Aula 1
A pedra, o barro e a cal (1500 – 1695)
O encontro de dois mundos; o universo da cidade e o universo do engenho; Francisco Dias arquiteto; jesuítas, franciscanos e beneditinos; a Companhia das Índias Ocidentais em Pernambuco; implantação do barroco costeiro.
Aula 2
O ouro e a madeira (1695 – 1808)
A descoberta do ouro e suas consequências; Ourivesaria, mobiliário e imaginária setecentistas; mestres coloniais (Mestre Valentim, Aleijadinho, Mestre Ataíde, José Joaquim da Rocha, Frei Jesuíno do Monte Carmelo); as missões jesuíticas; o barroco/rococó do Nordeste.
Aula 3
O óleo, o mármore e o bronze (1808 – 1910)
A vinda da família Real e suas consequências; a vida do Rio de Janeiro; artistas viajantes e artistas naturalistas; Academia Imperial de Belas Artes e seus mestres; a caricatura e seus alvos; o mobiliário e a arquitetura oitocentistas; nomes a se lembrar (Agostinho José da Motta, Abigail de Andrade, Estêvão Silva).
Aula 4
O ferro (1910 – 1949)
As cidades se reformulam; Eliseu Visconti; os modernistas (Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Lasar Segall); outros nomes (Nicolina Vaz de Assis, Helios Seelinger, Tulio Mugnaini, Georgina de Albuquerque); o ecletismo na cultura material; a arquitetura e o mobiliário modernos.
Aula 5
O cimento (1949 – 1970)
A internacionalização do meio artístico; Roberto Burle Marx e Flávio de Carvalho; abstração x figuração; Brasília e uma arte oficial.
Aula 6
O corpo
Artistas populares (José Antonio da Silva, Heitor dos Prazeres, Mestre Vitalino, Agnaldo dos Santos, Mestre Didi); Maria Auxiliadora; maneiristas do popular (Djanira da Motta e Silva, Tereza D’Amico, Gilvan Samico); o corpo na obra de Lygia Clark, Lygia Pape e Hélio Oiticica.