MASP

Poéticas da performance afro-brasileira

Horário
19h-21h
Duração do Módulo
ONLINE
1, 8, 15, 22, 29.9.2020
TERÇAS
(5 aulas)
Investimento
Público geral
5x R$ 48,00
Amigo MASP
5x R$ 40,80
*valores parcelados no cartão de crédito
Professores
Ayrson Heráclito 
O curso apresenta um panorama sobre a história da arte da performance no Brasil, discussões sobre os conceitos referentes a arte afro-brasileira e os desafios das instituições museais em absorver, em seus acervos, obras de performances. Legitimação, memória e identidade irão motivar o debate sobre os cruzamentos conceituais entre performance e a questão da negritude no Brasil. Também será discutida a utilização do vídeo e da fotografia como tática de alargamento do espaço temporal na performance.

IMPORTANTE
As aulas serão online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os alunos após a inscrição. 

Planos de aulas

Aula 1 – 1.9.2020 
Breve panorama da performance afro-brasileira nas artes visuais

Estudo de performance de artistas pretos da década de 1960 até os dias atuais. Antecedentes experimentais do tropicalismo nas intervenções Modo de Volar, de Edinízio Primo; a Art Brut e a performance da existência de Arthur Bispo do Rosário; o corpo terreiro de Inaicyra Falcão; o corpo negro e estereótipos na performance de Luiz de Abreu; os rituais de cura de Ayrson Heráclito; a arte e o ativismo preto de Michelle Mattiuzzi e a estética macumbeira, de Castiel. 

Aula 2 – 8.9.2020 
Corpo, dispositivo e subjetivações nas poéticas de performances afro-brasileiras

A fotografia e o audiovisual como táticas de produção de poéticas pretas da performance, através do prolongamento do tempo e do espaço no corpo-imagem. 

Aula 3 – 15.9.2020 
Religiosidade, memória e território nas poéticas de performances afro-brasileiras

Estudo de poéticas de performances que inscrevem as religiosidades afro-brasileiras e seus rituais (a Ebó Arte), memórias e pertencimentos como sistema referencial.   

Aula 4 – 22.9.2020 
Acervos e curadorias de performances afro-brasileiras

Estudo da curadoria da exposição Negros Indícios e de obras de performance preta em acervos de museus e instituições culturais no Brasil.  

Aula 5 – 29.9.2020 
Ativismo, militância e performance afro-brasileira na atualidade

Estudo de performances pretas como tática de intervenção política na cena artística brasileira. Poéticas individuais e coletivas que problematizam o debate das questões raciais e de gênero, tais como o racismo, a violência e a desigualdade social.
 

Coordenação

Ayrson Heráclito é artista visual e curador, doutorando em comunicação e semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professor do curso de artes visuais do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Suas obras transitam pela instalação, performance, fotografia e audiovisual, lidando com frequência com elementos da cultura afro-brasileira, muitas delas, premiadas e vistas em individuais na Bahia e em festivais e bienais internacionais. Recentemente foi premiado pelo Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil com residência artística na Raw Material, em Dakar, Senegal.

Conferencistas