MASP

Uma breve história da arte no Brasil

Horário
15h-17h
Duração do Módulo
17, 18, 19, 20 e 21.2.2020
SEG-SEX
5 aulas
Investimento

público geral
5x R$ 88,00*
amigo MASP
5x R$ 74,80*
*PARCELAMENTO APENAS EM CARTÃO DE CRÉDITO

Coordenação

Priscila Sacchettin

O curso pretende introduzir a diversidade das manifestações artísticas no Brasil por meio da apresentação e discussão das singularidades culturais e históricas das diferentes linguagens plásticas. As origens ameríndias são o ponto de partida de nosso roteiro, que incluirá ainda as artes do período colonial, a pintura no contexto da Academia Imperial de Belas Artes, passando pelo projeto modernista ligado à Semana de 22 para enfim alcançar as práticas contemporâneas. A cada etapa de nosso itinerário, vamos refletir sobre os muitos olhares que fizeram e fazem do Brasil um imaginário em constante processo de reformulação. Os cinco encontros ao longo da semana almejam a formação de um olhar mais agudo e informado, desenvolvendo nos alunos as habilidades de apreciação e crítica.

Planos de aulas

Aula 1 – 17.2.2020
Manifestações visuais pré-cabralinas

Expressões estéticas indígenas e o debate arte/artefato. As culturas amazônicas. A tradição tupi-guarani. Pintura corporal, arte plumária, máscaras, tecelagem e cestaria. O olhar do colonizador.

Aula 2 – 18.2.2020
Séculos 16, 17 e 18

Primeiras edificações do período colonial.Barroco e rococó na arte religiosa e suas aclimatações.A obra escultórica de Aleijadinho. A arte africana aporta no Brasil.

Aula 3 – 19.2.2020
Século 19

Artistas viajantes e as representações do Brasil pelo olhar estrangeiro. A transferência da corte portuguesa para o Rio de Janeiro e a fundação da Academia Imperial de Belas Artes. A estética neoclássica nos trópicos: atritos e adequações. 

Aula 4 – 20.2.2020
Século 20

Antecedentes da Semana de 1922. A Semana de Arte Moderna e a formação de um novo olhar retrospectivo. O projeto de identidade nacional do modernismo. O debate figuração/abstração e as novas instituições artísticas nos anos 1940-1950. Vertentes construtivas no Brasil.

Aula 5 – 21.02.2020
Século 21

Inícios e desdobramentos da linguagem conceitual. Corpo, performance e participação. Aspectos da produção afro-brasileira contemporânea. Arte e tecnologia.

Coordenação

Priscila Sacchettin é pós-doutoranda no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP) e professora na Escola da Cidade Faculdade de Arquitetura. Doutora em história da arte pela Unicamp, possui graduação e mestrado em filosofia pela USP. Curadora das exposições Gilvan Samico: primeiras estórias (Centro Universitário Maria Antonia-USP, 2012) e Contemporary Brazilian Printmaking (International Print Center New York, 2014). Colunista no blog do Correio IMS (Instituto Moreira Salles), com a seção Cartas na Pintura, voltada para a divulgação da história da arte. Foi assistente de curadoria de artes visuais no Instituto Moreira Salles (IMS) e redatora da Enciclopédia de Artes Visuais do Itaú Cultural. 

Conferencistas