encenação do corpo. Encenação não de um corpo qualquer, mas do corpo masculino segundo um determinado ideal de perfeição.
Veronica Stigger é escritora, crítica de arte, curadora independente e professora universitária. Possui doutorado em teoria e crítica de arte pela Universidade de São Paulo (USP) e realizou pesquisas de pós-doutorado na Università degli Studi di Roma La Sapienza, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP) e no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp. É professora da pós-graduação em histórias das artes da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e coordena oficinas literárias em vários lugares. É autora de doze livros de ficção, entre os quais estão: Opisanie świata (2013), Sul (2016) e Sombrio ermo turvo (2019).