MASP
logo-MASP
  • Ingressos
  • Masp Escola
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN

O que é arte afro-brasileira? Os múltiplos sentidos de uma arte de muitos nomes

Horário
19h00 às 22h00
Duração do Módulo
6 a 9.3.2018
Ter a Sex
19H às 22H
Investimento

5x R$ 64,00*
AMIGO MASP
5x R$ 57,60*

*O parcelamento em 5x só pode ser feito no cartão de crédito.

Coordenação

Hélio Menezes

INSCRIÇÕES ESGOTADAS
Compartilhe

O curso propõe uma reflexão sobre a noção de arte afro-brasileira, fornecendo um panorama histórico-antropológico sobre a construção do conceito, seus significados, interpretações e dissensos. Para tanto, serão discutidos os principais autores e estudos dedicados à questão, as exposições e os museus emblemáticos ao redor do tema. Também serão analisados a produção de alguns artistas-chave da área como meios privilegiados de acesso às disputas conceituais e políticas que constituem este debate. 

Arte negra, afrodescendente, diaspórica, naïf, afro-orientada, popular, preta: se são muitos os seus nomes, também numerosos são os entendimentos – e os desentendimentos – sobre o seu sentido. Afinal, quando se faz ou se fala em arte afro-brasileira, do que se está falando e o que se está fazendo? Quando uma exposição, museu, artista ou obra são identificados pelo termo, que critérios são por eles acionados – e, por fim, também criados?

Planos de aulas

Aula 1 – 06.3
Definindo termos: uma aproximação antropológica às artes plásticas afro-brasileiras 

Apresentação do curso. Existe uma história da arte afro-brasileira? O dito e os não-ditos nos estudos críticos e teóricos dedicados ao tema - de fins do século 19 ao começo do século 21.

Aula 2 – 07.3
Exposições e museus de arte afro-brasileira (parte I)  

Como curadores, exposições e museus vêm definindo arte afro-brasileira?  O afro-brasileiro como popular: fundamentos e enganos. Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra. Pierre Verger e a fundação do Museu Afro-Brasileiro (Salvador).

Aula 3 – 08.3
Exposições e museus de arte afro-brasileira (parte II)

Emanoel Araújo e o Museu Afro Brasil (São Paulo). Um olhar sobre a polifonia contemporânea: que momento é esse de valorização e visibilidade da arte afro-brasileira?

Aula 4 – 09.3
Arte contemporânea afro-brasileira

Quem são e o que fazem os artistas afro-brasileiros contemporâneos? Revisão do passado e crítica do presente: arte, ativismo e reescrita da história.

Coordenação

Hélio Menezes é graduado em Relações Internacionais e Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da mesma universidade, é autor da dissertação “Entre o visível e o oculto: a construção do conceito de arte afro-brasileira”. Atua também como pesquisador do Núcleo de Estudos dos Marcadores Sociais da Diferença (NUMAS) e do Núcleo Etno-história. É curador convidado da exposição Histórias Afro-Atlânticas, organizada pelo MASP e Instituto Tomie Ohtake para junho de 2018.

Conferencistas

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP