Aula 1 – 15.10.2020
Para além da escravidão: memórias, trajetórias e a construção do mundo afro-atlântico
Apresentação do curso, do recorte e abordagem. Aproximação à historiografia da escravidão e da liberdade nas Américas e dos debates contemporâneos. Aspectos históricos da produção social de autobiografias de escravizados.
Aula 2 – 22.10.2020
Arte e escravidão no Oitocentos
Panorama da história da arte no século 19. Apresentação e discussão do conceito de Cultura visual. Representação da população negra na arte oitocentista (Brasil, Estados Unidos e Cuba). Retomada histórica da exposição Histórias afro-atlânticas (MASP, Instituto Tomie Ohtake, 2018).
Aula 3 – 29.10.2020
Baquaqua (Brasil), tráfico atlântico e trânsitos da liberdade no mundo escravista
Discussão da autobiografia de Mahommad Gardo Baquaqua, com foco na diáspora africana no Brasil. Historiografia do tráfico comercial de africanos e das revoltas em alto mar. Aspectos de história atlântica e história marítima.
Aula 4 – 5.11.2020
Manzano (Cuba), produção poética e circulação de ideias no mundo afro-atlântico
Discussão da autobiografia de Juan Francisco Manzano, com foco na diáspora africana em Cuba. Circulação de idéias escravistas e antiescravistas no Atlântico. Antiescravismo e abolição em Cuba. Literatura e abolicionismo.
Aula 5 – 12.11.2020
Equiano e Sojourner Truth (EUA), abolicionismos e as sociedades femininas na luta pela emancipação
Discussão das autobiografias de Equiano e Sojourner Truth, com foco na diáspora africana nos Estados Unidos. O antiescravismo no Atlântico Norte. Sociedades femininas e sociedades abolicionistas. Aspectos da resistência antiescravista nos Estados Unidos (Underground Railroad e literatura).
Aula 6 – 13.11.2020
Possibilidades político-pedagógicas de uso das autobiografias e iconografias do mundo afro-atlântico
Autobiografias, memórias e escritas de si no contexto educativo. Debate sobre representação e autorrepresentação. A dimensão política da representação em primeira pessoa e a construção de processos educativos (educação formal e não-formal).
Rafael Domingos Oliveira é doutorando em história social pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre e bacharel em história pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com financiamento Fapesp. Foi professor da rede pública estadual de São Paulo. Coordenou o Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Afro-América (NEPAFRO) e autor de artigos e capítulos de livros sobre escravidão, abolicionismo e pensamento social brasileiro. Também é autor do livro Vozes afro-atlânticas: autobiografias e memórias da escravidão e da liberdade (no prelo).