MASP

Introdução à História da arte

Horário
19H – 21H
Duração do Módulo
ONLINE E PRESENCIAL
22 – 26.7.2024
SEGUNDA A SEXTA
(5 AULAS)
Investimento

PÚBLICO GERAL
5X R$ 54
AMIGO MASP
5X R$ 45,5
*VALORES PARCELADOS NO CARTÃO DE CRÉDITO

Professores
Juliana Ferrari Guide

A abrangência do acervo do MASP permite com tranquilidade um estudo amplo e diversificado da História da arte a partir de suas obras. Essa amplitude reflete a própria história do museu, da aquisição de obras que compõem o cânone da arte europeia, passando pela valorização da arte brasileira e popular e chegando aos recentes esforços para diversificar e ampliar o acervo – estes corporificados pelos grandes ciclos expositivos como Histórias afro-atlânticas, Histórias das mulheres, histórias feministas, Histórias brasileiras, Histórias indígenas e o atual Histórias da diversidade LGBTQIA+. O objetivo do curso é portanto apresentar dimensões das muitas histórias da arte que se desenham a partir das obras do acervo, além de colaborar para o desenvolvimento de um olhar atento e consciente para elas.


IMPORTANTE
As aulas serão ministradas online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os participantes após a inscrição. O curso é gravado e ficará disponível aos alunos durante cinco dias. Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.

----

O MASP, por meio do apoio da VR, oferece bolsas de estudo para professores da rede pública em qualquer nível de ensino.

 

Planos de aulas

Aula 1 – 22.7.2024
Do Renascimento ao Barroco

No primeiro encontro, serão apresentados alguns elementos centrais da tradição da arte europeia a partir de sua constituição nos períodos do Renascimento e do Barroco, apontando também para seus desenvolvimentos na América Latina. Para tanto mobilizaremos importantes obras do acervo do MASP, de artistas como Perugino, Rafael, Tiziano, Tintoretto, Rembrandt, Velásquez e a Escola de Cuzco.

Aula 2 – 23.7.2024
Séculos 18 e 19

No segundo encontro, abordaremos as modificações ocorridas entre o século 18 e o século 19, a partir de obras de Fragonard, Ingres, Delacroix, Courbet e Manet.

Aula 3 – 24.7.2024
De Monet a Matisse 

No terceiro encontro, trataremos das importantes e profundas inovações da segunda metade do século 19 em diante. Abordaremos, a partir do acervo, Monet, Van Gogh, Cézanne, Picasso e Matisse.

Aula 4 – 25.7.2024
Arte contemporânea 

No quinto encontro, trataremos da multiplicidade e da expansão de suportes, sujeitos e concepções que caracteriza a produção contemporânea. O percurso será feito a partir de obras de artistas do acervo como Rosana Paulino, Sônia Gomes, MAHKU, Guerrilla Girls, Beatriz Milhazes, entre outros.
 
Aula 5 – 26.7.2024  PRESENCIAL
Encontro presencial

Visita Guiada ao MASP. 

Coordenação

Juliana Ferrari Guide é mestra em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com estágio de pesquisa na Itália através de Programa Santander de Bolsas de Mobilidade Internacional. Suas pesquisas se centram em pintura italiana do século 17, iconografia de heroínas femininas e pintoras italianas dos séculos 16-17.  Atualmente é professora de História da arte no MASP Escola, atuando em cursos de temáticas variadas como  Renascimento italiano, mulheres artistas, representação de heroínas femininas, arte moderna brasileira e vestuário e representação de pessoas negras na pintura europeia do início da Era Moderna.
 

Conferencistas