MASP
logo-MASP
  • Ingressos
  • Acervo
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN
collection-item-img
collection-item-img
icon-a-track icon-a-track
voltar
btn-back

Honoré Daumier

Emigrantes, Circa 1855

  • Autor:
    Honoré Daumier
  • Dados biográficos:
    Marselha, França, 1808-Valmondois, França ,1879
  • Título:
    Emigrantes
  • Data da obra:
    Circa 1855
  • Técnica:
    Gesso em baixo-relevo
  • Dimensões:
    37 x 77 x 9,5 cm
  • Aquisição:
    Doação Georges Wildenstein, 1958
  • Designação:
    Escultura
  • Número de inventário:
    MASP.00072
  • Créditos da fotografia:
    João Musa
COMPARTILHE

TEXTOS



Os temas dos emigrantes e dos fugitivos são recorrentes na obra de Daumier, que os tratou a partir de 1848 em diversos suportes, sempre com efeitos extremamente dramáticos de modelado e claro-escuro, que tendem a confundir cada figura em ondas sucessivas de massas em deslocamento. Um desenho com essa composição encontrava-se, em 1958, na coleção Claude Roger-Marx, em Paris (Lassaigne, fig. 112). Sabe-se que o artista modelou duas versões de Os Emigrantes, uma em cera e outra em terracota, tendo essa última ficado em posse de seu amigo, o escultor Victor Geffroy-Dechaume. Antes da morte do artista, Geffroy-Dechaume fez uma versão em gesso de cada uma delas e, após sua morte, foram tirados cinco gessos da segunda versão. Sucessivamente, a fundição Clémenti realizou duas edições em bronze, enquanto cinco outras foram feitas por Siot Decauville e ainda sete por Georges Rudier, sempre a partir desta segunda versão. Uma versão em bronze feita a partir do gesso de Geffroy-Dechaume foi colocada a venda na Sotheby’s de Nova York em 26 de maio de 1994 (lot. 83). Outras edições pertenceram às coleções Roger-Marx e Gerstenberg, em Berlim (Fuchs, n. 172b). Além disso, há um relevo em metal (32 x 71 cm), conservado em coleção particular, e dois relevos em bronze igualmente intitulados Os Emigrantes no Nationalmuseum de Estocolmo (inv. 2251) e na Ny Carlsen Gyptotek de Copenhague.

— Autoria desconhecida, 1998

Fonte: Luiz Marques (org.), Catálogo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo: MASP, 1998. (reedição, 2008).



Trabalhos
Relacionados

image-legend

Pesquise
no Acervo

Filtre sua busca

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP