Aula 1 – 24.5.2021
Por uma história social da diáspora centro-africana no Brasil
Apresentação do programa, principais autores, perspectivas teóricas e balizas do curso. Será discutida a importância da História da África e suas diásporas para a necessária desfolclorização da cultura afro-brasileira, historicizando objetos e, principalmente, celebrando os agentes e as agências históricas de africanos e seus descendentes no Brasil.
Aula 2 – 26.5.2021
Uma introdução histórica às artes e gramáticas culturais dos povos da África Central ocidental
Nesta aula será traçado um breve panorama histórico-cultural das principais sociedades da África Central ocidental e sua importância fundamental na história da diáspora centro-africana no Brasil e nos processos de formação da chamada Modernidade Ocidental.
Aula 3 – 31.5.2021
As filosofias espirituais centro-africanas a partir da cosmovisão Bakongo
Tendo como referência principal o universo cosmológico elaborado pela filosofia Bakongo, buscaremos compreender como essa matriz de pensamento impactou as filosofias espirituais da diáspora africana no mundo Atlântico e especialmente nas tradições religiosas afro-brasileiras de matriz centro-africana.
Aula 4 – 2.6.2021
As escritas gráficas da África Central e seus desdobramentos no Brasil e no Caribe
Nesta aula serão apresentados os vários tipos de escrita gráfica dos povos da África Central ocidental, bem como seus usos e desdobramento simbólicos e históricos nas culturas materiais e nas artes desses povos. Também será discutida de que maneira essas formas de escrita foram recriadas por seus descendentes nas suas diásporas afro-americanas.
Aula 5 – 7.6.2021
“Preto-velho quanto canta tá rezando!” - Os pontos cantados e riscados do nganga Heitor dos Prazeres
A partir das discussões realizadas nas aulas anteriores, os alunos irão analisar de que maneira os valores filosóficos/espirituais, assim como os símbolos e códigos visuais e estéticos da diáspora centro-africana, se apresentam na pintura e na música de Heitor dos Prazeres.
Aula 6 – 9.6.2021
As espiritualidades e musicalidades do Brasil centro-africano nas poéticas visuais de Maria Auxiliadora da Silva e Eustáquio Neves
Assim como na aula anterior sobre Heitor do Prazeres, a última aula do curso tem como proposta analisar de que maneira Maria Auxiliadora e Eustáquio Neves incorporam e recriam em seus trabalhos, símbolos, objetos, escritas gráficas, musicalidades e outros fundamentos sagrados da diáspora centro-africana no Brasil.
Rafael Galante é historiador e etnomusicólogo. Mestre e doutorando em história social pela Universidade de São Paulo (USP). Em 2014, esteve como professor visitante do Departamento de Português e Espanhol na Universidade Smith College, em Massachusetts, Estados Unidos, e no segundo semestre de 2017, esteve como pesquisador visitante do Departamento de História na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, Moçambique. Já ministrou cursos sobre seus temas de pesquisa em diversas instituições culturais públicas e privadas, dentre elas o próprio MASP, a Fundação Ema Klabin, o Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP, a Associação Cachuera! e o Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Realizou pesquisas sobre musicalidades e filosofias espirituais em comunidades quilombolas no Brasil e em Cuba. Junto a músicos e comunidades tradicionais de Moçambique, desenvolveu uma investigação sobre a presença cultural africana nos processos históricos de formação das culturas musicais e identidades afro-diaspóricas no âmbito do espaço Atlântico.