MASP

Uma breve história da arte contemporânea no Brasil

7-28.11.2020 | ONLINE
15h-17h
Voltado para a formação de educadores, o MASP Professores acontecerá temporariamente como um curso e foi adaptado para o formato digital, mantendo sua gratuidade. Neste módulo, será abordada uma breve história da arte contemporânea no Brasil, com ênfase no acervo do MASP e tendo em vista os debates do campo pedagógico. Com três aulas teóricas e uma conferência que se concentrará em práticas didáticas, o curso pretende introduzir temas ligados às manifestações artísticas do Brasil por meio de obras e de trajetórias de artistas brasileiros. Nas aulas, serão abordadas práticas de experimentação, intervenção pública e performance, além dos movimentos concretos e neo-concretos, com artistas como Hélio Oiticica e Lygia Clark, a chamada nova figuração, com artistas como Claudio Tozzi e Anna Maria Maiolino, até produções mais recentes em que se questiona o cânone a partir da atuação de artistas negros, LGBTQ+ e indígenas, com artistas como Rosana Paulino. 

Aulas 
com Luciara Ribeiro
7, 14 e 21.11.2020 
15h-17h

Conferência
com Valquíria Prates
28.11 
15h-17h30

Curso gratuito e online, por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os alunos após a inscrição. Após o encerramento, aqueles que obtiverem 75% de frequência receberão um certificado de conclusão em formato digital. Professores da rede pública e privada podem participar. As vagas e inscrições são limitadas, inscreva-se aqui


 
Convidados
Palestras: Luciara Ribeiro
Conferência: Valquíria Prates

Participantes

Luciara Ribeiro é curadora, educadora e pesquisadora. Mestre em história da arte pela Universidade de Salamanca (USAL, Espanha, 2018) com bolsa da Fundación Carolina, e pelo Programa de Pós-Graduação em história da arte da Universidade Federal de São Paulo (PPGHA-UNIFESP) com bolsa CAPES. É graduada em história da arte pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, 2014), com intercâmbio na Universidade de Salamanca (USAL, Espanha, 2012). Possui técnico em museologia pela Escola Técnica Estadual de São Paulo (ETEC, 2015). Trabalhou na equipe educativa da Fundação Bienal de São Paulo (2010 e 2011), no Museu Afro Brasil, entre outras instituições. Foi bolsista FAPESP no projeto de digitalização, organização, disponibilização na base de dados de material audiovisual e de pesquisa em Moçambique. Participou de Residência artística em Patrimônio Material do projeto Avizinhações São Paulo - Maputo, contemplado pelo Edital Conexões-Intercâmbios do Ministério da Cultura (MINC, 2015). Temas de interesse: antropologia da arte, ativismo curatorial, exposição e comercialização das artes, sociologia da arte, gestão cultural, políticas culturais, identidade nacional, fotografia, arte contemporânea, diversidade cultural.

Valquíria Prates é educadora, curadora, escritora. Mestre em educação, é graduada em letras pela Universidade de São Paulo, onde pesquisou temas das áreas de mediação das artes, arte contemporânea, público de arte, recepção estética e aprendizagem em instituições culturais e literatura infantil e juvenil. Atualmente, desenvolve pesquisa de doutorado na UNESP, com orientação da professora Rejane Coutinho, na área de arte e educação: “Como fazer junto: processos de criação coletivos em arte e educação”. Em 2006, fundou a Quadrado Projetos Culturais, que desenvolve, implanta e avalia programas públicos de educação e formação, acessibilidade, publicações, exposições, projetos pedagógicos e artísticos com foco nas linguagens e manifestações contemporâneas das artes e da literatura. Desde então, realizou projetos, curadorias, publicações e ações formadoras em parceria com instituições como: Fundação Bienal de São Paulo, Instituto Inhotim e Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.