MASP

Histórias da arte: o Renascimento de Giotto a Tintoretto

Horário
19h30 - 21h30
Duração do Módulo
11.3 a 01.7.19 (17 aulas)
Investimento

5x R$ 294,30* 

AMIGOMASP

5x R$ 264,87* 

* O parcelamento em 5x só pode ser feito no cartão de crédito.

Coordenação

Juliana Guide

O curso oferece uma visão panorâmica dos principais artistas, obras e inovações que compuseram os trezentos anos do Renascimento italiano, período cuja potência nos campos artístico e intelectual ressoa até hoje. Dos fundamentais Cimabue e Giotto à dramaticidade de Tintoretto, o trajeto contempla nomes fundamentais do período, como Botticelli, Leonardo da Vinci, Rafael, Ticiano e Michelangelo. Com apoio sempre que possível do acervo do MASP, o curso procura compartilhar categorias e etapas de observação que facilitem a fruição de obras do período.

Planos de aulas

Aula 1 – 11.3.2019
Apresentação do curso 
Introdução: como observar uma obra de arte? Elementos e etapas fundamentais. Renascimento: sentidos, contextos e recortes possíveis
Giorgio Vasari e a vida dos artistas. A importância da antiguidade greco-romana na Itália nos princípios da modernidade
Visita ao Acervo em transformação: estátua da deusa Higeia

Aula 2  – 18.3.2019
O Trecento ou a “Prima Maniera”
A tradição de pintura bizantina e Cimabue. Duccio e a escola sienesa. Giotto e a escola florentina. Simone Martini e os irmãos Lorenzetti

Visita ao acervo MASP:
Maestro del Bigallo, Virgem em majestade com o Menino e dois anjos, circa 1275 
Maestro di San Martino alla Palma, Virgem com o menino Jesus, 1310-20 

Aula 3  – 25.3.2019
O Quattrocento. O concurso para a porta do Batistério de San Giovanni. Brunelleschi e a perspectiva. A pintura de Masaccio e a escultura de Donatello. O gótico internacional

Visita ao acervo MASP: 
Maestro del 1416, Madona com o Menino no trono e quatro santos, 1410-15 

Aula 4  – 1.4.2019
Inovações e permanências: Alberti, Fra Angelico, Paolo Uccello, Lippi

Aula 5  – 8.4.2019
Para além da Toscana: Piero della Francesca, Antonello da Messina e Andrea Mantegna

Aula 6  – 15.4.2019
Renascimento no Norte da Europa: os irmãos van Eyck, Rogier van der Weyden, Hugo van der Goes e Dürer

Aula 7  – 22.4.2019
Veneza: Giovanni Bellini e Giorgione

Visita ao Acervo em transformação: 
Giovanni Bellini, A Virgem com o Menino de pé abraçando a Mãe (Madona Willys), 1480-90

Aula 8  – 29.4.2019
Além de Donatello: a escultura de Luca dela Robbia, Antonio Pollaiolo e Andrea del Verrocchio

Aula 9  – 6.5.2019
Florença na era de Lorenzo, o Magnífico: Botticelli, Ghirlandaio, Piero di Cosimo

Visita ao Acervo em transformação: 
Sandro Botticelli e ateliê, Virgem com o Menino e são João Batista criança, 1490-1500
Piero di Cosimo, Virgem com o Menino, são João Batista criança e um anjo, 1500-10

Aula 10  – 13.5.2019
Leonardo da Vinci 

Visita ao Acervo em transformação: 
Giampietrino, A Virgem amamentando o Menino e são João Batista criança em adoração, 1500-20

Aula 11  – 20.5.2019
Michelangelo em seus anos iniciais. Formação em Florença, realização das obras de Baco, Pietá, David e Madona Bruges e Tondo Doni. A disputa com Leonardo e A Batalha de Cascina

Aula 12 - 27.5.2019
Perugino e  Rafael 

Visita ao Acervo em transformação: 
Pietro Perugino e ateliê, São Sebastião na coluna, 1500-10 
Rafael, Ressurreição de Cristo, 1499-1502  

Aula 13  – 03.6.2019
O Cinquecento e a Roma do Papa Julio II. Bramante e a nova Basílica de São Pedro. Michelangelo: o túmulo de Julio II e a Capela Sistina. Rafael: as salas papais

Aula 14  – 10.6.2019
Michelangelo de volta a Florença: a fachada de San Lorenzo, a Capela Medici e a Biblioteca Laurenziana. Última fase de Michelangelo em Roma: Juízo Final, Capela Paulina, Campidoglio e as obras de São Pedro

Aula 15 – 17.6.2019
Michelangelo e a maneira. Maneirismo: os casos de Florença (Andrea Del Sarto, Pontormo, Rosso, Bronzino) e Parma (Correggio e Parmigianino) 

Aula 16  – 24.6.2019
Veneza:  A primazia de Ticiano

Visita ao Acervo em transformação: 
Ticiano, Retrato do cardeal Cristoforo Madruzzo, 1552

Aula 17  – 01.7.2019
Maneirismo em Veneza: Tintoretto e Veronese

Visita ao Acervo em transformação: 
Jacopo Tintoretto, Ecce Homo ou Pilatos apresenta Cristo à multidão, 1546-47

Coordenação

Juliana Guide é mestre em Estudos da Tradição Clássica, na linha de pesquisa em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Conferencistas