MASP
logo-MASP
  • Ingressos
  • Acervo
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN
collection-item-img
collection-item-img
icon-a-track icon-a-track
voltar
btn-back

Aldo Bonadei

Confronto, 1961

  • Autor:
    Aldo Bonadei
  • Dados biográficos:
    São Paulo, Brasil, 1906-São Paulo, Brasil ,1974
  • Título:
    Confronto
  • Data da obra:
    1961
  • Técnica:
    Óleo sobre tela
  • Dimensões:
    32 x 77 cm
  • Aquisição:
    Comodato MASP B3 – BRASIL, BOLSA, BALCÃO, em homenagem aos ex-conselheiros da BM&F e BOVESPA
  • Designação:
    Pintura
  • Número de inventário:
    C.01191
  • Créditos da fotografia:
    MASP
COMPARTILHE

TEXTOS



Um dos temas principais na obra de Aldo Bonadei (1906-1974) são os conjuntos de edifícios, especialmente os do bairro do Bixiga, São Paulo, onde por décadas o artista manteve residência e ateliê. Tendo recebido influências da obra de Paul Cézanne (1839-1906) — na paleta de cor e na composição — e do cubismo — na geometrização da paisagem —, Bonadei é considerado um dos pioneiros da arte abstrata no Brasil. Suas paisagens urbanas foram progressivamente regidas pelas tensões internas à própria composição, como na obra Confronto (1961), em que mal se percebe a alusão aos elementos arquitetônicos e aos blocos de edifícios — pode-se ver, com esforço, duas janelas estilizadas ao centro, em verde, circundadas por um quadrado amarelo irregular. O pintor parte de um motivo frequente na arte brasileira no século 20, os casarios; todavia, o espaço pictórico se organiza por meio de retalhos de cor em planos justapostos, coloridos como um caleidoscópio, em obediência a uma lógica abstrata. Esses blocos cromáticos contíguos buscam traduzir os volumes e os ritmos da cidade. A pintura de Bonadei desta fase busca revelar a tensão entre a organização racional do espaço e o caos dos movimentos e das cores dessa paisagem. O confronto, título da pintura, pode ser articulado aqui em múltiplos sentidos: entre a rigidez da geometria e a velocidade dos fluxos urbanos, ou entre a observação do mundo e as condições formais internas da pintura.

— Guilherme Giufrida, assistente curatorial, MASP, 2018

Fonte: Adriano Pedrosa, Guilherme Giufrida, Olivia Ardui (orgs.), Da Bolsa ao Museu – comodato MASP B3: arte no Brasil, séculos 19 e 20, São Paulo: MASP, 2018.



Trabalhos
Relacionados

Pesquise
no Acervo

Filtre sua busca

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP