O objetivo principal do curso é discutir as características e operações do museu na contemporaneidade buscando compreender como alguns aspectos técnicos são vinculados à decisões e escolhas de caráter ético, político e ideológico. Desde o surgimento da noção de patrimônio será importante pensar como questões de fortalecimento do poder do estado estão implicados na criação dos grandes museus nacionais. A institucionalização da arte não foge a essas mesmas premissas e devem ser problematizadas as formas de incorporação de acervos e os significados da própria ideia de coleção atrelada fortemente aos museus. Como reflexão e crítica a tais características, uma nova museologia pretende fazer a revisão do museu como local de reiteração de valores consolidados. Museus locais recolocam suas pautas e temas face aos grandes temas globais. Pretende-se discutir como questões vinculadas ao patrimônio imaterial e a necessária presença de demandas concretas da sociedade contemporânea levaram o museu a repensar seu formato e sua inserção no âmbito das comunidades buscando atender a exigências urgentes de acessibilidade, inclusão, diversidade e sustentabilidade previstos, inclusive, na sua nova definição ratificada pela própria comunidade museológica.
------------
IMPORTANTE
As aulas serão ministradas online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os participantes após a inscrição. O curso é gravado e cada aula ficará disponível aos alunos durante cinco dias após a realização da mesma. Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.
------------
O MASP, por meio do apoio da VR, oferece bolsas de estudo para professores da rede pública em qualquer nível de ensino.
Aula 1 – 16.09.2024
Surgimento da noção de patrimônio e da criação de museus
Serão abordados os principais pressupostos de definição do conceito de patrimônio histórico e sua implicação no surgimento dos museus modernos. Quais suas principais características e sua relação com os ideais da democracia moderna.
Aula 2 – 23.09.2024
Conceituação contemporânea de Museu e Museologia
A partir dos conceitos estabelecidos de museu e museologia, pretendemos apresentar definições contemporâneas que problematizam a ideia de museu e como o público participa dos mesmo por meio, sobretudo, das exposições e ações educativas.
Aula 3 – 30.09.2024
O que significa Preservar e Comunicar o patrimônio
Trataremos do sistema de ações museológicas que implica em uma série de princípios que permitem que objetos e registros de memória façam sentido ao serem incorporados como narrativas constituídas e abertas ao debate.
Aula 4 – 07.10.2024
Os museus de arte moderna e contemporânea
A criação de museus de arte moderna gerou uma importante quebra de paradigmas que trazem a possibilidade de repensar como os museus podem ampliar sua relação com seus públicos e com a arte ali apresentada.
Aula 5 – 14.10.2024
Uma nova museologia para uma nova ética
Debates sobre a relação dos museus e o colonialismo tem estimulado as instituições a repensarem seu papel junto às comunidades com as quais interagem. Os museus, para que sigam orgânicos e com papel social relevante, devem rever a maneira como operam conceitual e ideologicamente com seus acervos. Esses, entendidos como legados, mas também como ônus do passado, devem ser problematizados para que novas formas de se praticar a museologia se tornem aliadas das comunidades nas suas formas positivas de identificação e autoimagem.
Marilúcia Bottallo é doutora em Ciências da Informação, mestre em Artes e historiadora pela mesma instituição, Universidade de São Paulo (USP). Diretora Técnica do Instituto de Arte Contemporânea e coordenadora da Pós-Graduação em Museologia, Colecionismo e Curadoria do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Foi Museóloga do MAM/SP, Pinacoteca - SP, do National Museum of American Art/Smithsonian Institute, do MAE/USP e coordenou o Centro de Memória da Fundação Bunge. Membro do Comitê Internacional de Museus (ICOM) onde foi Diretora e membro do Conselho Consultivo.