MASP
logo-MASP
  • Ingressos
  • Masp Escola
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN

Uma breve história da arte no Brasil

Horário
15h-17h
Duração do Módulo
17, 18, 19, 20 e 21.2.2020
SEG-SEX
5 aulas
Investimento

público geral
5x R$ 88,00*
amigo MASP
5x R$ 74,80*
*PARCELAMENTO APENAS EM CARTÃO DE CRÉDITO

Coordenação

Priscila Sacchettin

Inscreva-se
Compartilhe
Solicitação de bolsas para professores * * Apenas rede pública

O curso pretende introduzir a diversidade das manifestações artísticas no Brasil por meio da apresentação e discussão das singularidades culturais e históricas das diferentes linguagens plásticas. As origens ameríndias são o ponto de partida de nosso roteiro, que incluirá ainda as artes do período colonial, a pintura no contexto da Academia Imperial de Belas Artes, passando pelo projeto modernista ligado à Semana de 22 para enfim alcançar as práticas contemporâneas. A cada etapa de nosso itinerário, vamos refletir sobre os muitos olhares que fizeram e fazem do Brasil um imaginário em constante processo de reformulação. Os cinco encontros ao longo da semana almejam a formação de um olhar mais agudo e informado, desenvolvendo nos alunos as habilidades de apreciação e crítica.

Planos de aulas

Aula 1 – 17.2.2020
Manifestações visuais pré-cabralinas

Expressões estéticas indígenas e o debate arte/artefato. As culturas amazônicas. A tradição tupi-guarani. Pintura corporal, arte plumária, máscaras, tecelagem e cestaria. O olhar do colonizador.

Aula 2 – 18.2.2020
Séculos 16, 17 e 18

Primeiras edificações do período colonial.Barroco e rococó na arte religiosa e suas aclimatações.A obra escultórica de Aleijadinho. A arte africana aporta no Brasil.

Aula 3 – 19.2.2020
Século 19

Artistas viajantes e as representações do Brasil pelo olhar estrangeiro. A transferência da corte portuguesa para o Rio de Janeiro e a fundação da Academia Imperial de Belas Artes. A estética neoclássica nos trópicos: atritos e adequações. 

Aula 4 – 20.2.2020
Século 20

Antecedentes da Semana de 1922. A Semana de Arte Moderna e a formação de um novo olhar retrospectivo. O projeto de identidade nacional do modernismo. O debate figuração/abstração e as novas instituições artísticas nos anos 1940-1950. Vertentes construtivas no Brasil.

Aula 5 – 21.02.2020
Século 21

Inícios e desdobramentos da linguagem conceitual. Corpo, performance e participação. Aspectos da produção afro-brasileira contemporânea. Arte e tecnologia.

Coordenação

Priscila Sacchettin é pós-doutoranda no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP) e professora na Escola da Cidade Faculdade de Arquitetura. Doutora em história da arte pela Unicamp, possui graduação e mestrado em filosofia pela USP. Curadora das exposições Gilvan Samico: primeiras estórias (Centro Universitário Maria Antonia-USP, 2012) e Contemporary Brazilian Printmaking (International Print Center New York, 2014). Colunista no blog do Correio IMS (Instituto Moreira Salles), com a seção Cartas na Pintura, voltada para a divulgação da história da arte. Foi assistente de curadoria de artes visuais no Instituto Moreira Salles (IMS) e redatora da Enciclopédia de Artes Visuais do Itaú Cultural. 

Conferencistas

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP