MASP

Histórias da arte: moderna e contemporânea - 5ª edição

Horário
19h30 às 21h30
Duração do Módulo
13.3 a 10.7.2018
Terças-feiras
19h30 às 21h30
Investimento
5 x R$ 272,00*
Amigo MASP
5 x R$ 244,80*

*O parcelamento em 5x só pode ser feito no cartão de crédito.
Coordenação
Daniel Jablonski
Especialistas Convidados
Ana Maria Maia, Fabio Zucker e Frederico Coelho

O curso tem por objeto a produção artística da segunda metade do século 19 até os dias atuais. Longe da exposição de uma história da arte linear e homogênea, propõe-se aqui abordar os artistas e suas obras à luz de determinado número de questões, de ordem formal, mas também filosófica e social, relevantes a seus contextos. Não se trata, com isso, de retirar à arte sua especificidade no interior da esfera cultural, mas, pelo contrário, de abrir sua história à outras perspectivas e narrativas possíveis. Almeja-se, idealmente, que cada uma das aulas possa funcionar como uma pequena introdução autônoma à história da arte moderna e contemporânea, orientada por uma questão específica, desde sua origem até seus desdobramentos posteriores. Ao final do curso o aluno deverá ser capaz, não apenas de identificar a produção artística nos períodos abordados, como de compreender sua motivação, seus mecanismos históricos, mas também seus impasses diante de questões que seguem em aberto.

Planos de aulas

Aula 1 – 13.3
Moderno e Modernidade: introdução aos conceitos. 

Revoluções industriais e sociais: a poesia e a vida na capital do século 19. As exposições universais e o contexto imperialista.

Aula 2 – 27.3
Pintar ou mudar a capital: o artista como retratista de seu tempo, como produtor autônomo e agitador político. Os salões oficiais e seus recusados. A experiência da Comuna de Paris. 

Aula 3 – 03.4
Imagens em massa e imagens da massa: a invenção da fotografia e da pintura ao ar livre. O impressionismo e os subúrbios parisienses. A autonomia do olhar e a reinvenção da crítica de arte.
Visita na coleção do MASP: Quatro bailarinas em cena, 1885 - 1890, de Edgar Degas e A canoa sobre o Epte, circa 1890, de Claude Monet

Aula 4 – 06.4
O interesse pelo “primitivismo” nos salões independentes. O fauvismo entre máscaras africanas e maçãs de Cézanne. A natureza do moderno e seu avesso colonial. 

Aula 5 – 10.4
(Conferência com Fabio Zuker)
O interesse pelo “primitivo” no Brasil. A antropofagia de Oswald de Andrade. Tarsila do Amaral, Vicente do Rego Monteiro, Maria Martins.

Aula 6 – 17.4
Decomposição, abstração e construção: o Cubismo em movimento nas vanguardas internacionais. Revolução, engajamento e pesquisa. Artistas na sala de aula: Vkhutemas, Bauhaus, De Stjill. 

Aula 7 – 24.4
O readymade entre Dadaísmo e Surrealismo. Retirada e avanço, nonsense e estratégia. Qualquer coisa na hora certa: a pintura como instantâneo fotográfico.

01/05/2018 FERIADO

Aula 8 – 08.5
Depressão, expressão e crítica social no entre-guerras. Arte a beira da catástrofe: ascensão do totalitarismo, perseguição aos artistas e as exposições de Arte Degenerada. As escolas da forma, do signo e da boêmia contra o Nazismo.  

Aula 9 – 15.5
High e Low, kitsch e vanguarda: o papel da indústria cultural, da crítica de arte e do expressionismo abstrato no contexto norte-americano. Modernismo, liberdade e ideologia.

Aula 10 – 22.5
O efeito Duchamp: consumo, reprodução e crise da autoria na Arte Pop: a pintura como imagem de si mesma.
Visita na coleção do MASP: Repressão, 1968, Claudio Tozzi e Bananas e cordas 3, 1973 Antonio Henrique Amaral

Aula 11 – 29.5
A experiência concreta e neo-concreta no Brasil (Conferência com Frederico Coelho)
Entre moderno e contemporâneo. 

Aula 12 – 05.6
Minimalismo, arte pòvera, arte processual, arte conceitual: novas vanguardas internacionais reunidas na exposição When Attitudes become form (1969).

Aula 13 – 12.6
A fotografia como arte, a arte como fotografia: olhares modernos e contemporâneos sobre o mundo das coisas. Museus imaginários e livros de artista.

Aula 14 – 19.6
Formas híbridas de arte: happening, performance e instalação. Formas indefinidas de história: anti-moderno, pós-moderno, contemporâneo.

Aula 15 – 26.6
“Hoje a arte é esse comunicado!” (Conferência com Ana Maria Maia)
Algumas estratégias dos conceitualistas brasileiros. 

Aula 16 – 03.7
A emergência do curador como autor e o fantasma de um novo árbitro do gosto. Instituição, crítica e comunidade. Feminismo nos anos 1970 e retorno à pintura nos anos 1980.

Aula 17 – 10.7
Arte por toda parte: o boom das bienais, galerias, feiras e leilões. Obsolescência do novo e as potências do passado: outras estratégias museológicas na construção de narrativas históricas.
Visita na coleção do MASP: Tempo suspenso de um estado provisório, 2011 – 2015, Marcelo Cidade

Coordenação

Daniel Jablonski é artista visual, professor e pesquisador independente. Obteve o título de mestre em Filosofia Contemporânea pela Sorbonne-Panthéon, Paris, e em História e Política do Museu e do Patrimônio / Estudos em Crítica e Curadoria pelo Institut National d’Histoire de l’Art, Paris, e Columbia University, Nova York. Sua produção multifacetada, conjugando teoria e prática, pode ser apresentada tanto na forma de fotografias, objetos, instalações e performances, quanto de uma publicação ou de uma palestra. Seus escritos, incluindo entrevistas, traduções, ensaios e críticas, podem ser encontradas tanto em revistas de literatura, como Serrote (Instituto Moreira Salles - RJ), revistas de arte como Amarello (SP) e Octopus Notes (Paris), bem como publicações acadêmicas, como Concinnitas (pós-graduação em artes - UERJ) e Poiésis (pós-graduação em filosofia - UFF-Rio). 

Conferencistas

Ana Maria Maia é pesquisadora, curadora, professora de arte contemporânea e doutoranda em Teoria e Crítica de Arte na Universidade de São Paulo. Foi curadora adjunta do 33º Panorama de Arte Brasileira do Museu de Arte Moderna de São Paulo (2013) e curadora do Rumos Artes Visuais do Itaú Cultural (2011-2). É autora do livro Arte-veículo: intervenções na mídia de massa brasileira, (Editora Aplicação, 2016), realizado com Bolsa Funarte 2014 de Estímulo à Crítica de Arte, entre outros.