Aula 1 – 1.9.2020
Breve panorama da performance afro-brasileira nas artes visuais
Estudo de performance de artistas pretos da década de 1960 até os dias atuais. Antecedentes experimentais do tropicalismo nas intervenções Modo de Volar, de Edinízio Primo; a Art Brut e a performance da existência de Arthur Bispo do Rosário; o corpo terreiro de Inaicyra Falcão; o corpo negro e estereótipos na performance de Luiz de Abreu; os rituais de cura de Ayrson Heráclito; a arte e o ativismo preto de Michelle Mattiuzzi e a estética macumbeira, de Castiel.
Aula 2 – 8.9.2020
Corpo, dispositivo e subjetivações nas poéticas de performances afro-brasileiras
A fotografia e o audiovisual como táticas de produção de poéticas pretas da performance, através do prolongamento do tempo e do espaço no corpo-imagem.
Aula 3 – 15.9.2020
Religiosidade, memória e território nas poéticas de performances afro-brasileiras
Estudo de poéticas de performances que inscrevem as religiosidades afro-brasileiras e seus rituais (a Ebó Arte), memórias e pertencimentos como sistema referencial.
Aula 4 – 22.9.2020
Acervos e curadorias de performances afro-brasileiras
Estudo da curadoria da exposição Negros Indícios e de obras de performance preta em acervos de museus e instituições culturais no Brasil.
Aula 5 – 29.9.2020
Ativismo, militância e performance afro-brasileira na atualidade
Estudo de performances pretas como tática de intervenção política na cena artística brasileira. Poéticas individuais e coletivas que problematizam o debate das questões raciais e de gênero, tais como o racismo, a violência e a desigualdade social.
Ayrson Heráclito é artista visual e curador, doutorando em comunicação e semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professor do curso de artes visuais do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Suas obras transitam pela instalação, performance, fotografia e audiovisual, lidando com frequência com elementos da cultura afro-brasileira, muitas delas, premiadas e vistas em individuais na Bahia e em festivais e bienais internacionais. Recentemente foi premiado pelo Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil com residência artística na Raw Material, em Dakar, Senegal.