Este curso apresenta aspectos específicos da vida e obra do poeta, jornalista, advogado e ativista Luiz Gama (1830-1882), de forma interdisciplinar, estabelece relações e diálogos entre textos, contextos e imagens produzidos do século 19 à atualidade.
Nascido em Salvador, o filho de Luiza Mahin é um dos mais notáveis e influentes negros do Segundo Império. Autodidata, é o único a ter sofrido a escravidão antes de se tornar defensor dos escravizados. Ocupa lugar pioneiro na literatura, história, direito, tendo contribuído para a formação do imaginário político e pensamento social brasileiro.
Impossível pensar histórias da escravidão, abolicionismo, república, direitos humanos e antirracismo sem evocar o protagonismo deste “extremo democrata”.
Não será exagero afirmar que Luiz Gama possui envergadura semelhante à de célebres personagens afro-diaspóricos como o estadunidense Frederick Douglass, com o qual partilha igualmente o apreço pelas artes. Fundador de periódicos ilustrados pioneiros, compreendeu cedo o poder da imagem associada à palavra.
Os conteúdos abordados nas aulas pretendem evidenciar elementos que servem de base a representações de ou a partir de Luiz Gama nas artes visuais, de Angelo Agostini e Militão Augusto de Azevedo a Sidney Amaral e Dalton Paula.
O curso é voltado para estudantes, pesquisadores e professores interessados pelo tema.
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IMPORTANTE
As aulas serão ministradas online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os participantes após a inscrição. O curso é gravado e cada aula ficará disponível aos alunos durante até trinta dias após a realização da mesma.
Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.
Na compra de um curso, ganhe 50% de desconto na inscrição em outro curso de mesmo módulo*.
*Em caso de curso presencial, o desconto é válido para ambos os módulos.
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O MASP, por meio do apoio da VR, oferece bolsas de estudo para professores da rede pública em qualquer nível de ensino.
Aula 1 - 08.10.2024
Luiz Gama por ele mesmo: construção (auto)biográfica e imagem para a posteridade
Nesta aula, traçaremos paralelos com as narrativas de vida em primeira pessoa e imagens (pinturas, desenhos) de ex-escravizada(o)s letrada(o)s em espaços afro-diaspóricos. Será analisada a Carta a Lúcio de Mendonça. Trata-se do único relato direto de um ex-escravizado no Brasil. Observaremos o cruzamento de gêneros textuais de natureza e funções diferentes (epistolar, biografia, autobiografia), além de observar as informações lacunares sobre a primeira menção à figura de sua mãe, Luiza Mahin.
Aula 2 - 15.10.2024
Ciências e Letras (não) são para ti: a produção poética de Luiz Gama e a autoria negra na literatura brasileira
Nesta aula faremos uma apresentação geral das Primeiras Trovas Burlescas de Getulino e do “objeto-livro” nas edições de 1859 e 1861; a sátira, caricatura em palavras; leitura comentada de poemas; cor, corpo e ethos negro; a inversão do cânone ocidental; a radiografia étnico-racial da sociedade brasileira; a crítica ao embranquecimento e ao racismo; o tema pioneiro da “musa” negra; representações iconográficas do mito ocidental de Orfeu (séc. 18 e 19); o corpo negro-africano em Debret.
Aula 3 - 22.10.2024
A verve de Luiz Gama e o traço de Angelo Agostini, fundadores da imprensa ilustrada em São Paulo
Esta aula divide-se em dois momentos: 1) observação do entrelaçamento entre textos, imagens e narrativas visuais e evolução ao longo das publicações publicação dos dois periódicos; 2) Análise dos textos de Luiz Gama e desenhos de Agostini, o tratamento dado a três temas preferenciais: a moda, a guerra do Paraguai, a cidade.
Aula 4 - 29.10.2024
Representações de Luiz Gama nas artes visuais
Esta aula tem como objetivo observar e discutir as formas como Luiz Gama é representado nas artes visuais por seus contemporâneos até os artistas da atualidade. Comentaremos o contexto de realização das obras identificando elementos intertextuais presentes, por exemplo, em obras de Raul Pompeia e Sidney Amaral. Paralelamente, pretende-se estabelecer diálogos com a iconografia sobre a escravidão e liberdade, produzida na Europa ou nos Estados Unidos no mesmo período.
Ligia Fonseca Ferreira é professora na Universidade Federal de São Paulo. Ela é bacharel em Letras e Linguística pela USP, mestre em Análise do Discurso pela Universidade de Paris 13 e doutora em Letras pela Universidade de Paris 3 – Sorbonne, com uma tese sobre Luiz Gama. Realizou pós-doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros da USP.
Organizou as edições de Primeiras Trovas Burlescas & outros poemas (2000), Com a palavra Luiz Gama: Poemas, artigos, cartas, máximas (2011) e Lições de resistência: artigos de Luiz Gama na imprensa de São Paulo e do Rio de Janeiro, 2020. Como tradutora, trabalhou em "Os condenados da Terra", de Frantz Fanon (2022), e "Uma africana no Louvre: O Lugar do Modelo", de Anne Lafont (2022).