MASP

Novos capítulos da arte brasileira

Horário
19h-21h
Duração do Módulo
ONLINE
10, 17, 24.6 e 1, 8.7.2021
QUINTAS
(5 aulas)
Investimento
Público geral
5x R$ 48,00
Amigo MASP
5x R$ 40,80
*valores parcelados no cartão de crédito
Professores
Kleber Amancio
O curso tenciona abordar a arte nacional por um caminho incomum. Nele, será investigada a construção das narrativas canônicas – que, formatadas ao longo do tempo, definiram quais obras, artistas e conceitos deveriam perdurar e, por conseguinte, quais não deveriam –, a partir da sua provincialização. Essas narrativas, de certo, não são neutras; representam e informam aspectos importantes para aqueles que as gestaram.

O curso pretende promover, portanto, uma leitura crítica das escolhas, das tomadas de decisão que levaram à tal conformação. Mais do que isso, o que elas representaram para a cultura do país e qual o seu impacto. Por outro lado, também será foco de interesse produzir e fomentar novas narrativas, prezando pela pluralidade, pelo acolhimento daquilo que foi silenciado, escondido e subalternizado. Esse ímpeto nasce de uma constatação sobre o presente e de uma tentativa de diálogo. Vive-se uma época sui generis; o alvorecer das práticas artísticas gestadas por agentes outrora subalternizados está profundamente articulado entre a ocupação de espaços (físicos, epistemológicos, estéticos, sensoriais) e uma fortuna crítica que teoriza sua produção. Torna-se necessário entender a arte nacional em outros termos, rumo a um novo (?) humanismo. 

IMPORTANTE
As aulas serão online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os alunos após a inscrição. 
 

Planos de aulas

Aula 1 - 10.6.21
Brasil, primeiras impressões

As primeiras representações sobre o Brasil. Artistas viajantes. Expedições científicas. Arte indígena. A primeira aula tratará das representações criadas sobre o Brasil na perspectiva dos artistas viajantes, de Frans Post a Maria Graham, discutindo o seu impacto sobre a formação de um imaginário nacional.  

Aula 2 - 17.6.21 
Da Missão Artística Francesa à geração de 1990

A Missão de 1816. Academias de arte. Pinturas de história. A geração de 1990. Alunos irão avançar sobre a formação da Academia Imperial de Belas Artes, buscando entender a lógica que organizou as academias de arte no século 19. 

Aula 3 - 24.6.21
Modernismos I 

Exposição Universal de Turim. A Semana de Arte Moderna de 1922. A terceira aula versará sobre a pintura brasileira no início da era moderna, seu diálogo com a modernidade europeia e a tradição nacional. Será abordada a obra dos irmãos Timotheo da Costa, Carlos Chambelland, entre outros, além de uma leitura crítica acerca do modernismo da semana de 1922.

Aula 4 - 1.6.21
Modernismos II 

Concretismo. Neoconcretismo. Tropicalismo. Arte popular. Serão investigados movimentos de arte brasileiros e sua relação com a tradição artística do país e movimentos artísticos internacionais. 

Aula 5 - 8.7.21
Narrativas plurais na arte contemporânea

Arte afro-brasileira. Arte feminista. Narrativas plurais. A última aula terá como foco a virada narrativa na arte brasileira a partir de novas práticas curatoriais, museológicas e historiográficas informadas por uma literatura decolonial. 
 

Coordenação

Kleber Amancio é professor de história, teoria, crítica e curadoria de arte do Centro de Cultura, Linguagem e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do mestrado profissional em história da África, da diáspora e dos povos indígenas pela mesma instituição. Doutor em história social pela Universidade de São Paulo (USP) e visiting researcher na Universidade de Harvard. Pesquisador da linha escravidão e invenção da liberdade na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do grupo de pesquisa Nós e os outros, na UFRB.

Conferencistas