MASP

Uma introdução à história da cultura visual no Brasil

Horário
19h-21h
Duração do Módulo
ONLINE
17, 19, 24, 26.11 e 1, 3.12.2020
TERÇAS E QUINTAS
(6 aulas)
Investimento
Público geral
5x R$ 48,00
Amigo MASP
5x R$ 40,80
*valores parcelados no cartão de crédito
Professores
Giancarlo Hannud 
O objetivo do curso é fornecer um olhar panorâmico sobre o desenvolvimento da cultura visual no Brasil, desde o encontro entre portugueses e povos indígenas e africanos até as manifestações da década de 1970. Tendo como base os materiais disponíveis e as formas como eles foram trabalhados por artistas, artesãos e construtores, a proposta será identificar um imaginário específico do território, assim como características de uma cultura artística local. Serão contempladas, por exemplo, as diversas versões de Brasil que emergem de produções de construtores e artífices coloniais, como Aleijadinho e Mestre Valentim, e de viajantes europeus que registraram o país no século 19; a criação dos mitos nacionais pelos artistas da Academia Imperial de Belas Artes como Victor Meirelles e Pedro Américo; o mobiliário e arquitetura modernistas; a introdução da abstração; a institucionalização da arte popular nas décadas de 1950 e 1960 e as experimentações de Lygia Clark e Hélio Oiticica.

IMPORTANTE
As aulas serão online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os alunos após a inscrição. 

Planos de aulas

Aula 1 
A pedra, o barro e a cal (1500 – 1695)

O encontro de dois mundos; o universo da cidade e o universo do engenho; Francisco Dias arquiteto; jesuítas, franciscanos e beneditinos; a Companhia das Índias Ocidentais em Pernambuco; implantação do barroco costeiro. 

Aula 2 
O ouro e a madeira (1695 – 1808)

A descoberta do ouro e suas consequências; Ourivesaria, mobiliário e imaginária setecentistas; mestres coloniais (Mestre Valentim, Aleijadinho, Mestre Ataíde, José Joaquim da Rocha, Frei Jesuíno do Monte Carmelo); as missões jesuíticas; o barroco/rococó do Nordeste. 

Aula 3 
O óleo, o mármore e o bronze (1808 – 1910)

A vinda da família Real e suas consequências; a vida do Rio de Janeiro; artistas viajantes e artistas naturalistas; Academia Imperial de Belas Artes e seus mestres; a caricatura e seus alvos; o mobiliário e a arquitetura oitocentistas; nomes a se lembrar (Agostinho José da Motta, Abigail de Andrade, Estêvão Silva).

Aula 4 
O ferro (1910 – 1949)

As cidades se reformulam; Eliseu Visconti; os modernistas (Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Lasar Segall); outros nomes (Nicolina Vaz de Assis, Helios Seelinger, Tulio Mugnaini, Georgina de Albuquerque); o ecletismo na cultura material; a arquitetura e o mobiliário modernos. 

Aula 5 
O cimento (1949 – 1970)

A internacionalização do meio artístico; Roberto Burle Marx e Flávio de Carvalho; abstração x figuração; Brasília e uma arte oficial.

Aula 6 
O corpo 

Artistas populares (José Antonio da Silva, Heitor dos Prazeres, Mestre Vitalino, Agnaldo dos Santos, Mestre Didi); Maria Auxiliadora; maneiristas do popular (Djanira da Motta e Silva, Tereza D’Amico, Gilvan Samico); o corpo na obra de Lygia Clark, Lygia Pape e Hélio Oiticica. 
 

Coordenação

Giancarlo Hannud é formado em belas artes pela University College London e tem mestrado em história cultural e intelectual pelo Warburg Institute, ambos em Londres. Foi curador da Pinacoteca do Estado de São Paulo entre 2010 e 2015, e diretor do Museu Lasar Segall de 2018 a 2020.

Conferencistas