MASP

MASP
PROFESSORES


O MASP Professores é um programa de encontros sobre arte, educação e esfera pública, voltado para a formação de educadores e interessados em geral. Cada edição procura aprofundar os temas propostos pelos ciclos expositivos do museu, tendo em vista os debates do campo pedagógico. As atividades são gratuitas, e acontecem em três sábados por semestre, online ou presencialmente, com as palestras de pessoas convidadas sempre disponibilizadas no canal do MASP no YouTube.

Em 2024, os encontros do MASP Professores são vinculados ao ciclo Histórias da diversidade LGBTQIA+ e o seu objetivo é proporcionar o diálogo de profissionais da educação com artistas, curadores, intelectuais, professores e ativistas LGBTQIA+. Além das palestras e conferências, também faremos ao longo do ano um laboratório de práticas de mediação, com o objetivo de instrumentalizar o público do programa em suas visitas em grupo ao MASP e em suas ações didáticas/de mediação na sala de aula ou outros contextos educacionais.


As datas e temas dos encontros são:

16.3. A escola é um lugar seguro? (presencial)

18.5. Sociabilidade e pertencimento (online)

22.6. Entre medos, amores e afetos (presencial)

17.8. Família, famílias (online)

19.10. Corpo, alma e espiritualidades (online)

23.11. Propostas LGBTQIA+ para o futuro (presencial)


Para mais informações, escreva para professores@masp.org.br

Rafael Matheus Moreira, Trava na beleza-safira, 2021. Acervo MASP, doação Margareth Telles, no contexto da exposição Histórias brasileiras, 2022-23. Fotografia: Jaime Acioli.

Sociabilidade e pertencimento

18.5.2024 SÁBADO 10H30 – 17H ONLINE

O segundo encontro do programa MASP Professores de 2024, que será realizado online em 18.5.2024, será uma reflexão sobre a importância dos vínculos de sociabilidade para a construção da identidade e para a segurança de pessoas LGBTQIA+. A ideia de pertencer a um grupo, a uma comunidade, é o que fortalece a consciência de si e a busca por lugares, relações e condições que garantam o bem-estar. 

 

Desconhecida (Artista inglesa), Amostra de pontos de bordado “trabalho de lã de Berlim”, século 19. Acervo MASP, compra no contexto da exposição Histórias das mulheres, histórias feministas,

Entre medos, amores e afetos

22.6.2024 SÁBADO 10H30 – 17H30 PRESENCIAL

Em 2024, os encontros do MASP Professores são vinculados ao ciclo Histórias da diversidade LGBTQIA+ e o seu objetivo é proporcionar o diálogo de profissionais da educação com artistas, curadores, intelectuais, professores e ativistas LGBTQIA+. O terceiro encontro do programa, que será presencial em 22.6.2024, vai ser dedicado a sentimentos que são vividos de maneira muito central na construção das identidades de pessoas LGBTQIA+: os medos, os amores e os afetos.