MASP

Uma breve história da arte moderna: mulheres artistas

Horário
19H-21H
Duração do Módulo
29.1-1.2.2018
Segunda a quinta ,
Investimento
5 x R$ 64,00
Coordenação
Felipe Martinez
O curso pretende contar uma breve história da arte moderna internacional, tendo como foco narrativo a presença de mulheres artistas. Será dado destaque à produção das artistas no desenvolvimento dos movimentos impressionista, pós-impressionista, e algumas das vanguardas do início do século 20, como o cubismo e o construtivismo russo. Entre as artistas estudadas ao longo dos quatro encontros estarão Berthe Morisot, Mary Cassatt, Suzanne Valadon, Marie Laurencin, Julie Manet, Cecília Beaux, Käthe Kollwitz e Eva Gonzalèz. A última aula contará com uma visita à exposição permanente do acervo do MASP.

Planos de aulas

  • Aula 1 – 29.01
    Impressionismo O impressionismo como abertura para a arte fenomenológica. Será abordada a constituição do movimento impressionista a partir da primeira exposição do grupo, realizada em 1874 no ateliê do fotógrafo Nadar. O desenrolar do movimento será articulado com as carreiras e as obras das artistas Berthe Morisot, Mary Cassatt e Marie Bracquemond, e sua relação com outros artistas do período, como Edouard Manet e Pierre-Auguste Renoir.
  • Aula 2 – 30.01
    Pós-Impressionismo e seus desdobramentos Na sequência do impressionismo, o curso abordará o movimento pós-impressionista e seus desdobramentos dando destaque a produção de Suzanne Valadon e Marie Laurencin (com obras no acervo do MASP). Além das obras, analisaremos sua participação na "Société des Femmes Artistes Modernes", bem como sua relação com a poética e a carreira de outros artistas, como Edgar Degas e Toulouse-Lautrec. Também será visto como artistas americanas, como Cecília Beaux e Lilia Cabot Perry são nomes centrais no desenvolvimento do impressionismo nos EUA.
  • Aula 3 – 31.01
    Vanguardas do começo do século XX Na terceira aula, partindo da experiência de Laurencin no movimento cubista, veremos de que modo as vanguardas do início do século podem ser entendidas a partir da produção de artistas como Käthe Kollwitz e Liubov Popova, bem como sua relação com os movimentos artísticos a que se vincularam.
  • Aula 4 – 01.02
    Visita ao acervo do MASP Na última aula, está prevista uma visita à exposição Acervo em Transformação para analisar os períodos vistos ao longo das aulas.

Coordenação

Felipe Martinez é doutorando em História da Arte, pela UNICAMP, e atua como professor nos principais museus de São Paulo, como o MASP e o MAM. Defendeu dissertação de mestrado sobre os quadros de Vincent van Gogh presentes no acervo do MASP, onde também atuou como pesquisador. Participou de publicações acadêmicas sobre o período impressionista e pós-impressionista, colabora com a revista seLecT, e foi pesquisador visitante do Museu Van Gogh, em Amsterdã.

Conferencistas