Aula 1 – 2.8.2021
Do renascimento ao barroco
Nesta aula serão discutidos alguns aspectos da arte da tradição ocidental no acervo do museu, desde nomes do renascimento, como Botticelli, Perugino e Rafael, até destaques da época barroca, como Van Dyck e Rubens.
Aula 2 – 3.8.2021
Do barroco ao século 19
No segundo encontro, serão estudadas as características das obras produzidas entre o século 18 e o século 19, nas obras de nomes como Fragonard, Delacroix, Courbet e Manet, interligando a biografia e os estilos dos artistas ao que foi anteriormente discutido.
Aula 3 – 4.8.2021
Arte moderna, de Monet a Matisse
Neste encontro será dado destaque a obras de artistas que fazem parte do que se conhece como arte moderna, como Monet, Van Gogh, Cézanne, Picasso e Matisse.
Aula 4 – 5.8.2021
Modernismo brasileiro no acervo do MASP
Na quarta aula, será visto como o acervo do museu conta uma história da arte modernista brasileira por meio de obras de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Portinari e Di Cavalcanti.
Aula 5 – 6.8.2021
Arte contemporânea no acervo no MASP
A última aula vai tratar da produção contemporânea presente no acervo do museu, dando destaque para obras de artistas presentes nas mostras Histórias Afro-atlânticas e Histórias feministas, como Rosana Paulino, Dalton Paula, Flavio Cerqueira e Aline Motta.
Felipe Martinez é doutor em história da arte pela Unicamp. Defendeu mestrado sobre as obras de Van Gogh no acervo do MASP, onde também trabalhou como pesquisador. Atua como professor nos principais museus e espaços culturais de São Paulo, como o MAM, o MASP e a Casa do Saber. Realizou parte de sua pesquisa de doutorado no Museu Van Gogh, em Amsterdã, e foi pesquisador associado do Nederlands Instituut voor Kunsgeschiedenis (RKD) em Haia. Também é professor da pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA).