Aula 1 - 10.6.21
Brasil, primeiras impressões
As primeiras representações sobre o Brasil. Artistas viajantes. Expedições científicas. Arte indígena. A primeira aula tratará das representações criadas sobre o Brasil na perspectiva dos artistas viajantes, de Frans Post a Maria Graham, discutindo o seu impacto sobre a formação de um imaginário nacional.
Aula 2 - 17.6.21
Da Missão Artística Francesa à geração de 1990
A Missão de 1816. Academias de arte. Pinturas de história. A geração de 1990. Alunos irão avançar sobre a formação da Academia Imperial de Belas Artes, buscando entender a lógica que organizou as academias de arte no século 19.
Aula 3 - 24.6.21
Modernismos I
Exposição Universal de Turim. A Semana de Arte Moderna de 1922. A terceira aula versará sobre a pintura brasileira no início da era moderna, seu diálogo com a modernidade europeia e a tradição nacional. Será abordada a obra dos irmãos Timotheo da Costa, Carlos Chambelland, entre outros, além de uma leitura crítica acerca do modernismo da semana de 1922.
Aula 4 - 1.6.21
Modernismos II
Concretismo. Neoconcretismo. Tropicalismo. Arte popular. Serão investigados movimentos de arte brasileiros e sua relação com a tradição artística do país e movimentos artísticos internacionais.
Aula 5 - 8.7.21
Narrativas plurais na arte contemporânea
Arte afro-brasileira. Arte feminista. Narrativas plurais. A última aula terá como foco a virada narrativa na arte brasileira a partir de novas práticas curatoriais, museológicas e historiográficas informadas por uma literatura decolonial.
Kleber Amancio é professor de história, teoria, crítica e curadoria de arte do Centro de Cultura, Linguagem e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do mestrado profissional em história da África, da diáspora e dos povos indígenas pela mesma instituição. Doutor em história social pela Universidade de São Paulo (USP) e visiting researcher na Universidade de Harvard. Pesquisador da linha escravidão e invenção da liberdade na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do grupo de pesquisa Nós e os outros, na UFRB.