MASP
logo-MASP Masp Escola
  • Ingressos
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • Férias no MASP
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas em Arquitetura e Urbanismo
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN

Introdução à História da arte pelo Acervo do MASP

Horário
15h-17h
Duração do Módulo
ONLINE
15, 22, 29.5 e 5, 12.6.2020
(5 aulas)
Investimento
Inscrições a partir de 6.5.2020

R$208,00*
5x R$41,60*
*valores parcelados no cartão de crédito
Professores
Felipe Martinez
Inscreva-se
Compartilhe
Solicitação de bolsas para professores * * Apenas rede pública
Muitas histórias da arte podem ser contadas pelo acervo do MASP. Nele, é possível encontrar obras de períodos e estilos diversos, que vão de grandes nomes da tradição até expoentes da produção contemporânea. Desde que a coleção do museu começou a ser montada em meados do século passado, o acervo do MASP tem passado por transformações que buscam aproximar a história da arte do público e pensar os rumos da produção atual. Nos últimos anos, esse movimento se intensificou em mostras como Histórias Afro-atlânticas e Histórias das mulheres e Histórias feministas, que trouxeram novos artistas e novas obras para o acervo do museu. Assim, pinturas consagradas, como a Ressurreição de Cristo (1499-1502), de Rafael, e O Escolar (1888), de Vincent van Gogh, são expostas com obras de artistas que refletem as preocupações de nossa época: um diálogo que instiga a reflexão tanto sobre a história da arte quanto sobre a produção contemporânea. 

Tendo essa variedade em vista, em cinco aulas, este curso online pretende discutir a história da arte a partir do acervo do MASP, serão abordados os seguintes temas: Renascimento e Barroco, nas obras de mestres como Rafael e Rembrandt; arte moderna, nas obras de nomes como Monet e Van Gogh; Modernismo brasileiro, através de artistas como Tarsila do Amaral e Anita Malfatti; e a produção contemporânea de artistas como Rosana Paulino, Aline Motta e Dalton Paula.

 
 

Planos de aulas

Aula 1 – 15.5.2020 
Do Renascimento ao Barroco. Nesta aula, serão discutidos alguns aspectos da arte da tradição ocidental no acervo do museu, desde nomes do Renascimento, como Perugino e Rafael, até destaques da época Barroca, como Rembrandt e Velázquez.

Aula 2 – 22.5.2020
Do Barroco ao século 19. 
No segundo encontro, serão estudadas as características das obras produzidas entre o século 18 e o século 19, nas obras de nomes como Fragonard, Delacroix e Ingres, interligando a biografia e os estilos dos artistas ao que foi anteriormente discutido. 

Aula 3 – 29.5.2020
Arte Moderna, de Monet a Matisse. 
Neste encontro, será dado destaque a obras de artistas que fazem parte do que se conhece como arte moderna, como Monet, Van Gogh, Picasso e Matisse.

Aula 4 – 5.6.2020
Modernismo brasileiro no acervo do MASP. 
Na quarta aula, será visto como o acervo do museu conta uma história da arte modernista brasileira por meio de obras de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Di Cavalcanti.

Aula 5 – 12.6.2020
Arte contemporânea no acervo no MASP. 
A última aula vai tratar da produção contemporânea presente no acervo do museu, dando destaque para obras de artistas presentes nas mostras Histórias Afro-Atlânticas e Histórias Feministas, como Rosana Paulino, Dalton Paula, Jaime Lauriano, Virginia de Medeiros e Giulia Andreani.

 
 

Coordenação

Felipe Martinez é doutor em história da arte pela Unicamp. Defendeu mestrado sobre as obras de Vincent van Gogh no acervo do MASP, onde também trabalhou como pesquisador. Atua como professor nos principais museus espaços culturais de São Paulo, como o MAM, o MASP e a Casa do Saber. É professor convidado do curso de Museologia e Formação Cultural da PUC de São Paulo e foi pesquisador visitante do Museu Van Gogh e pesquisador associado do Nederlands Instituut voor Kunstgeschiedenis, ambos na Holanda.

Conferencistas

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP