Em seus desenhos, o artista Joseca Yanomami representa personagens, cenas e paisagens do universo yanomami, tanto da vida cotidiana quanto relacionados a cantos e mitos xamânicos, tendo como referência seus sonhos, seu povo, suas histórias e seu território — a floresta. Em Urihi... [Os xamãs…], as figuras de três xamãs, associadas à legenda dada pelo autor, demonstram como é feito o trabalho de segurar a terra quando esta entra em caos. Os únicos elementos do desenho são os três homens, situados no centro da folha de papel, posicionados dentro de uma forma que remete ao chão de terra. O movimento dos corpos, algo bastante recorrente nas figuras de homens, mulheres, animais, plantas e espíritos representados nos desenhos de Joseca, sugere uma dança em que os braços levantados são como auxílios na sustentação do céu. Os adornos nos braços, com penas vermelhas de araras, e os dos lábios, o corte dos cabelos, a pintura corporal, a cor da pele e até mesmo as bermudas brancas indicam uma identidade compartilhada e o desempenhar de uma função semelhante entre eles. Os corpos yanomami, quando representados por Joseca em conjunto, comumente são destacados em suas semelhanças, reforçando assim, por meio de recursos formais, a unidade e a complementaridade entre os indivíduos de seu povo ou de uma determinada família/casa comum.
Em seus desenhos, o artista Joseca Yanomami representa personagens, cenas e paisagens do universo yanomami, tanto da vida cotidiana quanto relacionados a cantos e mitos xamânicos, tendo como referência seus sonhos, seu povo, suas histórias e seu território — a floresta. Em Urihi... [Os xamãs…], as figuras de três xamãs, associadas à legenda dada pelo autor, demonstram como é feito o trabalho de segurar a terra quando esta entra em caos. Os únicos elementos do desenho são os três homens, situados no centro da folha de papel, posicionados dentro de uma forma que remete ao chão de terra. O movimento dos corpos, algo bastante recorrente nas figuras de homens, mulheres, animais, plantas e espíritos representados nos desenhos de Joseca, sugere uma dança em que os braços levantados são como auxílios na sustentação do céu. Os adornos nos braços, com penas vermelhas de araras, e os dos lábios, o corte dos cabelos, a pintura corporal, a cor da pele e até mesmo as bermudas brancas indicam uma identidade compartilhada e o desempenhar de uma função semelhante entre eles. Os corpos yanomami, quando representados por Joseca em conjunto, comumente são destacados em suas semelhanças, reforçando assim, por meio de recursos formais, a unidade e a complementaridade entre os indivíduos de seu povo ou de uma determinada família/casa comum.
— David Ribeiro, assistente curatorial MASP, 2022