MASP

Mulheres nas artes: corpo, voz e criação

23.11
sábado
10H - 18H

A edição de novembro, intitulada Mulheres nas artes: corpo, voz e criação, encerra a programação das histórias das mulheres, histórias feministas, principal eixo temático abordado ao longo de 2019 no MASP Professores. Neste encontro, serão discutidas as atuações de mulheres em diferentes linguagens artísticas, para além das artes visuais. Na parte da manhã, trataremos da expressão criativa das mulheres através do teatro, da dança e da música. Já a conferência da tarde abordará temas relacionados à expressão delas na literatura, tanto a partir da escrita quanto da leitura. Espera-se que as discussões apontem horizontes possíveis para a abordagem destas diferentes linguagens artísticas em espaços educativos, considerando a atuação e a potência criativa das mulheres.

Convidadas: 
Palestras matinais: Dodi Leal e Janette Santiago, com mediação de Kaloni Scharnovski.
Conferência da tarde: Cidinha da Silva, com mediação de representante do Coletivo Leia Mulheres.

Cronograma do encontro:
8H45 - 10H: credenciamento de inscritos
10H - 12H30: palestras matinais
12H30 - 14H: horário de almoço + horário de livre visitação às exposições
14H - 15H45: conferências da tarde
15H45 - 16H15: café e confraternização
16H15 - às 18H: horário de livre visitação às exposições
*Todxs xs participantes ganharão ingresso gratuito para visitar as exposições do museu até o final do dia

Público: professorxs, educadorxs e interessados em geral
 
Atividade gratuita


Convidados
Palestras matinais: Dodi Leal e Janette Santiago, com mediação de Kaloni Scharnovski.
Conferência da tarde: Cidinha da Silva, com mediação de representante do Coletivo Leia Mulheres.

PROGRAMA

Palestra 1 - Gênero, espécie e os limites do humanismo nas Artes Cênicas
Na palestra, serão apresentados questionamentos sobre as configurações do corpo em cena e suas conexões indissociáveis com a performance do cotidiano. A comunicação tratará das estratégias artísticas e pedagógicas dos corpos trans latino-americanos considerando a interseccionalidade entre gênero e espécie como marcadores dos limites do humanismo e dos modos de existir, em cena e no cotidiano.
 
Por Dodi Leal, performer, artista-educadora e pesquisadora em Artes Cênicas.
 
Palestra 2 - A arte como pertencimento de si.
Na palestra, Janette Santiago fará uma síntese sobre a sua experiência como artista da dança e como a sua relação com o corpo a fez se reconhecer como mulher negra.  
 
Por Janette Santiago, artista e mãe.
Com mediação de Kaloni Scharnovski, cantora, professora e pesquisadora em música.

 
Conferência da tarde - Mulheres negras nos mercados editorial e livreiro do Brasil
Cidinha da Silva discutirá os espaços para as mulheres negras nos mercados editorial e livreiro do Brasil, rumo a um perfil mais bibliodiverso. Hoje há prateleiras nas livrarias dedicadas às autoras mulheres negras e o que observa-se é a pluralidade de subjetividades, uma mistura de textos de autoajuda, empoderamento, tutoriais de prosperidade preta, teoria fundamentada e teoria superficial e alguma literatura. Nesta conferência, a escritora abordará esses tópicos e algumas relações de quem corre por fora do circuito institucional (a exemplo dos saraus, slans, literatura negra, livros artesanais, zines, editoras independentes) com as armadilhas, fascínios e estratégias dos mercados editorial e livreiro. 
 
Por Cidinha da Silva, autora de 17 livros de literatura, entre eles, Um Exu em Nova York, premiado pela Biblioteca Nacional em 2019.
Com mediação de Juliana Leuenroth, do Coletivo Leia Mulheres.

Vídeos

Participantes

Dodi Leal é Licenciada em Artes Cênicas pela ECA/USP (2012) e Doutora em Psicologia Social pelo IP/USP (2018). Foi artista-educadora de teatro e coordenadora de pesquisa-ação do Piá (Programa de Iniciação Artística) da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (2013-2016). Desde 2018 é Professora do Centro de Formação em Artes (CFA) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) onde leciona no curso de graduação em Artes do Corpo em Cena e é coordenadora da Pós-graduação Especialização em Dramaturgias Expandidas do Corpo e dos Saberes Populares.

Kaloni Scharnovski é cantora, educadora musical e arte-educadora. Licenciada em Música pela UFG, também realizou cursos de aperfeiçoamento na USP e UNESP. Foi contemplada com uma bolsa de estudos na Universidade do Minho (Portugal). Ministrou workshops de canto e participou de apresentações musicais no México e nos Estados Unidos. Reside em São Paulo desde 2013, onde desenvolve pesquisas e trabalhos no campo educacional da música e das artes.

Juliana Leuenroth é jornalista formada pela PUC-SP, livreira e estudante de Letras Português/Alemão pela USP. É uma das coordenadoras do Projeto Leia Mulheres, que tem mais de 120 clubes de leitura e cidades de todo o Brasil. Também é mediadora do clube Leia Mulheres de São Paulo.

Janette Santiago é artista da dança, atriz, orientadora corporal e mãe. Foi professora no programa de formação em dança e em cursos livres na Escola de Dança de São Paulo e no projeto Fábricas de cultura. Ministra vivências de dança Afro e é professora regular de dança na Sala Crisantempo. Há 18 anos faz parte da Cia. Infantil Imago, onde atua como manipuladora de bonecos e dubladora.

Cidinha da Silva nasceu em Belo Horizonte, em 1967, onde se graduou em História, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Transferiu-se em seguida para São Paulo, com brilhante atuação no GELEDÉS - Instituto da Mulher Negra, organização não-governamental que chegou a presidir. A escritora possui forte engajamento com a causa negra e com questões ligadas às relações de gênero.