MASP
logo-MASP
  • Ingressos
  • Acervo
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN
collection-item-img
collection-item-img
icon-a-track icon-a-track
voltar
btn-back

Ione Saldanha

Sem título, Sem data

  • Autor:
    Ione Saldanha
  • Dados biográficos:
    Alegrete, Rio Grande do Sul, Brasil, 1919 - Rio de Janeiro, Brasil, 2001
  • Título:
    Sem título
  • Data da obra:
    Sem data
  • Técnica:
    Têmpera sobre madeira
  • Dimensões:
    157 x 3 x 1,5 cm
  • Aquisição:
    Doação Almeida & Dale Galeria de Arte, 2021
  • Designação:
    Pintura
  • Número de inventário:
    MASP.11322
  • Créditos da fotografia:
    Eduardo Ortega
COMPARTILHE

TEXTOS



Saldanha tinha dotes de carpintaria, tendo produzido alguns de seus despojados móveis e molduras. Foi a partir de uma ripa usada para sua moldura que a artista criou, em 1967, a Ripa. Naquele ano, ela escreveu: “Um dia tive a vontade de eliminar chassis e telas, sair do retângulo. Só me interessavam as verticais de cores. E mais e sobretudo ficar com o mínimo: uma ripinha e uma ripinha encostada na parede, apoiada no chão, eliminando o rodapé”. Assim, a Ripa é uma pintura mínima e radical: se uma pintura é frequentemente composta por um chassi de madeira e um pedaço de tecido, a Ripa é uma única longa e delgada peça de madeira, sem tela, sem linho, lona ou pregos. Encostada na parede, ela também se torna um objeto, com sua existência no espaço, questionando, portanto, as distinções tradicionais entre pintura e escultura. O que a artista alcança é a autonomia da moldura, que se torna um suporte para a pintura, um objeto tridimensional pintado. A extrema simplicidade da Ripa não impediu que Saldanha desenvolvesse um excepcional e complexo trabalho de pintura, utilizando suas ricas, sutis e sedutoras variações e combinações de cores e pinceladas. ‘Pintei durante oito meses, cada dia uma Ripa, e fui enchendo a casa’. Fotos de época mostram a artista em seu ateliê cercada por uma multidão delas. O despojamento do suporte possibilita que as obras sejam remanejadas, com infinitas possibilidades de composição e ritmo.

— Adriano Pedrosa, diretor artístico, MASP, 2023

Fonte: Instagram @masp 28.01.2023



Trabalhos
Relacionados

image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend
image-legend

Pesquise
no Acervo

Filtre sua busca

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP