Aula 1 – 22.05.2025 | A invenção dos museus: o desejo de colecionar e o mundo
Nesta aula, abordaremos a origem dos museus e sua relação com o desejo humano de colecionar e preservar objetos culturais. Através de exemplos nacionais e internacionais, discutiremos como essas instituições moldam a percepção do público sobre a arte e a história.
Aula 2 – 29.05.2025 | Processos curatoriais (coletar, identificar e difundir) e os museus espetáculos.
Exploraremos os principais processos curatoriais envolvidos na seleção, organização e apresentação de coleções. Também discutiremos o conceito de "museus espetáculo" e os impactos desse modelo na forma como a arte é percebida e consumida.
Aula 3 – 05.06.2025 | Modos de exibir, discursos e dispositivos
Analisaremos os diferentes modos de exibir coleções e objetos culturais em museus e galerias, compreendendo os discursos curatoriais e os dispositivos (luz, temperatura, suportes textuais, mobiliário etc.) utilizados na construção de narrativas expositivas.
Aula 4 – 12.06.2025 | Práticas curatoriais a curadoria para além do hegemônico
Encerramos o curso discutindo as práticas curatoriais que desafiam as narrativas hegemônicas, promovendo uma abordagem inclusiva e diversa na curadoria de exposições. A partir de exemplos de espaços museológicos, nacionais e internacionais, tais como as bienais e as programações anuais do MASP.
Alecsandra Matias de Oliveira é pós-doutora em Artes Visuais, com formação pela ECA-USP e UNESP. Historiadora de origem, atua como crítica de arte, curadora independente e professora no CELACC (ECA-USP), além de integrar o Centro Mário Schenberg de Documentação e Pesquisa em Artes. Membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), colabora com veículos como o Jornal da USP e a Revista DasArtes. É editora de Arte/História da Revista Arte & Crítica e autora dos livros Schenberg: Crítica e Criação (EDUSP, 2011) e Memória da Resistência (MCSP, 2022).