MASP

Histórias do vestir: cinco artistas negros no acervo do MASP

Horário
19H-21H
Duração do Módulo
ONLINE
22 e 29.7 e 5, 12 e 19.8.2020
QUARTAS
(5 aulas)
Investimento
Público geral
5x R$ 48,00
Amigo MASP
5x R$ 40,80
*valores parcelados no cartão de crédito
Professores
Hanayrá Negreiros
Quais são as intersecções possíveis entre as histórias das artes e as histórias das modas no Brasil? O curso baseia-se nesse questionamento e no legado das exposições Histórias afro-atlânticas e Histórias das mulheres, histórias feministas, realizadas pelo MASP em 2018 e 2019, respectivamente. A cada aula será abordado um artista brasileiro presente nessas mostras e que hoje tem obras no acervo do museu. O objetivo é inspirar discussões sobre os estudos do vestir e sobre as relações entre indumentária, moda e arte como alternativas para pensar histórias e narrativas negras. O curso propõe também uma reflexão sobre arte-educação a partir de obras do acervo do MASP.

Planos de aulas

Aula 1 – 22.7.2020 
O vestir e o festejar na obra de Heitor dos Prazeres

Nascido no final do século XIX no Rio de Janeiro, Heitor dos Prazeres retratou manifestações e festejos de origens africanas, evidenciando diversas heranças culturais negras do país. A aula servirá para ampliar o olhar para as criações vestimentares que o artista traz em sua obra, resgatando histórias que entrelaçam o pintar, o vestir e o festejar.

Aula 2 – 29.7.2020
Ela pinta como se estivesse bordando: vestimentas e religiosidades na obra de Maria Auxiliadora

Maria Auxiliadora desde muito jovem trouxe para as suas criações reflexões sobre cotidianos e culturas afro-brasileiras, a partir de práticas de pintura que unem memórias e repertórios pessoais. Alunos irão dedicar o olhar sobre o vestir em algumas das representações de religiosidades e imaginários femininos expostos na mostra individual da artista que ocorreu no MASP em 2018. 

Aula 3 – 5.8.2020
“Tecituras” e costuras na obra de Rosana Paulino

Rosana Paulino, artista visual, educadora e curadora, traz em sua obra combinações de práticas artísticas plurais, elaborando narrativas sobre violências coloniais, memórias que são ancoradas em corpos negros e a presença estruturante de mulheres negras na construção social do país. A aula abordará como a costura e o ato de tecer podem ser lidos como elementos de conexão entre histórias que contam sobre o Brasil.

Aula 4 – 12.8.2020
Acervos e memórias de família na obra de Aline Motta

Nascida em Niterói, Aline Motta traz em suas obras referências resultantes de um profundo mergulho em histórias e acervos de sua família, culminando em uma cartografia poética que possui como componentes a memória, ancestralidade e negritude. Na aula, discute-se como as múltiplas combinações de práticas artísticas, como a fotografia, o vídeo e materiais têxteis tornam-se dispositivos interessantes para ampliar narrativas e contar histórias.

Aula 5 – 19.8.2020
Retratos e histórias brasileiras na obra de Dalton Paula

O encontro, ancorado na exposição Histórias afro-atlânticas (MASP, 2018), tem como objetivo iniciar discussões sobre duas figuras resgatadas visualmente por Dalton Paula: Zeferina e João de Deus. As pinturas hoje integram o Acervo em transformação (mostra de longa duração do museu) e foram criadas especialmente para estarem em Histórias afro-atlânticas. Os trabalhos jogam luz sobre histórias que foram apagadas da memória brasileira e, retomadas em forma de retratos, recontam trajetórias de insurgência e resistência no país por meio de rostos negros. 

 

Coordenação

Hanayrá Negreiros é pesquisadora em moda, história cultural e práticas curatoriais. Mestre em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), possui como principais focos de estudo as estéticas afro-brasileiras e africanas que se manifestam por meio de indumentária, iconografia, religiosidades e memórias de família. Entre novembro de 2019 e março de 2020 foi curadora da exposição Indumentárias negras em foco, resultado de uma parceria entre o Instituto Moreira Salles e o Instituto Feira Preta. Atualmente é professora de cursos no MASP Escola e no Adelina Instituto e assina a coluna mensal Negras maneiras na revista ELLE Brasil.

Conferencistas