MASP

Histórias da arte – da tradição à arte moderna

Horário
19h30 – 21h30
Duração do Módulo
ONLINE
8.8 – 21.11.2023
TERÇAS
(16 AULAS)
Investimento
Público geral
5X R$ 294,30
AMIGO MASP
5X R$ 250,15
*valores parcelados no cartão de crédito
Professores
Felipe Martinez
Especialistas Convidados
Luciana Paes
Lúcia Klück Stumpf

O curso pretende apresentar e discutir as manifestações artísticas do mundo ocidental ao longo do século 19, desde a Revolução Francesa, na obra de Jacques-Louis David, até os anos que antecedem à Primeira Guerra Mundial com Pablo Picasso e Henri Matisse. O objetivo principal do curso é entender como a arte da tradição europeia se modifica ao longo do século 19 dando origem ao que se conhece de modo amplo como arte moderna. Além dos artistas já mencionados, ao longo do curso serão vistos nomes como Ingres, Delacroix, Monet, Van Gogh e Lautrec. As obras do acervo do MASP serão o fio condutor do curso. 

IMPORTANTE 
As aulas serão ministradas online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os participantes após a inscrição. O curso é gravado e cada aula ficará disponível aos alunos durante cinco dias após a realização da mesma. Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.

Planos de aulas

Aula 1 – 8.8.2023
A arte na época da revolução

A primeira aula será dedicada ao estudo das implicações políticas e sociais trazidas pela Revolução Francesa, com destaque para a vida e a obra dos neoclássicos Jacques-Louis David e Élisabeth-Louise Vigée-Le Brun.

Aula 2 – 15.8.2023
O classicismo peculiar de Jean-Auguste Dominique Ingres

 A quarta aula é dedicada ao estudo da pintura de Jean-Auguste Dominique Ingres e à comparação da sua obra com a de Delacroix
 
Aula 3 – 22.8.2023
Introdução ao Romantismo

Nesta aula, será estudado como  o romantismo foi um movimento que surgiu paralelamente ao neoclassicismo e como sua poética se opõe aos valores iluministas. Destaque para a obra de Géricault, Caspar David Friedrich e William Turner.
  
Aula 4 – 29.8.2023
Eugène Delacroix
Conferência com Luciana Paes

A conferência vai tratar da vida e da obra de Eugène Delacroix. Destaque para a série “As quatro estações de Hartmann” presentes no acervo do MASP, tema de recente pesquisa da conferencista.
 
Aula 5 – 5.9.2023
A paisagem como Revolução

No sexto encontro, será mostrado como a pintura de paisagem representa uma mudança no modo de produzir e vender obras de arte em meados do século 19. Destaque para as obras de Jean-François Millet, Camille Corot e os pintores da Escola de Barbizon.
  
Aula 6 – 12.9.2023
Courbet e Manet

Nesta semana, será visto como as obras de Gustave Courbet e Édouard Manet representam pontos de ruptura e continuidade com a tradição.
  
Aula 7 – 19.9.2023
Pedro Américo e a Batalha do Avahy: uma pintura “contemporânea do porvir”. Conferência com Lúcia Stumpf

A conferência vai tratar da obra de Pedro Américo, com destaque para a pintura a Batalha do Avahy, no contexto brasileiro do século 19. O objetivo da aula é discutir a prática de pintura de história no Brasil do período.
  
Aula 8 – 26.9.2023
O impressionismo como arte dos sentidos

Continuação dos tópicos da aula anterior e introdução ao impressionismo a partir das obras de Claude Monet, Pierre Auguste Renoir e Edgar Degas.
 
Aula 9 – 3.10.2023
O pós-impressionismo

Na décima aula, veremos como os movimentos ligados ao chamado pós-impressionismo se consolidaram na esteira do impressionismo. Veremos as obras de Georges Seurat e Toulouse-Lautrec.
 
 Aula 10 – 10.10.2023
Impressionismo e pontilhismo

Nesta aula, será visto como o impressionismo abriu caminho para novas experiências no campo da arte e de que modo a arte fenomenológica abre caminho para as vertentes do pós-impressionismo.
  
Aula 11 – 17.10.2023
Van Gogh – entre o mito e a loucura

 A aula abordará a produção do pintor holandês Vincent van Gogh e como sua vida se tornou um paradigma para o artista na modernidade.

Aula 12 – 24.10.2023
Cézanne e Gauguin – o caminho para as vanguardas

Neste encontro, veremos como a arte de Paul Cézanne e Paul Gauguin preparam terreno para as manifestações de vanguarda da arte do começo do século 20.
 
Aula 13 – 31.10.2023
Pablo Picasso

Neste encontro será visto como a arte dos primeiros anos do século 20 feita por Picasso ajuda a entender os desdobramentos do pós-impressionismo, especialmente da pintura de Cézanne. Também serão estudados os desdobramentos da arte cubista e sua relação com a arte abstrata.
  
Aula 14 – 7.11.2023
Henri Matisse

Na penúltima aula, será visto como a arte de Matisse foi um desdobramento da arte do final do século 19 e como o fauvismo aponta caminhos para as gerações posteriores. Destaque para as obras de Matisse presentes no acervo do MASP.

Aula 15 – 14.11.2023
Abstrações

Nesta aula, será visto como a arte abstrata se manifestou de maneiras variadas no começo do século 20, a partir da obra de Kandinsky, Hilma af Klint e Piet Mondrian. Embora esses artistas não estejam presentes no acervo do museu, será mostrado como outras obras da coleção se relacionam com eles. 

Aula 16 – 21.11.2023
A arte na época da Primeira Guerra Mundial: os “ismos” do século 20

A última aula fará um resumo dos diversos movimentos estudados ao longo do curso. Veremos como a arte do século 19 prepara o caminho para a explosão das vanguardas no começo do século 20, em movimentos como fauvismo, cubismo, abstracionismo, expressionismo, entre outros. 

Coordenação

Felipe Martinez é doutor em história da arte pela Unicamp e pós-doutorando no MAC-USP e na Universidade de Amsterdã.  Defendeu mestrado sobre as obras de Van Gogh do acervo do MASP, onde também trabalhou como pesquisador. Atua como professor nos principais museus e espaços culturais de São Paulo, como o MAM, o MASP e a Casa do Saber. É professor da pós-graduação da PUC-SP e foi pesquisador associado no Nederlands Instituut voor Kunstgeschiedenis (RKD), na Holanda. É membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e da Associação Internacional dos Críticos de Arte (AICA).

Conferencistas

Luciana Paes é graduada em Educação Artística pela Universidade Federal do Paraná e em Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Mestra e doutora em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio de pesquisa na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris. Atua como professora colaboradora no Bacharelado em Artes Visuais da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/EMBAP).
 
Lúcia Klück Stumpf é pesquisadora Pós-Doutoranda junto ao Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP e Affiliated Scholar do Brazil Lab, Princeton University. Mestre e Doutora pela Universidade de São Paulo com pesquisas sobre história da arte e cultura visual no Brasil, séculos 19 e 20. Ganhadora do Prêmio Antônio Cândido de Melhor Tese em Humanidades pela Latin American Studies Association (LASA) Brazil Section (2020). Co-autora do livro “Batalha do Avaí: a beleza da barbárie” (Editora Sextante, 2013), vencedor do prêmio de melhor livro de História e Ciências Sociais da Academia Brasileira de Letras (2014).