MASP
logo-MASP Masp Escola
  • Ingressos
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas em Arquitetura e Urbanismo
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN

Histórias da arte - o Renascimento de Giotto a Tintoretto

Horário
19h30 – 21h30
Duração do Módulo
ONLINE
7.3 – 27.6.2022
SEGUNDAS
(17 AULAS)
Investimento
Público geral
5X R$ 294,30
AMIGO MASP
5X R$ 250,15
*valores parcelados no cartão de crédito
Professores
Renato Menezes
Especialistas Convidados
Carolina Martinez
Maya Suemi Lemos
Maria Berbara
Inscreva-se
Compartilhe
Solicitação de bolsas para professores * * Apenas rede pública

O curso oferece uma visão panorâmica dos principais artistas, obras e inovações que compuseram os trezentos anos do renascimento italiano, período cuja potência nos campos artístico e intelectual ressoa até hoje. Dos fundamentais Cimabue e Giotto à dramaticidade de Tintoretto, o trajeto contempla nomes fundamentais da época, como Botticelli, Leonardo da Vinci, Rafael, Ticiano e Michelangelo. Com apoio sempre que possível do acervo do MASP, o curso procura compartilhar categorias e etapas de observação que facilitem a fruição de obras do período.

IMPORTANTE
As aulas serão ministradas online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os participantes após a inscrição. O curso é gravado e ficará disponível aos alunos durante cinco dias. Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.

 

Planos de aulas

Aula 1 – 07.03
A invenção do Renascimento (Jacob Burckhardt e Aby Warburg)

Aula 2 – 14.03
Renascimento ou Renascimentos? (Panofsky e Jack Goody)

Aula 3 – 21.03
Vasari e o Renascimento em Florença

Aula 4 – 28.03
O Trecento: literatura e artes visuais depois da Peste Negra

Aula 5 – 04.04
O Quattrocento: parte 1 – A invenção da perspectiva (Alberti, Brunelleschi, Donatello e Masaccio)

Aula 6 – 11.04
Conferência com Carolina Martinez
Cartografia e percepções do espaço na Europa Moderna

Aula 7 – 18.04
O Quattrocento: parte 2 – A vida das imagens (Botticelli, Ghirlandaio e Verrocchio)

Aula 8 –25.04
Renascimento no Norte da Europa: os irmãos van Eyck, Rogier van der Weyden, Hugo van der Goes.

Aula 9 – 02.05
Leonardo: desenho e invenção

Aula 10 – 09.05
Urbino: o príncipe e a vida cortesã – Piero dela Francesca, Francesdo di Giorgio Martini

Aula 11 – 16.05
Conferência com Maya Suemi Lemos
Música como forma de conhecimento no Renascimento

Aula 12 –23.05
Roma: reconstruindo a Capital do Mundo – Bramante, Baldassare Peruzzi, Rafael e a decoração da capela Sistina

Aula 13 – 30.05
Mântua, Ferrara e Parma: a Antiguidade reinventada – Mantegna, Giulio Romano e Correggio

Aula 14 – 06.06
Veneza: a cor como matéria – Bellini, Giorgione, Tiziano e Tintoretto

Aula 15 – 13.06
As Guerras Italianas, o Saque de Roma e o estilo clementino – o primeiro Maneirismo e a Escola de Fontainebleau

Aula 16 – 20.06
Michelangelo e a crise do Renascimento – a Contrarreforma e as tensões do cânone

Aula 17 – 27.06
Conferência com Maria Berbara
Renascimento ibérico e as imagens do Novo Mundo
 

Coordenação

Renato Menezes é doutorando em História e Teoria da Arte pela EHESS (Paris). Mestre em História pela UNICAMP e graduado em História da Arte pela UERJ. Entre 2020 e 2021 foi Graduate Intern no departamento curatorial do Getty Research Institut. É co-organizador de França Antártica: Ensaios Interdisciplinares (2020). Suas pesquisas se concentram no estudo da cultura visual e da literatura artística da época moderna, entre a Europa e a América Latina.

Conferencistas

Carolina Martinez é doutora em História pela Universidade de Buenos Aires e pela Universidade de Paris 7 - Diderot. A sua área de investigação é a história cultural do início da modernidade e, em particular, a produção, recepção e circulação de relatos de viagens e imagens cartográficas no período de expansão transoceânica europeia. Atualmente é pesquisadora do CONICET com base na Universidade Nacional de San Martín (Argentina). Também é professora na Universidade de Buenos Aires. Em 2019 publicou Mundos perfectos y extraños en los confines del Orbis Terrarum. Utopía y expansión ultramarina en la modernidad temprana (s. XVI-XVIII) (Buenos Aires, Miño y Dávila).

Maya Suemi Lemos é doutora em História da Música e Musicologia pela Université de Paris IV - Sorbonne, professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, docente do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da UERJ e do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO. Suas pesquisas têm foco na música e na arte da Primeira Modernidade, e buscam explorar as formas pelas quais a arte, seus objetos, discursos e teorizações operam como agentes e mediadores nos processos de transformação das mentalidades.

Maria Berbara é doutora pela Universidade de Hamburgo e professora de História da Arte na UERJ. Especializou-se em arte italiana e ibérica produzida entre os séculos XV e XVII, assim como em história cultural, globalismo na Primeira Época Moderna e intercâmbios intelectuais no mundo atlântico. Atualmente pesquisa a história da França Antártica, a imagem global dos tupinambá e a relação entre arte, doenças e processos de conversão no mundo atlântico durante a primeira modernidade. Seus projetos individuais e coletivos de pesquisa foram financiados pela Fundação Getty, Villa I Tatti, DAAD/Alemanha, INHA/Paris, Fapesp, Faperj, CNPq e Capes.


 

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP